Imagem por rawpixel.com no Freepik

Ecosocialist Bookshelf é uma coluna mensal, hospedada por Ian Angus. Os livros descritos aqui podem ser revistos detalhadamente no futuro. A inclusão de um livro não implica endosso, ou que a C&C concorda com tudo (ou mesmo com qualquer coisa!) que esses livros dizem.


Kohei Saito
MARX NO ANTROPOCENO
Rumo à ideia do comunismo de decrescimento

Imprensa da Universidade de Cambridge, 2022
O autor de O ecossocialismo de Karl Marx se aprofunda nos cadernos inéditos de Marx e oferece uma interpretação controversa de seus pontos de vista sobre natureza, ecologia e crescimento econômico. As conclusões de Saito já estão sendo amplamente debatidas por estudiosos de esquerda. Não é uma leitura fácil, mas uma contribuição importante para o pensamento ecossocialista.

Deborah Barsky
PRÉ-HISTÓRIA HUMANA
Explorando o passado para entender o futuro
Imprensa da Universidade de Cambridge, 2023
Uma visão geral concisa da pré-história humana e o que ela pode nos dizer sobre a possibilidade de um futuro sustentável para toda a vida. Barsky oferece uma perspectiva evolutiva de longo prazo sobre a relação entre cultura humana e tecnologia, mostrando como nossa história nos trouxe às crises de hoje.

Eliane Brum
BANZEIRO ÒKÒTÓ
A Amazônia como centro do mundo
Greywolf Press, 2023
Eliane Brum mudou-se de São Paulo para Altamira, cidade ribeirinha do Xingu devastada pela construção de uma das maiores hidrelétricas do mundo, para se relacionar com os povos da floresta que carregam as cicatrizes e a resistência da floresta em os corpos deles. Ela revela as ligações diretas entre as desigualdades estruturais enraizadas em gênero, raça, classe e até espécie, e o sofrimento que o capitalismo e o colapso climático causam naqueles que são menos responsáveis ​​por eles. Traduzido do português por Diane Whitty.

André Feenberg
A CRÍTICA IMPECÁVEL A TUDO O QUE EXISTE
Natureza e revolução na filosofia da práxis de Marcuse.

Versos Livros, 2023 See More
Nas décadas de 1960 e 1970, Marcuse foi um dos principais filósofos da “nova esquerda”. Feenberg, seu aluno e amigo, fornece um relato claro dos pontos fortes e fracos de suas ideias e argumenta que elas são relevantes para a luta de hoje para impedir a decadência e a destruição ecológica.

Scott L. Gardner, Judy Diamond e Gabor Racz
PARASITAS
A história interior

Princeton University Press, 2922
Parasitas – animais que vivem dentro de outros animais – são a forma de vida mais abundante na Terra. Alguns são prejudiciais, muitos são vitais para a existência dos hospedeiros. Os parasitas oferecem pistas para a história evolutiva de regiões específicas e podem fornecer informações sobre a história das interações das espécies. Neste relato legível e bem ilustrado, os autores mostram como os parasitas sobrevivem e evoluem e como influenciam e fornecem estabilidade aos ecossistemas.

Mark Z. Jacobsen
NÃO PRECISA DE MILAGRES
Como a tecnologia de hoje pode salvar nosso clima e limpar nosso ar

Imprensa da Universidade de Cambridge, 2023
Jacobsen argumentou antes que a tecnologia energética existente é suficiente para substituir totalmente os combustíveis fósseis e impedir o mergulho precipitado no caos climático. Este livro expande sua análise, oferecendo um projeto para um mundo que funciona com energia renovável, usando tecnologia disponível e acessível hoje. Leitura valiosa sobre tecnologia, mas fraca sobre como podemos superar as forças sociais e políticas que resistem à mudança.

Eric Pineault
UMA ECOLOGIA SOCIAL DO CAPITAL
Plutão Imprensa
Por que o capitalismo precisa de crescimento constante e como isso intensifica as contradições socioecológicas da sociedade moderna? Nesta ambiciosa tentativa de síntese entre o marxismo ecológico e a economia ecológica feminista, Éric Pineault critica o crescimento capitalista contemporâneo como um processo biofísico e de acumulação.

Akessandro Cocuzza & Giuseppe Sottile, editores
FRATURA METABÓLICA E ANTROPOCENO
Ensaios sobre a destruição capitalista da natureza
Edições Smasher, 2023
(Risca Metabólica e o Antropoceno: Ensaios sobre a Destruição da Natureza pelo Capitalismo.) Traduções italianas de treze ensaios ecossocialistas de John Bellamy Foster, Ian Angus, Paul Burkett e outros, sobre marxismo, fenda metabólica e ataque do capitalismo à humanidade e à natureza.


Ian Angus
A GUERRA CONTRA OS COMUNS
Desapropriação e Resistência na Construção do Capitalismo
Imprensa de revisão mensal, 2023

Paul Le Blanc, autor de canção de outubroescreve: “Uma narrativa clara, abrangente e bem informada sobre o triunfo do capitalismo na Europa e a destruição da comunidade da humanidade para o enriquecimento de poucos. É também a história da resistência obstinada por maiorias despossuídas por dignidade e liberdade, uma história que desafia a compreensão dogmática do ‘progresso’. Há muito a aprender aqui, tanto para ativistas quanto para estudiosos, sobre a possibilidade de um futuro em que o livre desenvolvimento de cada um será a condição para o livre desenvolvimento de todos.”

A Guerra Contra os Comuns pode ser pré-encomendado agora, na maioria das livrarias e diretamente na Monthly Review Press.

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta