Trabalhadores participam do movimento ‘Pare Agora!’ manifestação contra as políticas de mercado de trabalho do governo de direita da Finlândia na Praça do Senado, em Helsínquia. | Vesa Moilanen/Lehtikuva via AP

HELSÍNQUIA, Finlândia — Sombras da primeira-ministra britânica de extrema direita, Margaret Thatcher, há mais de 40 anos: Depois de pouco mais de um ano no cargo, o primeiro-ministro de direita pró-OTAN da Finlândia, Petteri Orpo, um defensor do envio de armas para a Ucrânia, está a tentar acabar com os sindicatos finlandeses através de amplas restrições aos direitos dos trabalhadores.

Os sindicatos da nação escandinava responderam com greves gerais de orientação política, depois de perceberem que tentar negociar com o governo de Orpo é inútil. No Reino Unido, durante o reinado de Thatcher, o Congresso Sindical nunca teve essa oportunidade. O então fraco Partido Trabalhista pouco ajudou.

Com uma ampla maioria conservadora na Câmara dos Comuns do Reino Unido, Thatcher promoveu facilmente uma série de medidas que penalizavam quaisquer sindicatos que entrassem em greve e decretaram muitas outras restrições. É isso que Orpo também está fazendo. A legislação e as greves em resposta foram relatadas pela primeira vez nos EUA no relatório da Universidade de Harvard. Sobre Trabalho blog

As greves finlandesas, envolvendo sectores inteiros de trabalhadores, começaram no início deste ano e foram suspensas no dia 8 de Abril durante uma semana, excepto as greves já planeadas, anunciou a Organização Central dos Sindicatos Finlandeses (SAK). A última ronda de greves políticas expulsou cerca de 7.000 trabalhadores.

Eles eram membros do Sindicato Industrial, do Sindicato Finlandês dos Trabalhadores em Transportes AKT, do Sindicato de Serviços United PAM, do Sindicato Finlandês da Construção, do Sindicato dos Setores Público e de Bem-Estar JHL e do Sindicato dos Trabalhadores Elétricos. Eles ainda estão em greve, acrescentou SAK.

A SAK está “disposta a cancelar as greves a qualquer momento se o governo demonstrar algum apreço pelas preocupações dos funcionários”, disse o presidente da SAK, Jarkko Eloranta. “O conselho executivo se reunirá novamente para analisar a situação e qualquer continuação da ação industrial após a Páscoa.”

Este tipo de acção por parte dos trabalhadores era impensável durante os muitos anos de neutralidade finlandesa e de recusa em tornar-se parte do bloco da NATO apoiado pelos EUA. A Finlândia era conhecida por muitos dos melhores programas sociais do mundo. O país vangloriou-se abertamente, por exemplo, de ter copiado o seu programa avançado e gratuito de cuidados infantis daquele que existia na Alemanha Oriental antes da derrota do socialismo naquele país, a República Democrática Alemã. Agora que o governo pró-OTAN apoiado pelos EUA assumiu o poder, os trabalhadores estão a lutar para manter o que muitos consideraram garantido durante tantos anos.

Uma campanha fortemente financiada pelas grandes empresas a favor da adesão da Finlândia à OTAN, quando eclodiu a guerra na Ucrânia, contribuiu para a eleição do novo governo de direita. A Confederação Sindical Internacional descreve a situação na Finlândia em quatro palavras: “Pior que no ano passado”.

“Procurámos uma abordagem justa e moderada por parte do governo”, disse o líder sindical finlandês Eloranta numa declaração no website da SAK. O governo de Orpo “fez ouvidos moucos às organizações de trabalhadores e continua a tentar implementar vários objectivos de política industrial com consequências negativas para os trabalhadores”.

Ataques de simpatia foram contidos

Essas “consequências negativas” incluem a limitação das “greves de simpatia”, onde um sindicato pode fazer greve em apoio a outro, e a limitação das greves políticas a 24 horas, juntamente com multas elevadas contra os sindicatos e os trabalhadores individuais que violarem esse limite.

A legislação do governo praticamente descartaria a negociação sectorial em favor de uma combinação de negociação local empresa por empresa e negociação padrão, com os exportadores industriais a estabelecerem o “padrão” e os limites salariais reais, para todos os outros.

“Restringir o direito à greve reduz a capacidade dos trabalhadores de procurarem melhores condições de trabalho. A expansão da negociação colectiva local é uma grande desregulamentação do mundo do trabalho que trará salários de pobreza e termos e condições inaceitáveis ​​para alguns empregos”, observa Eloranta.

E os representantes não sindicalizados poderiam assinar, do lado da administração, os contratos locais, observa a SAK. Isso criaria potenciais “sindicatos amarelos” de empresas.

A federação sindical acrescenta que o governo de Orpo já enfraqueceu a rede de segurança social do país, “o que por sua vez prejudica o poder de negociação dos trabalhadores”. O governo reduziu os benefícios de desemprego, limitou a ajuda financeira para a educação de adultos para trabalhadores desempregados e reduziu as licenças por doença remuneradas.

“No ano passado, o actual governo…adoptou imediatamente a agenda de descentralização patronal. Isto resultou num pacote de políticas adaptadas às exigências das principais confederações patronais e empresariais, e especialmente aos interesses da indústria transformadora orientada para a exportação”, afirma SAK.

“Muitos destes objectivos não terão impacto no emprego ou no equilíbrio das finanças públicas”, a razão que o Primeiro-Ministro dá para a sua legislação anti-trabalhador, acrescenta o Presidente do SAK, Eloranta.

Além da legislação anti-trabalhador, o novo governo finlandês de direita promoveu “outra ronda de cortes brutais na segurança social” no parlamento, afirmou a confederação sindical. Eloranta calculou que esses cortes, que começaram em 1 de Abril, “mergulharão mais 100 mil adultos e 17 mil crianças na pobreza”.

“Os cortes na segurança social já estão a forçar muitas pessoas com baixos rendimentos a abandonarem as suas casas”, acrescenta Eloranta, dizendo que a Orpo planeia ainda mais cortes “que causarão dificuldades ainda maiores aos trabalhadores comuns”.

Uma sondagem de opinião pública encomendada pela SAK em Fevereiro a 2.500 pessoas revelou uma margem de 51%-42% a favor das greves de orientação política. Numa indicação adicional do sentimento popular, cerca de 13.000 finlandeses aglomeraram-se num protesto no dia 1 de Fevereiro na praça principal da capital, Helsínquia, ignorando tanto as condições nubladas do Inverno como o período muito curto de luz do dia.

A Finlândia é há muito conhecida pelas suas políticas progressistas a favor dos trabalhadores, comparáveis ​​às dos seus vizinhos escandinavos, Suécia, Noruega e Dinamarca. Ainda assim, a sua taxa de densidade sindical caiu de 74% em 2000 para 59% – pré-pandemia – em 2019, mostram os dados da Organização Internacional do Trabalho. A densidade sindical dos EUA naquele ano foi de 10,3%, pouco abaixo da média mundial de 11,2%.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Mark Gruenberg

John Wojcik


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta