Moradores fogem de suas casas para escapar de confrontos entre gangues armadas no distrito de Carrefour-Feuilles, em Porto Príncipe, Haiti, 15 de agosto de 2023. | Odelyn Joseph/AP

NOVA IORQUE – Na segunda-feira, o Conselho de Segurança das Nações Unidas votou pelo envio de uma “missão de segurança” estrangeira ao Haiti – uma força de intervenção armada. O órgão adoptou uma resolução, redigida pelos Estados Unidos e pelo Equador, que autoriza a chamada missão de Apoio à Segurança Multinacional – “tomar todas as medidas necessárias” – código para o uso da força.

Autoridades do Haiti, da ONU e dos EUA dizem que a intervenção terá como objectivo ajudar a polícia do Haiti a suprimir bandos armados, ou gangues, que causam violência mortal e invadiram a capital, Porto Príncipe. A ONU informa que, até 15 de agosto, 2.439 haitianos haviam sido mortos este ano.

“Mais do que uma simples votação, esta é na verdade uma expressão de solidariedade para com uma população em perigo”, disse o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Haiti, Jean Victor Geneus, ao conselho. “É um vislumbre de esperança para as pessoas que sofrem há muito tempo.”

A China e a Rússia, no entanto, abstiveram-se na votação, expressando relutância em conceder uma autorização geral para o uso da força ao abrigo do Capítulo 7 da Carta fundadora da ONU. Os restantes 13 membros votaram a favor.

O diplomata sênior dos EUA, Jeffrey DeLaurentis, justificou o cheque em branco para a intervenção, dizendo: “Nós nos esforçamos para criar uma nova maneira de preservar a paz e a segurança globais, respondendo aos repetidos apelos de um Estado membro que enfrenta uma crise multidimensional em meio a uma espiral alarmante de violência de gangues. .”

Em meados de Setembro, na Assembleia Geral da ONU, o Presidente dos EUA, Joe Biden, e Ariel Henry, o presidente interino do Haiti, lançaram um apelo a uma ocupação militarizada multinacional do Haiti. O secretário-geral da ONU, António Guterres, já o tinha feito anteriormente. O secretário de Estado, Antony Blinken, prometeu “robusta assistência financeira e logística” dos Estados Unidos para uma intervenção militar.

Porta-vozes dos EUA dizem que estão a ser solicitados 100 milhões de dólares ao Congresso e ao Pentágono para apoiar a missão.

Reunidos em Nairobi, em 25 de Setembro, o secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e o seu homólogo queniano concordaram que o Quénia fornecerá 1000 “oficiais de segurança” e “liderará uma missão multinacional de manutenção da paz no Haiti”. Segundo a ONU, 12 países se comprometeram a fazer parte da missão.

A recém-aprovada intervenção internacional no Haiti será oficialmente “liderada” pelo Quénia, proporcionando alguma cobertura aos militares dos EUA, que provavelmente estarão a dar as ordens nos bastidores. Aqui, o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd J. Austin, à esquerda, e o secretário de Gabinete de Defesa do Quênia, Aden Duale, assinam um acordo bilateral de cooperação de defesa em Nairóbi, em 25 de setembro de 2023. O acordo de defesa fará com que o Quênia obtenha recursos e apoio para implantações de segurança em troca por ‘liderar’ a intervenção no Haiti para combater a violência das gangues. | Khalil Senosi/AP

O Partido Comunista do Quénia emitiu uma declaração condenando a participação do seu governo. Salientou que o poder dos EUA deriva “da escravização de milhões de pessoas africanas, cujo trabalho lançou as bases para [U.S.] prosperidade económica.”

As próprias Nações Unidas não lideram nem organizam a intervenção, uma vez que a organização não tem exactamente uma boa reputação entre o povo do Haiti. Por uma boa razão: a força da ONU que ocupou o Haiti em 2004-17 violou os direitos humanos dos haitianos, abusou de mulheres e crianças e introduziu uma epidemia de cólera que matou 40.000 haitianos.

Oferecemos quatro explicações sobre por que a intervenção armada planeada prejudicará a já sitiada população maioritária do Haiti.

Um, intervenções estrangeiras anteriores trouxeram problemas. Nada sugere que este será diferente. Aqui está o registro:

  • A já mencionada ocupação da ONU.
  • ONGs invadiram após o terremoto de 2010. Eles desperdiçaram fundos doados.
  • Os golpes militares assistidos pelos EUA em 1991 e 2004 destituíram o progressista presidente haitiano Jean-Bertrand Aristide.
  • A “Operação Uphold Democracy” dos EUA reinseriu Aristide em 1994 com a condição de que ele aplicasse a “reforma” económica neoliberal.
  • O governo dos EUA forneceu apoio vital à ditadura Duvalier, de pai e filho, de 1957 a 1986.
  • A ocupação militar do Haiti pelos EUA, de 1915 a 1934, foi brutal.
  • A França, ao ser expulsa da sua colónia haitiana, exigiu a retribuição com juros pelos escravos que foram libertados, num total de 560 milhões de dólares (em dólares de 2022) e até 115 mil milhões de dólares em desenvolvimento perdido.
  • Os EUA responderam à independência do Haiti, proclamada em 1804, com um embargo comercial e um isolamento diplomático, cada um deles com duração de décadas.
Nesta foto de arquivo de 7 de março de 2004, as pessoas exigem que os fuzileiros navais dos EUA em ocupação tomem medidas para protegê-los após o tiroteio ter eclodido durante uma marcha em Porto Príncipe, Haiti. Em 2004, ocorreu um golpe de estado após conflitos que duraram várias semanas no Haiti. Resultou na segunda destituição do presidente Jean-Bertrand Aristide, impedindo-o de terminar o seu segundo mandato. Aristide afirmou que a sua saída foi um sequestro, acusando os EUA de orquestrarem um golpe de Estado contra ele. Agora, quase 20 anos depois, o país ainda está mergulhado na violência. | Pablo Aneli/AP

Dois, a maioria da população oprimida do Haiti precisa de um governo, e não de uma fachada. Um governo no Haiti que servisse o povo poderia proporcionar uma barreira entre uma polícia estrangeira importada e militarizada e o povo haitiano. O Haiti não tem hoje nenhum governo funcional, muito menos um governo amigável à causa do povo.

Michel Martelly tornou-se presidente em 2011, graças à manipulação dos EUA. As últimas eleições gerais no Haiti, em 2016, permitiram que Jovenel Moïse fosse presidente. Os dois políticos ricos pertenciam ao partido político de direita PHTK. As eleições que venceram foram totalmente corruptas e tiveram uma participação terrivelmente baixa.

Moïse e outros desviaram milhares de milhões de dólares retirados dos empréstimos a juros baixos que o governo venezuelano do presidente Hugo Chávez disponibilizou ao Estado haitiano. Os fundos deveriam ter apoiado o desenvolvimento do Haiti e permitido ao governo comprar petróleo de baixo custo no âmbito do programa Petrocaribe de Chávez e fornecer combustível e alimentos subsidiados à população empobrecida do Haiti. O governo dos EUA sancionou a Venezuela em 2015 e os empréstimos e o petróleo barato cessaram.

Em resposta, eclodiram protestos massivos contra a corrupção governamental e o desperdício dos fundos da Petrocaribe. Com o aumento da escassez e o aumento dos preços, eles continuaram desde 2018. Num contexto de conflito multifacetado entre os oligarcas do Haiti, Moïse foi assassinado em Julho de 2021.

Não houve nenhum presidente desde então, a não ser o presidente interino Ariel Henry, que os EUA, o Canadá, vários países europeus e a UE – o chamado “Grupo Central” que supervisiona os assuntos do Haiti – nomearam primeiro-ministro pouco depois do assassinato. E quanto ao parlamento do país, não funciona há mais de três anos.

As massas haitianas em dificuldades não têm nenhum partido político que fale por elas de forma confiável e eficaz. Eles não têm voz nos planos dos governos estrangeiros para eles. Não têm recursos institucionais nem protecções constitucionais contra potenciais abusos por parte de forças de ocupação estrangeiras.

Três, as gangues têm laços com os ricos poderosos do Haiti. É uma relação inconsistente com uma simples história de intervencionistas enfrentando gangues. A associação surgiu de explosões recorrentes de protesto social.

O establishment do Haiti procurou protecção contra a desordem e a destruição desencadeadas pelos protestos em curso, principalmente em Porto Príncipe. Na ausência de um exército, e com a polícia incapaz de lidar com a situação, surgiram gangues.

Eles supostamente iriam trazer ordem aos bairros da cidade, até mesmo levando alguns manifestantes a aderir. Atrás deles, com fundos o tempo todo, porém, estão vários haitianos ricos. Então, é claro, as gangues assumiram o papel adicional de bloquear a agitação por mudanças políticas. Os fundos fluíram de oligarcas locais e do exterior para esse fim específico.

Há um mar de contradições. Ao reprimir os gangues, as forças intervencionistas estariam a desafiar as classes ricas que lhes pagam. Mas essas mesmas classes ricas, representadas pelo seu chefe político Ariel Henry, apelam a uma força de segurança estrangeira para as derrotar. O povo em dificuldades do Haiti pode não seguir prontamente tais esquemas complicados, mas está familiarizado com o resultado provável.

Quatro, o momento da intervenção coincide com o movimento dentro das gangues em direção a um novo tipo de política. Suspeita-se que a intervenção proposta represente uma resposta dura aos movimentos de mudança política.

Alguns líderes de alguns gangues parecem estar desencantados com os combates entre gangues e com a dependência dos ricos e poderosos. Eles estão fazendo alianças e expressando sentimentos revolucionários.

As reportagens da imprensa centram-se no veterano líder de gangue Jimmy Cherizier. Eles aderiram ao seu apelido de “Churrasco”, atribuído a ele quando era menino; evoca o espectro da violência ardente. Este ex-policial altamente conceituado trouxe outras gangues para sua aliança “G9” e agora está se aproximando de outras gangues.

Cherizier, citado pelo jornalista Kim Ives, fala o que pensa:

“Somos um grande povo. O nosso lema nacional é “A União faz a força”. Nosso objetivo é derrubar de uma vez por todas o sistema que existe no Haiti e realizar o sonho de [Haitian founding father Jean-Jacques] Dessalines, que defende que a riqueza da nação seja partilhada por todos os seus cidadãos…. Nossa batalha não será apenas uma manifestação junto às pessoas nas ruas. Temos armas e lutaremos com elas…. Conquistamos nossa independência com armas.”

Cherizier disse a Ives anteriormente: “Este é um sistema corrupto; essas pessoas estão nos usando para travar suas batalhas políticas e não queremos mais ser sua bucha de canhão”.

Sabine Manigat, socióloga da Universidade Quisqueya, no Haiti, tem a última palavra: A “imagem do Haiti retratada na imprensa estrangeira, que destaca a miséria e a insegurança, não retrata o quadro completo de um país onde sobrevive um movimento social, pessoas que se levantam e lutam e que exigem solidariedade internacional, não intervenção”.


CONTRIBUINTE

WTWhitney Jr.


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta