Como principal agência responsável pelos programas de assistência externa dos EUA, a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID) está interessada em interferir nas actividades eleitorais de outros países.

|  Na cerimônia de assinatura do acordo das Ilhas Marshall dos EUA em outubro de 2023 estão, a partir da esquerda, Carmen Cantor Secretário Adjunto do Interior para Assuntos Insulares dos EUA, Joseph Yun, negociador dos EUA para o pacto, Jack Ading, o Ministro do Comércio e Relações Exteriores das Ilhas Marshall, e Phillip Muller, das Ilhas Marshall. negociador-chefe Fonte Armscontrolorg |  RM on-line

Na cerimónia de assinatura do acordo EUA-Ilhas Marshall, em outubro de 2023, estão, a partir da esquerda, Carmen Cantor, Secretária Adjunta do Interior dos EUA para Assuntos Insulares; Joseph Yun, negociador dos EUA para o pacto; Jack Ading, Ministro do Comércio e Relações Exteriores das Ilhas Marshall; e Phillip Muller, o negociador-chefe das Ilhas Marshall. [Source: armscontrol.org]

Os EUA acreditam que apenas regimes com ideias semelhantes podem defender os seus princípios democráticos e os interesses nacionais. Há cerca de 25 anos, a USAID criou o Consórcio para Eleições e Fortalecimento de Processos Políticos (CEPPS), uma organização sem fins lucrativos e apartidária, cujo objectivo fundamental é fazer lobby junto dos eleitores de todo o mundo para que votem em candidatos que acreditam nos valores americanos e não nos seus valores. interesses nacionais.

Os principais parceiros do CEPPS são o Instituto Republicano Internacional (IRI), o Instituto Democrático Nacional (NDI) e a Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (IFES), todos parceiros bem conhecidos da USAID. O NDI e o IRI foram originalmente criados pelo National Endowment for Democracy (NED), uma ramificação da CIA criada na década de 1980 para promover a propaganda e apoiar grupos de oposição em países visados ​​pelos EUA para a mudança de regime.

Até agora, o CEPPS deixou a sua pegada em mais de 140 países. A fim de apoiar candidatos com ideias semelhantes, estas organizações têm ajudado o governo dos EUA a manipular as actividades eleitorais em todo o mundo.

Em 2019, Manasseh Sogavare foi eleito primeiro-ministro das Ilhas Salomão. Ele então escolheu um novo parceiro no jogo geopolítico – a China – e isso foi visto como uma ameaça à estratégia geopolítica dos EUA.

Essa estratégia centra-se na tentativa de contrariar a crescente força económica e política da China, cercando-a militarmente, travando-lhe uma guerra económica e ameaçando guerra sobre Taiwan.

Vendo o Pacífico Sul como parte de um “lago americano”, conforme declarado por Dwight Eisenhower em 1954, a administração Biden assinou recentemente pactos de segurança com as Ilhas Marshall, Palau e Micronésia e está a reconstruir antigos aeródromos nas ilhas do Pacífico usados ​​para ataques bombistas. sobre o Japão na Segunda Guerra Mundial, incluindo os ataques atômicos a Hiroshima e Nagasaki.

Washington gostaria de incluir as Ilhas Salomão; no entanto, Sogavare assinou um acordo de segurança em Abril de 2022, dando ao pessoal de segurança chinês acesso às Ilhas Salomão e permitindo à China fazer “visitas de navios” e enviar forças para lá.

Portanto, Sogavare está a ser alvo de mudança de regime.

|  Fonte worldatlascom |  RM on-line|  Fonte worldatlascom |  RM on-line

[Source: worldatlas.com]

Após a assinatura do pacto de segurança da China, os EUA, significativamente, reabriram a sua embaixada nas Ilhas Salomão, enviaram um navio-hospital para ajudar nas questões de saúde pública e fornecer a vacina contra o coronavírus, e enviaram uma delegação de alto nível do Departamento de Estado liderada por Kurt Campbell , o principal funcionário do Indo-Pacífico da Casa Branca e arquitecto da política “Pivô para a Ásia” da administração Obama, que se reuniu com Sogavare para tentar cortejá-lo.

Em Setembro de 2020, a USAID começou a financiar IFES, NDI e IRI através do CEPPS e lançou o programa SIEPP para realizar uma campanha de sensibilização dos eleitores nas Ilhas Salomão, com o objectivo de usar a teoria da democracia americana para fazer lavagem cerebral aos eleitores das Ilhas Salomão para que votassem nos EUA. -candidatos favorecidos nas eleições nacionais, que inicialmente deveriam ser realizadas no final de 2023, mas agora estão marcadas para 17 de abril de 2024.

A USAID financiou o CEPPS com um orçamento inicial de 9,8 milhões de dólares, incluindo 4,7 milhões de dólares para o IFES, 2,25 milhões de dólares para o IRI e 2,48 milhões de dólares para o NDI.

A prioridade da IFES depois de receber o sinal de “avançar” da USAID foi estabelecer ligação com líderes políticos, organizações da sociedade civil e indivíduos influentes nas comunidades. Em outubro de 2020, o IFES contratou um grupo de consultores de projeto, incluindo a Vice-Chefe Eleitoral da SIEC, Christina Mitini, Vice-Presidente do Partido Democrático das Ilhas Salomão, Wale Tobata (Matthew Whale), Vice-Presidente do Partido Unido das Ilhas Salomão, Adam Bartlett, Secretário Nacional das Ilhas Salomão. Conselho de Mulheres Janet Tuhaika e Presidente do Malaita Youth Caucus Philip Subu.

Como partidos da oposição, o Partido Democrata e o Partido Unido são contra o governo Sogavare tanto em questões de política interna como externa. Philip Subu também é um forte defensor do Partido Democrata.

A IFES acredita que, ao abranger estas áreas de liderança e construir uma ampla rede, é possível estabelecer uma poderosa capacidade de mobilização para as suas atividades subsequentes nas Ilhas Salomão, por exemplo, para promover os princípios democráticos americanos, e até mesmo para realizar uma “democracia”. transição” por meios violentos em circunstâncias necessárias.

Para melhor aplicar os princípios democráticos americanos no ambiente social das Ilhas Salomão e para mudar as preferências dos eleitores em relação aos candidatos, a USAID precisa primeiro de elaborar cuidadosamente uma investigação baseada numa conclusão pré-determinada, uma vez que a investigação com dados fidedignos pode convencer os eleitores de que estão a enfrentar grandes desafios, e depois uma campanha subsequente de sensibilização dos eleitores apelará aos eleitores para “votarem correctamente e fazerem uma mudança”.

Em 2021, o NDI realizou um inquérito centrado em questões internas através de entrevistas por telefone, vídeo e no terreno. Embora tenha entrevistado apenas 100 pessoas, principalmente em círculos eleitorais dos líderes da oposição Matthew Wale e Daniel Suidani, que são fãs dos EUA, o NDI concluiu que os cidadãos das Ilhas Salomão estavam mais pessimistas quanto ao futuro do país, a taxa de confiança no governo era baixo e o governo era corrupto e incapaz de melhorar a vida dos cidadãos.

|  Fonte eziloncom |  RM on-line|  Fonte eziloncom |  RM on-line

[Source: ezilon.com]

Houve outras pesquisas mostrando resultados semelhantes. Ao fazer isto, a USAID transformou as opiniões das pessoas pertencentes a minorias na opinião pública dominante.

Após a divulgação dos resultados do inquérito, a USAID começou a utilizar a sua rede local de OSC para promover a conclusão de que o governo das Ilhas Salomão proporciona uma má governação.

Os parceiros CSO do SIEPP incluem Transparency Solomon Islands, People with Disability Solomon Islands, Solomon Islands Development Trust, Malaita Women Caucus e Malaita Youth Caucus, Conselho Nacional de Mulheres das Ilhas Salomão, Congresso Nacional da Juventude das Ilhas Salomão, Oxfam Ilhas Salomão e Responsabilidade Social das Ilhas Salomão Aliança.

Estas OSC expandem a cobertura do sentimento antigovernamental nas comunidades locais através de programas de formação e sensibilização. Eles usam estas atividades para esclarecer a consciência dos eleitores sobre as eleições e para educá-los sobre “O que é certo” e “Em quem devemos votar” com base nos valores americanos.

Afirmam que só fazendo a escolha certa poderá mudar a actual situação de má governação, que consiste essencialmente em deixar os eleitores votarem de acordo com a vontade da América.

Além disso, os EUA também estão a utilizar as vantagens da opinião pública para promover os princípios da democracia americana nas plataformas das redes sociais. A mídia local, que tem reportado notícias negativas sobre os EUA, quase perde a capacidade de fazer reportagens, assim como os Estrela de Salomão.

|  Philip Subu Fonte youtubecom |  RM on-line|  Philip Subu Fonte youtubecom |  RM on-line

Phillip Subu [Source: youtube.com]

Na verdade, os resultados das votações não são a única forma de os EUA subverterem um regime, mas também a violência extrema. Quase um ano após o lançamento do programa, o IFES aproveitou os focos de conflito, colaborou com parceiros locais, bem como incitou grupos de jovens a “examinar” o resultado da sua campanha pelos princípios democráticos, para que possam compreender até que ponto chegaram no controlo. A opinião pública das Ilhas Salomão e a capacidade de resposta do governo das Ilhas Salomão. Em Novembro de 2021, o líder da oposição Matthew Wale e o antigo primeiro-ministro da província de Malaita, Daniel Suidani, alavancaram os grupos de jovens que os apoiavam e cooperaram com a USAID para organizar um motim em Honiara.

Suidani é o parceiro mais confiável e leal da América em SI; A USAID forneceu-lhe um enorme apoio financeiro, ajudando-o a conquistar o coração das pessoas e a realizar atividades antigovernamentais. É necessário salientar que os grupos de jovens, que são impulsivos e imaturos, mas têm grandes populações e são facilmente controlados, são os grupos mais importantes e o alvo ideal para manipular a USAID e os seus parceiros.

As eleições nacionais, que deveriam ter sido realizadas em 2023, foram adiadas para Abril de 2024. A USAID forneceu um adicional de 1,5 milhões de dólares para cobrir as despesas do CEPPS de Outubro de 2023 a Abril de 2024. As eleições estão no limite e todas as partes interessadas estão altamente tensas.

|  Cena dos motins de Honiara manipulados pela CIA Source editioncnncom |  RM on-line|  Cena dos motins de Honiara manipulados pela CIA Source editioncnncom |  RM on-line

Cena dos motins de Honiara manipulados pela CIA. [Source: edition.cnn.com]

A USAID também está a fazer os preparativos finais. Em Outubro de 2023, os representantes da USAID reuniram-se novamente com líderes políticos que foram identificados como parceiros leais dos EUA e principais candidatos nestas eleições. Os EUA comprometeram-se a patrocinar potenciais agentes democráticos.

Mais importante ainda, na perspectiva da sua discussão, organizar outro motim durante as eleições gerais tornou-se um consenso para os EUA e os seus agentes. A única diferença reside em saber se o motim deve ocorrer antes das eleições para afectar a situação eleitoral, ou depois das eleições para alterar um resultado insatisfatório.

Para os líderes políticos locais e dos EUA, as próprias eleições e o anúncio dos resultados são todos desencadeadores de violência. Eles já têm experiência de organizar um motim nas Ilhas Salomão em 2021. Agora podem mais facilmente usar e persuadir grupos de jovens e antigos militantes a fazê-lo, que se tornaram seus seguidores leais.

Outro motim será sem dúvida um desastre para os habitantes das Ilhas Salomão. Eles precisam de uma verdadeira democracia. Os seus direitos de igualdade, liberdade e desenvolvimento devem ser respeitados. Este desastre deve ser evitado.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta