Ecosocialist Bookshelf é uma coluna mensal, hospedada por Ian Angus. Os livros descritos aqui podem ser revistos detalhadamente no futuro. A inclusão de um livro não implica endosso, ou que a C&C concorda com tudo (ou mesmo com qualquer coisa!) que esses livros dizem.


Em 2022, esta coluna apresentou 68 novos livros para vermelhos-verdes e verdes-vermelhos. Estes foram os meus dez favoritos. Esta é uma seleção altamente subjetiva e pessoal, em ordem alfabética por autor.


Guilherme Branco
A INVENÇÃO DO COLONIALISMO VERDE
Livros de política, 2022
Os parques nacionais da África foram criados pelas potências imperiais europeias ao expulsar à força milhares de pessoas de terras onde viveram por séculos. Hoje, as organizações conservacionistas internacionais continuam a impor modelos coercitivos de “proteção da natureza”, deslocando a população local, restringindo o acesso aos recursos e criminalizando o uso da terra. Eles estão mantendo e ampliando um novo tipo de opressão imperial: o colonialismo verde.

Adrienne Buller
O VALOR DE UMA BALEIA
Sobre as ilusões do capitalismo verde
Manchester University Press, 2022
Uma crítica contundente e perspicaz que examina os vieses fatais que moldaram a resposta de nossas instituições governamentais ao colapso climático e ambiental. Buller mostra o que há de errado com a precificação do carbono, o ‘crescimento verde’ e a mercantilização da natureza, expondo a lógica autodestrutiva das ‘soluções’ baseadas na criação de novas oportunidades de lucro.

John Bellamy Foster
CAPITALISMO NO ANTROPOCENO
Ruína Ecológica ou Revolução Ecológica

Imprensa de revisão mensal, 2022
O futuro da humanidade está ameaçado pelo sistema capitalista em que vivemos. A qualidade e até a existência do futuro humano dependerão da natureza de nossas lutas, de nossa capacidade de reinventar o mundo reinventando a nós mesmos e de nossa vontade de transformar as condições sociais destrutivas que nos cercam. A revolta planetária da humanidade no século XXI só terá sucesso se assumir a forma de um sujeito unificado e revolucionário, emanando dos miseráveis ​​da terra.

Patrick Radden Keefe
IMPÉRIO DA DOR
A História Secreta da Dinastia Sackler

Pinguim Random House, 2021
Por meio da Purdue Pharma, a família Sackler acumulou vastas riquezas promovendo o vício em drogas, primeiro para Valium e depois para o mortal OxyContin. Em um poderoso trabalho de jornalismo investigativo, Keefe documenta a ganância, arrogância e desumanidade de uma empresa capitalista corrupta em busca de lucros a qualquer custo.

James Poskett
HORIZONTES
As origens globais da ciência moderna

HarperCollins, 2022
A história da ciência costuma ser contada como um relato de grandes homens, todos europeus, fazendo descobertas por conta própria. Poskett rompe essa mitologia, revelando que os avanços científicos mais importantes vieram da troca de ideias de diferentes culturas ao redor do mundo e revelando as contribuições vitais de cientistas na África, América, Ásia e Pacífico. “Qualquer que seja o período para o qual olhamos”, escreve ele, “a história da ciência não pode ser contada como uma história que se concentra apenas na Europa”.

Jeff Sparrow
CRIMES CONTRA A NATUREZA
Capitalismo e aquecimento global
Publicações do Scribe, 2021 See More
Sparrow desafia a alegação de que somos todos culpados pelas mudanças climáticas, mostrando que repetidamente a poluição e a devastação ecológica foram impostas à população sem o nosso consentimento e (muitas vezes) contra a nossa vontade. Ele argumenta que as pessoas comuns sempre se opuseram à destruição da natureza e, portanto, fornecem um eleitorado inexplorado para a ação climática.

Julia Adeney Thomas, editora
TERRA ALTERADA
Obtendo o Antropoceno Certo

Imprensa da Universidade de Cambridge, 2022
Doze ensaios importantes, variando da ciência sólida à ficção especulativa, unidos por um entendimento comum de que obter o Antropoceno direita significa ser exato sobre a ciência física, equilibrado sobre suas implicações e apenas em vislumbrar futuros potenciais para a humanidade. Ao contrário das afirmações de alguns, esses ensaios legíveis, focados e envolventes mostram que a ciência e as humanidades não precisam se opor, mas podem (e devem) reforçar uma à outra na compreensão e combate à crescente crise do Sistema Terrestre.

Eric Williams
CAPITALISMO E ESCRAVIDÃO
Clássicos do Pinguim, 2022
Uma nova edição de um clássico marxista! Argumentando que o comércio de escravos estava no centro do progresso econômico da Grã-Bretanha, o estudo histórico de Eric Williams revelou as conexões entre capitalismo e racismo e influenciou gerações de historiadores desde então. Setenta anos após sua primeira publicação, continua sendo uma leitura absolutamente essencial para quem quer entender o racismo, o capitalismo e as origens do mundo moderno.

Mark Williams e Jan Zalasiewicz
O OÁSIS CÓSMICO
A Notável História da Biosfera da Terra

Oxford University Press, 2022
Um relato popular e não técnico da origem, história e estado atual da vida na Terra. Os autores, que desempenharam papéis importantes na definição do Antropoceno, mostram como os padrões de diversidade na superfície do planeta evoluíram e como a atividade humana está degradando a biodiversidade e o espaço em que a vida pode existir.

Michael D. Yates
TRABALHO TRABALHO TRABALHO
Trabalho, alienação e luta de classes

Imprensa de revisão mensal, 2022
Economistas tradicionais nos dizem que trabalhadores e patrões negociam como iguais no mercado de trabalho. Michael Yates mostra que o mercado de trabalho é realmente apenas uma cobertura para a extração capitalista de riqueza dos trabalhadores assalariados. Ele explica como isso realmente funciona e demonstra a natureza e a necessidade da luta de classes, a única que pode acabar com essa exploração e o sistema que a torna possível.


E MAIS SEIS…

Dez é um número arbitrário. Se minha lista fosse mais longa, incluiria…

David Camfield, FUTURE ON FIRE: Capitalism and the Politics of Climate Change, PM Press & Fernwood Books, 2022

Carolyn J. Eichner, A COMUNA DE PARIS: Uma Breve História, Rutgers University Press, 2022

Caroline Elkins, LEGADO DA VIOLÊNCIA: Uma História do Império Britânico, Alfred A. Knopf, 2022

James Hunter, INSURREIÇÃO: O inverno da fome na Escócia, Berlim, 2019

China Mieville, UM ESPECTRO ASSOMBROSO: Sobre o Manifesto Comunista, Cabeça de Zeus, 2022

Ed Young, UM MUNDO IMENSO: Como os sentidos dos animais revelam os reinos ocultos ao nosso redor, Alfred A. Knopf. 2022

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta