Ecosocialist Bookshelf é uma coluna mensal, organizada por Ian Angus. Os livros aqui descritos poderão ser revisados ​​detalhadamente no futuro. A inclusão de um livro não implica endosso ou que a C&C concorde com tudo (ou mesmo com qualquer coisa!) que esses livros dizem.


Gustav Cederlöv
A CONTRADIÇÃO DO BAIXO CARBONO
Transição Energética, Geopolítica e Estado Infraestrutural em Cuba
Imprensa da Universidade da Califórnia, 2023
Quando a União Soviética entrou em colapso, Cuba perdeu 86% do seu abastecimento de petróleo e mergulhou numa grave crise energética. Em resposta, o país desenvolveu uma economia de baixo carbono baseada na reforma económica e social e não na tecnologia. Cederlöv examina este período de rápida transição energética de baixo carbono, que muitos descreveram como um milagre e um caso bem-sucedido de decrescimento.

Marilyn J. Roossick
VÍRUS
Uma História Natural

Imprensa da Universidade de Princeton, 2023
Os vírus existem dentro e sobre tudo, em todos os lugares. Evoluindo rapidamente, são altamente oportunistas e implacavelmente eficientes. Enquanto alguns causam doenças, outros protegem os seus hospedeiros de outros micróbios ou permitem que os hospedeiros funcionem de formas que de outra forma seriam impossíveis. Uma introdução abrangente e ricamente ilustrada aos vírus que revela sua verdadeira natureza. Escrevendo em linguagem não técnica e fácil de seguir, Roossinck examina sua diversidade, comportamentos, ciclos de vida e muito mais.

Karen Pinchin
REIS DO SEU PRÓPRIO OCEANO
Atum, obsessão e o futuro dos nossos mares
Casa Aleatória do Pinguim, 2023
A visão precisa e a poderosa velocidade do atum rabilho foram o culminar de milhões de anos de evolução, mas não estão à altura das capacidades cada vez mais industriais das frotas pesqueiras globais. Este relato investigativo combina ciência, negócios, crime e justiça ambiental para contar a história deste animal muitas vezes esquecido e seriamente ameaçado, e das tentativas inadequadas de prevenir o massacre em massa nos oceanos do mundo.

Chris Smaje
DIZER NÃO A UM FUTURO SEM AGRICULTURA
A Defesa de um Sistema Alimentar Ecológico e Contra os Alimentos Manufaturados
Chelsea Verde, 2023
Uma defesa importante e controversa da agricultura de pequena escala e uma crítica robusta das soluções ecomodernistas para a crescente crise agrícola. Em seu livro premiado Regênese, George Monbiot argumentou que salvar o mundo requer muito menos explorações agrícolas e a adopção generalizada de alimentos produzidos em fábricas. Chris Smaje argumenta que as soluções tecnológicas propostas simplesmente não funcionarão e defende um localismo agrário de baixo carbono que coloque o poder nas mãos das comunidades locais, e não nas corporações de alta tecnologia.

Maxine Berg e Pat Hudson
ESCRAVIDÃO, CAPITALISMO E A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Imprensa Política, 2023
Reconhecer o papel da Grã-Bretanha na escravatura não significa apenas derrubar estátuas e mudar o nome de ruas. Berg e Hudson documentam, em detalhes reveladores, o papel da escravidão na realização da revolução industrial britânica. As forças postas em movimento pelo comércio de escravos e pelas plantações infiltraram-se em quase todos os aspectos da economia e da sociedade. Berg e Hudson documentam, em detalhes reveladores, o papel da escravidão na realização da revolução industrial britânica.

Jim Prata
CANALHAS E SHIRKERS
Capitalismo e pobreza na Grã-Bretanha
Publicação Fernwood, 2023
Silver expõe a evolução do capitalismo desde as suas origens na longa transição do feudalismo para o neoliberalismo, argumentando que a pobreza sempre foi uma consequência inevitável da sua busca incessante por lucros. Em vez de resolver a pobreza, as políticas oficiais têm sido orientadas para gerir e controlar os pobres, para evitar que passem fome ou se rebelem. Uma solução real exigirá movimentos sociais massivos que possam lutar para perturbar profundamente o sistema.

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta