Na semana passada, a CBC deu uma entrevista em seu principal programa, O actual, com Randy Boyagoda, professor da Universidade de Toronto (U of T). O Dr. Boyagoda não é judeu nem palestino. Ele é um estudioso inglês com vários romances e ensaios críticos em seu currículo. Recentemente, a Universidade de Toronto o nomeou para o cargo de Conselheiro Provostial para o Discurso Civil. Ele foi nomeado para ajudar a promover e salvaguardar o “discurso civil” no campus da UofT em relação ao conflito Palestina-Israel. Na rádio, Boyagoda mencionou a Palestina e Israel apenas para admoestar “pessoas com opiniões fortemente defendidas” de ambos os lados para encontrarem algum terreno comum para o “discurso civil”.

O discurso civil é uma forma abreviada de – na melhor das hipóteses – ignorar e, na pior das hipóteses, proibir a liberdade de expressão sobre a Palestina. Inevitavelmente, a liberdade de expressão na Palestina desafia a necessidade do establishment judaico de silenciar e proteger as pessoas que criticam Israel.

Vários incidentes na U of T nos últimos três anos ilustram a imposição de limites da universidade à liberdade de expressão e ao ‘discurso civil’. A universidade ignorou o discurso civil para permitir o bullying a portas fechadas. As decisões que afectavam as carreiras das pessoas, os seus futuros, as suas oportunidades, eram tomadas por altos funcionários universitários, juízes e outros, sem um pingo de abertura ou honestidade. Estas decisões afectaram académicos e médicos que ousaram defender os direitos humanos dos palestinianos.

Descobrimos esses problemas apenas depois estavam todos acabados, e isso também fazia parte do “discurso civil”.

Não houve confusão, nem confusão, nem brigas, nem agressões verbais, nem incivilidade. No entanto, a U of T insiste que a incivilidade é abundante no campus – porque alguns estudantes e professores ousam revidar e apoiar os civis em Gaza.

Bem, Dr. Boyagoda, os seguintes incidentes ocorreram em sua própria universidade enquanto você era professor. Então, onde você estava durante esses eventos na U of T? Os registos mostram que pouco ou nada fez para expor os ataques a académicos e médicos que precisavam da sua ajuda para lutar contra o racismo e o preconceito anti-palestiniano.

Mas agora que foi nomeado para garantir o “discurso civil”, tenho a certeza de que tudo ficará bem.

Não!

Na U of T, o discurso civil realmente significa silenciar as vozes críticas de Israel

Vamos falar sobre o histórico da U of T quando se trata de “discurso civil” e de encontrar “pontos comuns”. Apesar de toda a dor de barriga dos grupos judeus no campus (e dos professores judeus) por terem sido assustados ou silenciados por activistas anti-Israel, os factos dizem o contrário:

1. No verão de 2020, Dra. Valentina Azarova foi contratada pela primeira vez, depois lhe foi negado o cargo de presidente do Programa Internacional de Direitos Humanos (IHRP) na Faculdade de Direito da Universidade de T. Uma acadêmica internacional de direitos humanos, Azarova já havia feito algumas pesquisas sobre refugiados palestinos no início de sua carreira, o direito internacional e a violência israelense nos Territórios Ocupados e o papel dos tribunais internacionais na situação da Palestina. Por este pecado, a nomeação de Azarova (que, aliás, é judia) foi efectivamente bloqueada pelo juiz David Spiro, um forte apoiante de Israel e antigo membro do conselho do Centro para Israel e Assuntos Judaicos (CIJA). Spiro também é juiz tributário federal. Um importante doador da Faculdade de Direito da U of T, Spiro ameaçou que ele e seus amigos interromperiam suas doações se Azarova fosse nomeado. Os principais executivos da CIJA pediram a Spiro que informasse a universidade que a contratação de Azarova como diretora do IHRP era ofensiva para a comunidade judaica e ameaçava com protestos e perda de doações. Isso é como uma rede de proteção da Máfia dizendo: “Boa faculdade de direito que você tem aqui. Seria uma pena se alguma coisa acontecesse com ele.” O acordo de bastidores significou que o Dr. Azarova, que havia sido efetivamente contratado, teve a oferta de emprego rescindida.

|  União de Gaza |  RM on-lineFelizmente, os professores de direito da U of T e outros acadêmicos reagiram. A Associação Canadense de Professores Universitários (CAUT) apresentou uma moção de censura contra a U of T. A universidade teve que voltar atrás em sua decisão e oferecer o emprego a Azarova. Dado o clima frio e o tratamento horrível que recebeu, Azarova recusou a oferta.

2. O caso da Dra. Ritika Goel. O médico e membro do corpo docente da UA de T foi acusado de “comportamento anti-semita”. Goel, o tema de justiça social, antiopressão e defesa de direitos liderado pelo doutor em medicina e pelos programas de treinamento de pós-graduação da Temerty Faculdade de Medicina da U of T, foi alvo de um carta aberta anônima que circulou em maio de 2021.

Sem provas, a carta descrevia uma “cultura predominante de anti-semitismo e xenofobia” dentro do corpo docente e, em última análise, exigia a “pronta demissão” de Goel do seu cargo no Departamento de Medicina de Família e Comunidade (DFCM) da universidade.

Goel foi um dos 3.000 profissionais de saúde que assinaram uma carta aberta que pedia aos profissionais de saúde canadianos que expressassem solidariedade com os palestinianos em Gaza – onde Israel matou médicos palestinianos e bombardeou clínicas. Amigos e colegas de Goel argumentaram que as acusações contra ela eram infundadas e prejudiciais aos esforços maiores para erradicar o racismo e o preconceito. Eventualmente, a petição contra ela naufragou – não graças à falta de apoio dos superiores da Faculdade de Medicina Temerty.

3. Mais de 550 médicos judeus, principalmente na área de Toronto e aliado à Faculdade de Medicina Temerty (TFOM da U of T), assinou uma carta aberta. A declaração de abertura é:

Afirmamos o direito do corpo docente do TFOM de ser abertamente sionista e de apoiar o direito de Israel de existir e se defender como um estado judeu e de que esse corpo docente esteja livre do ostracismo público, da recriminação, da exclusão e da discriminação no TFOM.

Da postagem de Yves Engler “Que tipo de ‘cuidado’ o corpo docente de medicina sionista da UofT ensina?”

Os médicos judeus retratavam-se como vítimas, mas a sua carta ameaçava o direito dos seus colegas à liberdade académica. A carta dos médicos judeus continuou:

Acreditamos que a liberdade acadêmica não é absoluta. Em particular, os líderes da medicina académica com poder sobre alunos e professores, que em alguns casos são os únicos líderes responsáveis ​​por milhares de alunos e professores, não deveriam emitir declarações que colidam com a equidade, a diversidade e a inclusão dos judeus ou que tornem os judeus sentem-se inseguros e indesejáveis ​​no TFOM e que não estão relacionados ou não são essenciais para o seu papel acadêmico principal, pesquisa e publicação de resultados.

Postagens privadas no Facebook sobre “Médicos Judeus Canadenses” sugerem discriminação contra novos médicos que criticam Israel

4. A CBC recebeu capturas de tela de um grupo privado do Facebook chamado Canadian Jewish Physicians. As capturas de tela mostram um grupo de membros dizendo que compilaram uma lista de 271 estudantes de medicina que assinou uma carta aberta da Aliança de Cuidados de Saúde para a Palestina apelando a um cessar-fogo e ao fim dos ataques de Israel contra hospitais e profissionais de saúde em Gaza. Alguns membros dos Médicos Judeus Canadenses querem garantir que os estudantes que assinaram a carta aberta e simpatizam com os palestinos não recebam residências preferenciais. O relatório da CBC observa: “A intenção declarada é compartilhar esta lista com os diretores do programa antes das entrevistas de residência”. Para ser claro, isso significa tentar frustrar os alunos em suas escolhas preferidas de residência. Isso vai contra o mandato da organização sem fins lucrativos Canadian Residential Matching Service (CaRMS), que é combinar médicos recém-formados com seus programas de residência preferidos. Como diz o site do CaRMS, “o CaRMS conduzirá todos os seus negócios de acordo com os seguintes valores: justiça, objetividade, confiabilidade e transparência”. Mais uma vez, um grupo claramente identificado como médicos judeus reivindica o crédito pelas tentativas de discriminação contra a colocação de residentes médicos pró-Palestina.

| SAIA | MR Online| SAIA | MR OnlineÉ evidente que foram aqueles que apoiam os direitos humanos palestinianos que sofreram, e não os estudantes e professores judeus. A comunidade judaica estabelecida exerceu um poder significativo em cada situação. Não querem ser confrontados ou desafiados por aqueles que apontam o inferno que Israel está a perpetrar em Gaza e na Cisjordânia. Nos quatro casos, os poderosos usaram o seu poder em segredo para destruir as carreiras, os meios de subsistência ou as oportunidades das pessoas. Não houve gritos, nem debate, nem maldade aparente, mas os judeus do establishment conseguiram revogar a contratação de uma professora de direito aclamada internacionalmente porque ela escreveu sobre os direitos dos palestinianos. Os judeus do establishment também tentaram expulsar um professor de medicina cujo “crime” foi ter assinado uma petição pelos direitos humanos dos palestinos. Os judeus do establishment, numa página privada do Facebook, discutiram quais estudantes de medicina eles impediriam de receber formação especializada com base nas suas opiniões críticas sobre Israel.

Dr Boyagoda disse que está procurando terreno comum no debate palestiniano-israelense, mas os lados estão longe de ser iguais, nem equiparados. Israel está a travar uma guerra assassina e aniquiladora contra mais de 2,3 milhões de civis palestinianos. Os mísseis, as bombas e as tropas de Israel mataram mais de 30.000 pessoas (incluindo 12.300 crianças) e mutilaram mais de 100.000 mães, pais e crianças nos últimos cinco meses. O número de vítimas constitui mais de 5% da população de Gaza.

Os defensores obstinados de Israel travam uma guerra de terror civil no Canadá

E os apoiantes obstinados de Israel estão a travar uma guerra de terror civil a nível interno.

Penso que é lógico que estudantes e funcionários evitem o “discurso civil” quando têm familiares e amigos que foram mortos ou mutilados em Gaza e na Cisjordânia. Muitos canadianos estão frustrados e furiosos com o facto de Israel ter deliberadamente deixado milhões de pessoas passar fome em Gaza. No entanto, na UofT, não houve um pingo de violência ou vingança perpetrada por estudantes e funcionários furiosos com Israel.

Quando falamos de “discurso civil”, quando falamos de “terrenos comuns” – não estamos a falar no vácuo. Estamos falando de mais de 100 mil vítimas; estamos falando da fome forçada de milhares de pessoas. Nos últimos dois dias, 16 crianças morreram de desnutrição no hospital em Gaza. Estamos a falar de um Estado terrorista – Israel, que fez isto, e fê-lo deliberadamente. Mas, o pior de tudo, os ajudantes de Israel, os judeus do establishment no Canadá, estão a lutar com unhas e dentes para silenciar, despromover, protestar e até encarcerar qualquer um que lute contra o terrorismo de Israel. Em vez de “discurso civil”, temos terror civil.

Judy Céu é professor aposentado de administração na Saint Mary’s University em Halifax, NS. Ela é membro do Independent Jewish Voices Canada. Você pode contatá-la em [email protected].


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta