Todo mês. Dmitriy Kovalevich escreve uma atualização sobre a situação na Ucrânia para o site da Nova Guerra Fria. O que se segue é um resumo de algumas de suas observações que se chocam mais fortemente com a narrativa inquestionável e inquestionável que recebemos da mídia aqui e, portanto, têm maior probabilidade de provocar reflexão e questionamento.

O relatório completo está aqui e vale a pena ler para obter os detalhes por trás de cada um desses pontos.

A cidade e região de Donetsk permanecem até agora sob intenso fogo da artilharia e morteiros do regime de Kyiv, generosamente fornecidos pelos países ocidentais.

Desde o golpe de Estado na Ucrânia em 2014, a pressão sobre o governo russo para agir em defesa de Donbass veio de milhões de ucranianos que se mudaram para a Rússia em busca de segurança, bem como de grande parte da população russa como um todo.

A base para simpatias e influência pró-Rússia na Ucrânia não vem tanto de quaisquer sentimentos étnicos (apesar do feroz nacionalismo étnico de direita e anti-Rússia promovido pelos governos da Ucrânia) quanto do desejo de maior igualdade social para os mais pobres. na sociedade. Um papel significativo é desempenhado aqui pelas condições sociais e econômicas da Rússia, que são muito superiores às da Ucrânia. A Federação Russa tem assistência social, pensões e salários muito mais altos, bem como preços baixos para eletricidade e aquecimento. A Ucrânia, por outro lado, tem seguido teimosamente as recomendações do FMI nos últimos anos para subsidiar e enriquecer os investidores capitalistas locais e estrangeiros por meio de privatizações de indústrias estatais enquanto corta gastos sociais.

Em um encontro aleatório com o O mundoO correspondente visitante de ‘s, um morador mais velho da cidade (Kherson) explica: “Quando os russos estavam aqui, tínhamos tudo de que precisávamos e não tínhamos medo de andar na rua. Agora estamos apenas tentando sobreviver!” Outro diz: “Os soldados ucranianos não servem para nada, eles não nos ajudam e apenas atraem mais projéteis”.

O jornalista de esquerda ucraniano Oleg…Yasinsky diz que a Ucrânia se tornou um modelo que está sendo testado para uso nos próprios países ocidentais. A discussão social e o debate nos níveis mais altos do governo e da sociedade civil são reprimidos, enquanto a repressão policial, econômica e cultural é travada contra todos os dissidentes.

Grande parte da ajuda humanitária fornecida à Ucrânia pelas Nações Unidas e outras organizações internacionais acaba sendo roubada. De acordo com jornalistas locais e voluntários de ajuda, em média, cerca de metade da ajuda humanitária que chega à Ucrânia ‘desaparece’ imediatamente.

Em dezembro, o parlamento ucraniano aprovou uma polêmica lei de mídia permitindo que as autoridades de Kyiv fechem ou bloqueiem qualquer meio de comunicação sem explicação e sem uma decisão judicial.

O Statistica relata que, no início de outubro de 2022, quase três milhões de ucranianos se mudaram para a Rússia. (A população pré-guerra da Ucrânia é estimada em 42 milhões).

A busca pelo regime de Kyiv, visando os ucranianos, por “colaboradores e agentes russos” foi significativamente ampliada e fortalecida ultimamente. Além disso, sob esse pretexto, vendetas pessoais estão sendo travadas. Empresas com supostas ‘ligações com a Rússia’ estão sendo espremidas na região de Kherson/Kharkov. A extorsão é exigida para ‘eliminar’ acusações criminais contra indivíduos por ‘colaboração’ com a Rússia. As prisões são feitas até mesmo por correspondência com parentes considerados suspeitos. O canal ucraniano Telegram ‘Resident’ escreve que a SBU prendeu cerca de 4.000 civis para fins de troca de prisioneiros com a Rússia.

…o ministro das finanças da Ucrânia, Serhiy Marchenko, argumentou que a Ucrânia financia apenas um terço de seus gastos orçamentários com suas próprias receitas; os dois terços restantes são fornecidos por patrocinadores e credores estrangeiros. Em outras palavras, Kyiv está conduzindo hostilidades claramente além de suas possibilidades, e o funcionamento do estado ucraniano agora depende da generosidade dos parceiros ocidentais. Isso equivale a uma perda de soberania, transformando toda a Ucrânia em uma espécie de empresa militar privada.

Bilhões de dólares foram gastos pelos contribuintes ocidentais para ajudar na guerra do regime de Kyiv, mas os ucranianos ficarão endividados por gerações. Fundos que poderiam servir para melhorias sociais e diminuir os ataques ao meio ambiente natural do planeta, na Ucrânia e no Ocidente, estão sendo desperdiçados.

O Banco Mundial prevê que até o final de 2023, 55% da população da Ucrânia viverá abaixo da linha da pobreza.

A única área onde os ucranianos agora recebem consistentemente um salário respeitável é nas forças armadas…

Os países ocidentais podem temer, com razão, que, no caso do fim do conflito militar na Ucrânia, cerca de um milhão de homens ucranianos desempregados com experiência em operações militares procurem emigrar para o Ocidente em busca de trabalho. Muitos sofrerão de distúrbios psicológicos associados à guerra e, no Ocidente, encontrarão grupos paramilitares ucranianos radicais de direita incitando-os a aderir.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta