O mundo está agora a caminho de um aumento de temperatura de 2,7 graus Celsius (4,9 graus Fahrenheit) desde os tempos pré-industriais, o que no ano 2100 significa perder 32% da massa glacial do mundo, ou 48,5 trilhões de toneladas métricas de gelo, bem como 68% das geleiras desaparecendo. Isso aumentaria o aumento do nível do mar em 4,5 polegadas (115 milímetros), além dos mares já ficarem maiores devido ao derretimento das camadas de gelo e à água mais quente, disse o principal autor do estudo, David Rounce.

“Não importa o que aconteça, vamos perder muitas geleiras”, disse Rounce, glaciologista e professor de engenharia da Carnegie Mellon University. “Mas temos a capacidade de fazer a diferença limitando a quantidade de geleiras que perdemos.”

“Para muitas geleiras pequenas, é tarde demais”, disse a coautora do estudo Regine Hock, glaciologista da Universidade do Alasca Fairbanks e da Universidade de Oslo, na Noruega. “No entanto, globalmente, nossos resultados mostram claramente que cada grau de temperatura global é importante para manter o máximo de gelo possível preso nas geleiras”.

A perda de gelo projetada até 2100 varia de 38,7 trilhões de toneladas métricas a 64,4 trilhões de toneladas, dependendo de quanto o globo aquece e quanto carvão, petróleo e gás são queimados, de acordo com o estudo.

O estudo calcula que todo esse gelo derretido aumentará de 3,5 polegadas (90 milímetros) no melhor caso a 6,5 ​​polegadas (166 milímetros) no pior caso ao nível do mar do mundo, 4% a 14% a mais do que as projeções anteriores.

Que 4,5 polegadas de aumento do nível do mar das geleiras significaria que mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo – e mais de 100.000 pessoas nos Estados Unidos – estariam vivendo abaixo da linha da maré alta, que de outra forma estariam acima dela, disse o aumento do nível do mar pesquisador Ben Strauss, CEO da Climate Central. O aumento do nível do mar no século XX devido às mudanças climáticas acrescentou cerca de 10 centímetros ao aumento da supertempestade Sandy de 2012, custando cerca de US$ 8 bilhões em danos só por si, disse ele.

Os cientistas dizem que o futuro aumento do nível do mar será impulsionado mais pelo derretimento das camadas de gelo do que pelas geleiras.

Mas a perda de geleiras é mais do que a elevação dos mares. Isso significa diminuir o abastecimento de água para uma grande parte da população mundial, mais riscos de inundações devido ao derretimento de geleiras e a perda de manchas históricas cobertas de gelo, do Alasca aos Alpes, até mesmo perto do acampamento base do Monte Everest, disseram vários cientistas à Associated Press.

“Para lugares como os Alpes ou a Islândia… as geleiras fazem parte do que torna essas paisagens tão especiais”, disse o diretor do Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo, Mark Serreze, que não fez parte do estudo, mas o elogiou. “À medida que perdem o gelo, de certa forma, também perdem a alma.”

Hock apontou para a geleira Vernagtferner nos Alpes austríacos, que é uma das geleiras mais bem estudadas do mundo, mas disse que “a geleira desaparecerá”.

A geleira Columbia, no Alasca, tinha 216 bilhões de toneladas de gelo em 2015, mas com apenas mais alguns décimos de grau de aquecimento, Rounce calculou que terá metade desse tamanho. Se houver 4 graus Celsius (7,2 graus Fahrenheit) de aquecimento desde os tempos pré-industriais, um improvável cenário de pior caso, ele perderá dois terços de sua massa, disse ele.

“É definitivamente difícil de olhar e não cair no queixo”, disse Rounce.

As geleiras são cruciais para a vida das pessoas em grande parte do mundo, disse Twila Moon, cientista-chefe adjunta do Centro Nacional de Neve e Gelo, que não fez parte do estudo.

“As geleiras fornecem água potável, água para agricultura, energia hidrelétrica e outros serviços que sustentam bilhões (sim, bilhões!) De pessoas”, disse Moon em um e-mail.

Moon disse que o estudo “representa avanços significativos na projeção de como as geleiras do mundo podem mudar nos próximos 80 anos devido às mudanças climáticas criadas pelo homem”.

Isso ocorre porque o estudo inclui fatores nas mudanças nas geleiras que os estudos anteriores não incluíam e é mais detalhado, disseram Ruth Mottram e Martin Stendel, cientistas climáticos do Instituto Meteorológico Dinamarquês que não fizeram parte da pesquisa.

Este novo estudo considera melhor como o gelo das geleiras derrete não apenas do ar mais quente, mas também da água abaixo e nas bordas das geleiras e como os detritos podem derreter lentamente, disseram Stendel e Mottram. Estudos anteriores se concentraram em grandes geleiras e fizeram estimativas regionais em vez de cálculos para cada geleira individual.

Na maioria dos casos, os números estimados de perda que a equipe de Rounce apresentou são um pouco mais terríveis do que as estimativas anteriores.

Se o mundo puder de alguma forma limitar o aquecimento à meta global de 1,5 graus Celsius (2,7 graus Fahrenheit) de aquecimento desde os tempos pré-industriais – o mundo já está em 1,1 graus (2 graus Fahrenheit) – a Terra provavelmente perderá 26% da geleira total massa até o final do século, que é de 38,7 trilhões de toneladas métricas de derretimento de gelo. As melhores estimativas anteriores tinham esse nível de derretimento de aquecimento, traduzindo-se em apenas 18% da perda total de massa.

“Eu trabalhei em geleiras nos Alpes e na Noruega, que estão desaparecendo rapidamente”, disse Mottram em um e-mail. “É meio devastador de se ver.”

Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta