Delegados partem após a cerimônia de encerramento do Congresso Nacional do Povo da China (NPC) no Grande Salão do Povo em Pequim, segunda-feira, 13 de março de 2023. | Andy Wong / AP

A imprensa corporativa ocidental estava repleta de notícias na semana passada sobre a eleição do presidente chinês Xi Jinping para um terceiro mandato e o aumento dos gastos militares do país, mas a reunião anual da legislatura chinesa se concentrou em tópicos que foram muito além dessas duas questões.

Cerca de 3.000 delegados do Congresso Nacional do Povo da China (NPC) se reuniram em Pequim de 5 a 12 de março, aprovando leis que tratam de uma ampla gama de questões para avançar em direção ao objetivo de construir “um país socialista moderno até 2050”, ou seja, “verde e democrático .”

O NPC supervisiona 31 províncias, zonas autônomas de nível provincial e megacidades, bem como 26 instituições de nível estadual.

O Congresso foi animado e ativo, pois a economia da China está mais uma vez acelerando, atingindo um crescimento de 5% após três anos de limitações impostas pelo COVID. Gerenciar e implementar a política econômica é uma tarefa importante do NPC, assim como adotar e administrar o orçamento nacional e garantir programas sociais.

Na sessão, a liderança do país falou com franqueza incomum sobre guerra e paz e a necessidade de salvaguardar os interesses centrais da China e a soberania nacional, ambos sob pressão do imperialismo dos EUA. Os gastos militares aumentarão 7,2%, superando o aumento de 7,1% do ano passado.

Todos os principais funcionários do governo do país são eleitos pelos delegados do NPC. Como mencionado, Xi foi eleito para um terceiro mandato como presidente da China, e Li Qiang, de Xangai, foi escolhido como primeiro-ministro do Conselho de Estado. Qin Gang, embaixador nos EUA, foi elevado ao cargo de ministro das Relações Exteriores. O chefe anticorrupção Zhao Leji é o novo presidente do Comitê Permanente do NPC, o órgão permanente da legislatura entre as reuniões. Outras nomeações importantes do governo também foram feitas, incluindo a nova liderança da Comissão Militar Central.

Resistindo à nova Guerra Fria

A relação entre a China e os Estados Unidos atraiu muita atenção na sessão. Xi chamou explicitamente os EUA de “potência hegemônica” tentando conter e suprimir a China de uma maneira geral.

“Devemos promover totalmente a modernização da defesa nacional”, disse o presidente, “e transformar as forças armadas do povo em uma Grande Muralha de aço que proteja efetivamente a soberania nacional, a segurança e os interesses de desenvolvimento”.

Qin Gang, o novo ministro das Relações Exteriores, expressou desacordo com a teoria das “guardas de proteção” do presidente dos EUA, Joe Biden, que diz que os EUA estão envolvidos em uma “competição feroz” para vencer e derrotar a China. Mas como a guerra não é desejável, de acordo com Biden, as grandes potências devem manter sua competição dentro de “guarda-corpos”.

Xi Jinping faz o juramento de posse após ser eleito presidente da China por unanimidade para um terceiro mandato durante uma sessão do Congresso Nacional do Povo (APN), sexta-feira, 10 de março de 2023. | Mark Schiefelbein / AP

A intenção era transmitir que a estratégia dos EUA de caluniar e pressionar a China é uma competição “legítima” de grandes potências. Os líderes da China discordaram dessa imagem. Eles consideram a estratégia de “competição acirrada” dos EUA como altamente arriscada e irresponsável.

Qin disse que as “guarda-corpos” podem escorregar e falhar. “Se os EUA persistirem nessa abordagem, há uma boa chance de conflito e confronto, então quem arcará com a responsabilidade por essa catástrofe?” Qin perguntou. “As relações devem ser baseadas no respeito e na cooperação, no interesse mútuo e no benefício.”

Em uma entrevista coletiva, o primeiro-ministro Li disse: “A China e os Estados Unidos devem cooperar e devem cooperar. Quando a China e os EUA trabalham juntos, podemos alcançar muito.” Ele acrescentou: “O cerco e a repressão não são vantajosos para ninguém”.

Sobre a questão de Taiwan, o Congresso declarou, novamente, que a China permanece firme na questão de Taiwan, ou seja, que existe uma China e Taiwan faz parte dela. Apesar da agitação dos EUA sobre o assunto, o Congresso foi claro: “Somente o povo chinês decidirá o futuro status de Taiwan”.

Incentivando a cooperação global

Ao mesmo tempo, a sessão do NPC enfatizou que a China – vítima do colonialismo e do imperialismo de 1839 a 1949, durante o que na história chinesa é chamado de “século da humilhação” – enfatizou as conexões do país com o mundo em desenvolvimento e o Sul Global.

A governança internacional, diziam os documentos do Congresso, deveria ser mais democrática, e o mundo em desenvolvimento, que tem a maioria da população global, deveria ter mais voz nas reuniões e instituições internacionais.

O Congresso saudou a boa notícia de que o Ministério das Relações Exteriores da China facilitou uma reaproximação entre o Irã e a Arábia Saudita, com os dois países rivais concordando em restabelecer relações diplomáticas – para desgosto do governo dos EUA.

O investimento em projetos que fazem parte da Iniciativa do Cinturão e Rota (BRI) – o programa de referência da China para engajamento econômico e parceria com o mundo em desenvolvimento – é agora de aproximadamente um trilhão de dólares americanos. A maior parte desse investimento é em infra-estrutura muito necessária no mundo menos desenvolvido, incluindo rodovias, ferrovias, aeroportos e portos marítimos e indústria básica.

Embora tenha havido alguns projetos menos viáveis ​​em um programa tão grande, é globalmente produtivo, baseado no benefício mútuo e bem-vindo na maioria dos países do mundo.

As acusações na mídia corporativa de que o BRI é uma “armadilha da dívida” para os países participantes continuam a ser em grande parte ficção, já que 80% da dívida do mundo em desenvolvimento não é devida à China, mas a instituições multilaterais e bancos ocidentais.

A China está participando da iniciativa de serviço da dívida do G20 e, mais tarde, em 2023, o Terceiro Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional será sediado pela China.

Politica domestica

Quando se trata de recuperação econômica doméstica e crescimento pós-pandemia, as decisões de reestruturação da administração governamental são um sinal das prioridades do NPC. O Conselho de Estado está criando novos órgãos para melhorar o controle central do sistema financeiro, acelerar o progresso da ciência e tecnologia e modernizar a capacidade do governo de gerenciar dados e supervisionar o avanço da economia digital.

As políticas para a recuperação econômica pós-COVID estão mudando para uma regulamentação menos rígida de empresas não públicas e do mercado imobiliário, levantando algumas sobrancelhas entre aqueles que estão cansados ​​do setor privado. Os esforços para atrair capital estrangeiro estão sendo enfatizados novamente depois de vários anos. O presidente Xi se reuniu com líderes empresariais de empresas chinesas sancionadas pelos EUA e enfatizou a necessidade de união no mapeamento de um plano de recuperação.

O novo Premier Li Qiang, ao centro, dá uma coletiva de imprensa após a cerimônia de encerramento do NPC, segunda-feira, 13 de março de 2023. | Mark Schiefelbein / AP

“Desenvolvimento centrado nas pessoas”, o tema principal da orientação política do Congresso, significa melhorar a renda e os padrões de vida das pessoas. De acordo com essa diretiva, a revitalização rural e o apoio à população envelhecida são prioridades.

Várias emendas à constituição foram debatidas antes do Congresso e votadas durante sua sessão. Muitas das emendas propostas diziam respeito ao fortalecimento do sistema do que o governo chama de “processo integral de democracia socialista” e inclui a concessão de mais autoridade aos congressos populares locais – os órgãos legislativos em níveis inferiores.

Também houve inúmeras propostas e leis relacionadas à proteção ambiental, como a Lei de Proteção do Rio Yangtze.

Rumo ao socialismo e à paz

O Congresso Nacional do Povo de março de 2023 e o 20º Congresso anterior do Partido Comunista da China, realizado no outono passado, são, juntos, marcos importantes na modernização da China e em seu esforço para avançar para uma forma mais desenvolvida de socialismo.

Muitos dos ideólogos do imperialismo norte-americano e dos falcões da política externa em Washington temem o amadurecimento de um país socialista moderno do tamanho da China e tentarão impedir sua realização.

Os ativistas americanos podem ajudar na luta pela paz opondo-se a todos os movimentos para provocar uma nova Guerra Fria – seja da atual administração da Casa Branca ou de qualquer outra que se seguirá.

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. Antes de ir, por favor, apoie o grande jornalismo da classe trabalhadora e pró-pessoas doando para o People’s World.

Não somos neutros. Nossa missão é ser a voz da verdade, da democracia, do meio ambiente e do socialismo. Acreditamos nas pessoas antes dos lucros. Então, tomamos partido. Seu!

Somos parte da mídia pró-democracia que contesta o vasto ecossistema de propaganda da mídia de direita, fazendo lavagem cerebral em dezenas de milhões e colocando a democracia em risco.

Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. No People’s World, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos.

Mas precisamos da sua ajuda. É preciso dinheiro – muito dinheiro – para produzir e cobrir as histórias exclusivas que você vê em nossas páginas. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler o People’s World e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje.


CONTRIBUINTE

Duncan McFarland


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta