Um homem segura uma pomba enquanto as pessoas participam de uma cerimônia rezando pela rápida recuperação de Fidel Castro e pela paz em Havana, Cuba, durante um problema de saúde do líder cubano, 9 de agosto de 2006. | Javier Galeano/AP

Cuba é um estado terrorista – pelo menos na opinião do Departamento de Estado dos EUA.

Em 1982, o presidente Ronald Regan adicionou Cuba à lista dos Estados Unidos de países que supostamente promovem o terrorismo internacional. Essa designação, estampada em Cuba em plena Guerra Fria, impôs à ilha socialista ataques financeiros ainda mais rígidos do que os enfrentados sob o já punitivo bloqueio econômico dos Estados Unidos desde os anos sessenta.

Então, quais eram os supostos delitos terroristas aos quais Cuba dava apoio? O principal da lista era o compromisso histórico de Cuba com o internacionalismo e sua determinação de lutar ao lado de movimentos que se opõem ao imperialismo americano em todo o mundo.

Cuba também foi identificada como SSOT, um “Estado Patrocinador do Terrorismo”, por oferecer asilo a cidadãos americanos que fogem de perseguições injustas e racistas, incluindo o ativista da Libertação Negra Assata Shakur e Victor Manuel Gerena e Guillermo Morales, membros dos movimentos de independência porto-riquenhos.

Avançando 40 anos para dezembro de 2022, três membros do Congresso dos EUA visitaram Havana para se encontrar com o presidente cubano Miguel Díaz-Canel, o ministro das Relações Exteriores Bruno Rodríguez e membros da legislatura, a Assembleia Nacional do Poder Popular. Os representantes dos EUA James McGovern, D-Mass., Mark Pocan, D-Wisc., e Troy Carter, D-La., visitaram para discutir os interesses comuns dos dois países e para “melhorar as relações bilaterais”.

A viagem deles a Cuba ocorre em um momento em que há apelos crescentes nos EUA para acabar com o bloqueio de 60 anos a Cuba. E tão importante quanto isso, ocorre no momento em que várias organizações religiosas e grupos comunitários estão se reunindo em torno de uma demanda relacionada: remover Cuba da lista de Estados patrocinadores do terrorismo.

A designação SSOT é totalmente infundada e impregnada de uma história de propaganda anticomunista. Uma breve revisão do último meio século deixa bem claro qual é a fonte do terror na relação EUA-Cuba – e não é Cuba.

Um bloqueio de um povo inteiro

Quando Cuba foi designada como um estado terrorista por Reagan em 1982, as sanções econômicas dos EUA já estavam em vigor há 20 anos. O presidente John F. Kennedy assinou a Proclamação 3447 em 1962, iniciando os primeiros passos do bloqueio a Cuba em resposta ao afastamento da ilha da subserviência aos interesses econômicos dos Estados Unidos, que havia sido o padrão antes da Revolução Cubana.

Cuba nacionalizou as refinarias de petróleo estadunidenses em agosto de 1960, sob o presidente Osvaldo Dorticós Torrado e o primeiro-ministro Fidel Castro. O país também tornou todas as fábricas de açúcar e minas propriedade pública. O valor dos ativos petrolíferos apreendidos totalizou cerca de US$ 1,7 bilhão.

Agindo em nome das corporações perturbadas, Kennedy respondeu com a Proclamação 3447, proibindo toda “importação para os EUA de todos os bens de origem cubana e todos os bens importados de ou através de Cuba” e proibindo todas as exportações dos EUA para Cuba.

As sanções não foram apenas uma reação à declaração de autonomia econômica de Cuba, mas à sua decisão de começar a se afastar do capitalismo mundial e em direção a um sistema socialista. No primeiro ano da Revolução, o novo governo construiu milhares de escolas, aumentou a taxa de alfabetização e promulgou a Reforma Agrária que desfez latifúndios e redistribuiu a terra, formando cooperativas camponesas. Também começou a buscar relações mais estreitas com a União Soviética e outros países socialistas.

O governo dos EUA começou a ver Cuba apenas através de lentes anticomunistas. Na Proclamação 3447, Kennedy afirmou que o governo cubano era “incompatível com os princípios e objetivos do sistema interamericano”, que era o código para a cadeia de estados dominados pelos Estados Unidos na América Central e do Sul.

Agora, mais de seis décadas depois, essas mesmas sanções – e as que foram adicionadas posteriormente – ainda limitam as importações e exportações essenciais de alimentos e remédios e restringem setores como computadores, tecnologia, produtos químicos, eletrônicos, telecomunicações e segurança da informação. Escassez e dificuldades para o povo cubano são os resultados.

Quem é o estado terrorista?

Em um relatório de 1980 intitulado Padrões de Terrorismo Internacional da Agênciaa CIA afirmou que Cuba “advoga abertamente a revolução armada como o único meio para as forças de esquerda ganharem poder na América Latina… e fornece apoio direto na forma de treinamento, armas, refúgios seguros e conselhos para uma ampla variedade de grupos guerrilheiros”.

Isso forneceu o pretexto para a designação SSOT de Reagan, ampliando as sanções anteriores e resultando em maior isolamento de Cuba. Mas o país socialista não ficou para sempre na lista do terror, foi retirado por um período no passado.

Em 29 de maio de 2015, a administração do presidente Barack Obama removeu a designação SSOT de Cuba. Ampliaram-se as viagens entre os dois países, abriram-se embaixadas em Washington e Havana e o diálogo resultou em 22 acordos bilaterais. Embora o pedido do então presidente Raúl Castro para acabar com as sanções dos EUA e fechar permanentemente a base militar americana e o campo de tortura na Baía de Guantánamo tenha sido negado, os anos de Obama mostraram que poderia haver novamente relações produtivas entre as duas nações.

Mas nos últimos dias do governo de Donald Trump, Cuba foi novamente colocada na lista SSOT, com o secretário de Estado Mike Pompeo citando o mesmo antigo asilo de fugitivos políticos dos EUA como motivo, juntamente com o fato de Cuba abrigar combatentes da libertação colombiana e aliança com o governo venezuelano, que supostamente permitiu que “terroristas vivessem e prosperassem”.

As manchetes anunciam o bloqueio de Kennedy a Cuba.

Samantha Wherry, da organização feminista anti-guerra CODEPINK, disse que a delegação de dezembro de 2022 de membros do Congresso dos EUA a Havana poderia representar outra abertura para a normalização EUA-Cuba.

“Essas pessoas do Congresso estão cientes dos danos do bloqueio e têm defendido seu levantamento”, disse ela. Depois de retornar, eles realizaram muitas reuniões com o governo Biden e funcionários do Departamento de Estado. Eles estão defendendo a remoção de Cuba da lista SSOT. “Não faz sentido Cuba estar nesta lista”, disse Wherry.

Durante a campanha de Biden para presidente, ele prometeu se reaproximar de Cuba, comprometendo-se a reverter as novas sanções da era Trump que prejudicaram as famílias cubanas. No entanto, nada aconteceu ainda, embora ainda não haja provas de que Cuba atualmente abrigue terroristas ou pratique terrorismo. Biden pode usar seu poder executivo para influenciar a retirada de Cuba da lista; isso exigiria um relatório presidencial e certificação do congresso, além de uma afirmação de Biden de que Cuba não apóia o terrorismo.

Recentemente, 60 advogados americanos exigiu Biden inicia esse processo. Os advogados dizem que, de acordo com os próprios critérios do Departamento de Estado, Cuba não cumpre os padrões para patrocinar o terrorismo. Organizações de paz – incluindo o Comitê de Normalização EUA-Cuba, Pastores pela Paz, SEIU1199, Puentes de Amor e outros – aderiram ao chamado e continuam a enviar caravanas a Cuba, demonstrando solidariedade internacional e criando um diálogo contínuo com o objetivo de acabar com o bloqueio.

A colocação de Cuba na lista SSOT – como todo o regime de sanções econômicas dos EUA – é injusta e impregnada de propaganda anticomunista. Todo aliado do povo cubano e todo defensor da paz deveria denunciar essas políticas.

Como disse Wherry, “Agora, Cuba precisa de solidariedade…. Incentive seus representantes a terem políticas justas em relação a Cuba. Junte-se a uma organização, junte-se a apelos à ação e apareça nas ruas.”

Como acontece com todos os artigos de opinião publicados pela People’s World, este artigo reflete as opiniões de seu autor.


CONTRIBUINTE

Jacob Buckner


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta