Versão para impressão, PDF e e-mail

Ecosocialist Bookshelf é uma coluna mensal, organizada por Ian Angus. Os livros aqui descritos poderão ser revisados ​​detalhadamente no futuro. A inclusão de um livro não implica endosso ou que a C&C concorde com tudo (ou mesmo com qualquer coisa!) que ele diz.


Mônica Zurowski
O VERÃO DO CANADÁ QUEIMADO
A temporada de incêndios florestais que chocou o mundo

Livros Greystone
Um retrato angustiante da temporada de incêndios florestais mais devastadora de todos os tempos no Canadá, cujos efeitos podem ser sentidos e vistos em todo o mundo. Em 2023, mais de 6.000 incêndios florestais devoraram mais de 15 milhões de hectares de floresta e dezenas de milhares de pessoas fugiram das suas casas, procurando abrigo em centros de evacuação em todo o país. Ontário e dezenas de estados americanos foram cobertos pela fumaça sufocante dos incêndios florestais, registrando a pior qualidade do ar do mundo durante vários dias. Um relato dramático e amplamente ilustrado do impacto das mudanças climáticas.

Helena Sheehan
ATÉ CAIR
Vida à distância à esquerda
Imprensa de revisão mensal
A maioria dos ocidentais vislumbrou à distância o desmembramento da União Soviética, mas alguns, como Helena Sheehan, experimentaram pessoalmente um mundo virado de cabeça para baixo. Na sua nova história autobiográfica vista de baixo, ela partilha o que testemunhou em primeira mão e de perto, à medida que as esperanças aumentavam pela glasnost e pela perestroika, apenas para serem varridas pelas amargas e brutais contra-revoluções que se seguiram. O enredo central do livro é o seu ativismo político à medida que ondas da história varriam a esquerda e a desafiavam de formas cada vez mais formidáveis.

Ashley Dawson
AMBIENTALISMO DE BAIXO
Como os movimentos populares globais estão liderando a luta pelo nosso planeta
Livros Haymarket
Um relato global dos movimentos ambientais de base na linha de frente da crise climática. A académica e activista Ashley Dawson constrói uma narrativa emocionante destes movimentos de insurgentes climáticos, desde organizações de solidariedade internacional como La Via Campesina e Shack Dwellers International até lutas locais na África do Sul, Colômbia, Índia, Nigéria e mais além. Baseando-se em tradições de longa data de luta anticolonial, o ambientalismo vindo de baixo é um modelo para um movimento popular pela justiça climática – um modelo que exige solidariedade.

Ed Conway
MUNDO MATERIAL
As seis matérias-primas que moldam a civilização moderna
Alfredo A Knopf
Uma perspectiva “do zero” sobre a história da civilização. Areia, sal, ferro, cobre, petróleo e lítio criaram impérios, arrasaram civilizações e alimentaram a nossa engenhosidade e ganância durante milhares de anos. Sem eles, nosso mundo moderno não existiria.

Brett Cristóvão
O PREÇO ESTÁ ERRADO
Por que o capitalismo não salvará o planeta
Verso
Por que o mundo não está se movendo para acabar com as emissões e acabar com os combustíveis fósseis? O problema não é que a transição para as energias renováveis ​​seja demasiado cara, mas sim que salvar o planeta não é suficientemente rentável. Brett Christopher argumenta que a economia global está a avançar demasiado lentamente em direcção à sustentabilidade porque o retorno do investimento verde é demasiado baixo. Ele argumenta que só podemos avançar retirando a energia do sector privado.

Marcos Stoll
LUCRO
Uma história ambiental
Livros políticos
Uma história de incrível engenhosidade e vilania que começa no palácio do Doge na Veneza medieval e termina com Jeff Bezos a bordo de sua própria nave espacial. O relato revolucionário de Mark Stoll coloca os factores ambientais no centro dos sucessos do capitalismo e revela a longa sombra das suas terríveis consequências.

Vijay Prashad
BALAS DE WASHINGTON
Uma história da CIA, golpes e assassinatos
Imprensa de revisão mensal
Embora se aplaudam como o grande defensor da democracia, os Estados Unidos, na realidade, são uma superpotência decidida a infiltrar-se em governos estrangeiros, a destruir culturas inteiras e a realizar intervenções militares assassinas em países em desenvolvimento em todo o mundo. O historiador e jornalista Vijay Prashad faz uma acusação contundente ao imperialismo norte-americano, desde o golpe de Estado no Irão, patrocinado pela CIA, em 1953, até à deposição de Evo Morales na Bolívia, no século XXI.

Steve Nichols
MUNDOS ALIENÍGENAS
Como os insetos conquistaram a Terra e por que seu destino determinará nosso futuro
Imprensa da Universidade de Princeton
Uma viagem lindamente ilustrada pela história e atividades do mais numeroso de todos os animais. A vida depende dos insectos, mas as populações globais destas abundantes criaturas estão actualmente sob ameaça, com graves consequências para todos nós. Combinando fotos espetaculares com textos científicos claros e informativos, Nichols entra no reino oculto dos insetos e revela por que o destino deles traz implicações profundas para o nosso.

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta