The Economist, um importante semanário britânico, conta com um amplo público leitor global. Recentemente, cobriu os pensamentos e o trabalho escrito de dois académicos, ambos chineses, um agora baseado no governo, em Pequim, e o outro baseado numa instituição académica nos EUA. Contudo, apenas o primeiro foi rotulado como um “ideólogo”. Parafraseando o professor Julius Sumner Miller: Por que isso acontece?

Em meados de fevereiro, Chaguan, o (pseudônimo) colunista economista baseado em Pequim, revisou um novo livro do professor Minxin Pei, que foi apresentado como acadêmico baseado no Claremont McKenna College, na Califórnia. Você pode ler os parágrafos introdutórios desta revisão aqui. Chaguan é, na vida real, David Rennie, filho de um ex-diretor do MI6. Ele é o Chefe do Escritório do Economista em Pequim. Ele já escreveu como colunista para este semanário proeminente como Charlemagne, da UE, Bagehot, do Reino Unido, e Lexington, dos EUA.

O livro do professor Pei é intitulado “O Estado Sentinela: Vigilância e a Sobrevivência da Ditadura na China”. O livro é revisado detalhadamente e favoravelmente – mas falaremos mais sobre isso em um momento.

Uma semana depois da crítica do livro de Pei, a coluna Lexington do The Economist, sediada nos EUA, publicou uma análise do trabalho de outro académico chinês, Wang Huning, que é agora um alto líder do Partido Comunista da China (PCC). Você pode ler os parágrafos introdutórios desta revisão aqui. Na vida real, Lexington é um jornalista americano amplamente experiente, James Bennet, editor sênior da Economist.

Wang Huning teve uma carreira extraordinária, primeiro como um importante académico e, posteriormente, como um líder político discreto mas erudito. Depois de se formar em Xangai com um mestrado em Direito pela Universidade Fudan em 1981, ingressou no CPC em 1984. Publicou amplamente e acabou se tornando Reitor da Faculdade de Direito Fudan em 1994. Ele escreveu de forma influente sobre a necessidade de a China manter a cultura e a intelectualidade. autonomia à medida que o seu ritmo de desenvolvimento acelerava, ano após ano. Em 1995, começou a trabalhar diretamente com os líderes do PCC em Pequim, influenciando intelectualmente os três últimos líderes supremos da China, Jiang Zemin, Hu Jintao e, hoje, Xi Jinping. Em 2022, tornou-se o quarto membro do mais alto órgão político do PCC, o Comité Permanente do Politburo.

Embora o Professor Pei seja apropriadamente tratado como um académico pelo Economist, esta recente coluna de Lexington rotulou o cerebral Sr. Wang de “ideólogo”. E não qualquer ideólogo – a coluna tem como título: “As falhas que o principal ideólogo da China encontrou na América”. O subtítulo acrescenta que,

Como um jovem visitante há décadas [in 1988] Wang Huning viu uma corrente de crise imparável [in the U.S.].

Ambas as colunas bem escritas avançam suavemente em seus casos. No entanto, a rotulagem descaradamente inclinada destes dois académicos, um dos quais tem sido particularmente influente, diz-nos muito sobre as prioridades fundamentais do Economist, especialmente quando lida com a China, cuja ascensão, hoje, anseiam ver contida.

Agora é hora, porém, de voltar à resenha do livro do professor Pei. Chaguan enfatiza o facto notável de que a China controla a dissidência sem necessidade de “um KGB ou Stasi” próprio (o “FBI ou Shin Bet” também poderia ser apropriadamente listado, mas não está). Pense nisto por um momento: uma nação de partido único de 1,4 mil milhões de pessoas é capaz de proteger os seus principais interesses de segurança durante décadas a fio, sem necessidade de recorrer a uma instituição de segurança interna com um enorme pessoal. Isto é extraordinário – e prima facie positivo para toda a sociedade. Que outro país poderia fazer isso? A crítica do livro, em poucas palavras, argumenta que este resultado depende da vigilância electrónica de última geração (disponível em todo o mundo) e, curiosamente, de ter “um polícia secreto em cada rua”.

Pode haver algum peso nesta explicação. Mas aqui está outra perspectiva – uma que é ignorada na revisão de Chaguan.

Primeiro, Martin Jacques explicou a relação especial entre o Estado chinês e os seus cidadãos desta forma há mais de dez anos:

“A importância de manter a unidade da China como civilização, como Estado, como Estado-civilização, é o imperativo político mais importante para os políticos chineses. Nós [the West] acreditam que o alcance do governo deve ser restringido. Os Chineses têm uma visão completamente diferente, eles vêem [government] como chefe da família. Isto representa uma relação profundamente diferente entre o Estado e a sociedade que encontramos no Ocidente.” Segundo Jacques, seguir e acreditar no Estado é, para os chineses, “uma expressão e personificação da civilização chinesa”.

Em seguida, a governação do PCC na China continua especialmente bem apoiada (cerca de 90% ou acima dos níveis de apoio em alguns inquéritos) em toda a enorme população da China. Isto foi confirmado em repetidas pesquisas de opinião iniciadas pelo Ocidente na China (antes, durante e depois da COVID), realizadas, por exemplo: pelo Centro Ash da Universidade de Harvard, pelo Grupo Edelman e pelo Statista. A análise baseada na China realizada por Rana Mitter (Oxford) e Elsbeth Johnson (MIT) confirmou essas conclusões do Ash Center, revelando até 95% de satisfação pública, em 2021. O povo chinês, em geral, aprova fortemente o Governo Central, em particular. Isto, por sua vez, sugere que um forte apoio e cumprimento do regime de segurança nacional (ver Jacques, acima) não seria surpreendente. O que, por sua vez, reduz de forma mensurável a necessidade de contar com um equivalente chinês do FBI, do Shin Bet, do KGB ou da Stasi, com pessoal massivo e equipado.

Finalmente – e de forma bastante estranha para Lexington – os acontecimentos desde 1988 certamente confirmaram a profunda compreensão de Wang, naquela altura, da imparável corrente subjacente de crise nos EUA que ele testemunhou. Na verdade, muitos podem dizer que isso confirma que Wang é um estudioso excepcionalmente observador.


Richard Cullen é professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade de Hong Kong. Anteriormente, foi professor do Departamento de Direito Empresarial e Tributação da Monash University em Melbourne, Austrália.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta