[S]basta dizer que a Elite dos Guardiões dos EUA é muito de e para o mundo superior da riqueza privada. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, os US Guardian Elite têm funcionado de forma mais decisiva como executores do poder das trevas.

—Arão Bom, Exceção Americanap 107

Aaron Good, que recebeu seu PhD em ciência política na Temple University, escreveu um livro excepcional: Exceção americana: Império e o Estado Profundo (Skyhorse, 2022). O título do primeiro capítulo expõe amplamente a tese do livro: “Império, Hegemonia e o Estado”.

Bom desenvolve dois termos, excepcionalismo(ilegalidade institucionalizada) e a estado tripartido (que inclui o estado público, o estado de segurança e o estado profundo), que ele desenvolve ao longo Exceção Americana.

O autor identifica os Estados Unidos como excepcionais no sentido de que violam em série sua própria constituição. A Carta das Nações Unidas proíbe a guerra e as operações secretas e, uma vez que o governo dos Estados Unidos ratificou a Carta da ONU, ela é legalmente aplicável de acordo com a Constituição dos EUA. Assim, o lançamento de guerras e missões de capa e espada da CIA estão em violação da Constituição dos EUA, alegando o excepcionalismo dos EUA

O anticomunismo, o bicho-papão do establishment americano, costumava servir de pretexto para o excepcionalismo americano, mas, como aponta Good, com a queda da União Soviética esse pretexto desapareceu. Como o complexo militar-industrial precisa de um bicho-papão, a Guerra Global ao Terror, a Russofobia e a Ameaça da China foram reificadas para manter a máquina de guerra funcionando por mais tempo. hegemonia imperial, o que Good define como hegemonia na busca do império. (pág. 15)

A hegemonia dos EUA exige que todos os Estados-nação, excluindo-se a si mesmos, adiram aos ordem baseada em regrasque não é o mesmo que Estado de Direito. Nesta ordem internacional baseada em regras, os elitistas da periferia se beneficiam ao subordinar seus Estados-nação ao hegemon dos EUA.

O autor pergunta: “O PCC pode [Chinese Communist Party] gerenciar e restringir essas forças [of its billionaire class], ou as elites chinesas se identificarão cada vez mais com a classe corporativa transnacional e menos com os objetivos nacionalistas ou socialistas chineses? (p 270) Hoje, muitos na periferia estão se levantando contra a hegemonia dos EUA com a Rússia e a China na vanguarda. Eles estão contornando e ignorando as sanções dos EUA-OTAN e estão desafiando a base financeira do império imperial ao desdolarizar.

Um caso recente é o do magnata chinês Ma Yun, conhecido no Ocidente como Jack Ma. Ma estava planejando expandir seu império monopolista de negócios, ao que criticou os reguladores chineses. O governo chinês interveio, desfez o Ma’s Ant Group e impôs pesadas multas aos interesses comerciais gananciosos de Ma, fazendo com que Ma se mantivesse discreto depois disso. A China é um estado-nação que demonstrou que não permitirá que os 1% prejudiquem o bem nacional doméstico. Isso fala da ameaça que a China representa para os elitistas dos EUA. A China acabou com a pobreza extrema e está focada em criar um xiaokang sociedade (moderadamente próspera), não um estado onde os bilionários podem saquear a riqueza nacional. Além disso, ao contrário dos EUA, a China também promove a multipolaridade, a paz e as relações comerciais ganha-ganha.

Exceção Americana questiona a noção dos Estados Unidos como uma democracia, já que o estado não serve às massas, mas sim ao interesses das “elites”, o que os políticos chamam de interesse nacional. qual o termo elite denota é aparente quando Good discute “criminalidade da elite socioeconômica (ou seja, crimes dos super-ricos)…” (p 3. Elite é um termo que Good usa ao longo do livro; Eu me abstenho de usar a palavra elite– “um grupo seleto que é superior em termos de habilidade ou qualidades ao resto de um grupo ou sociedade” – preferindo o substantivo elitista– “uma pessoa que acredita que uma sociedade ou sistema deve ser liderado por uma elite”, conforme o dicionário do Google). Ao discutir a democracia institucionalizada, é importante notar que apenas alegar ser tal não torna uma entidade democrática. A prova, como dizem, está no pudim, e Good produz a prova ao longo de sua obra.

A criminalidade do hegemon imperial é impressionante em seu flagrante desrespeito ao bem-estar das massas americanas, especialmente os oprimidos, e sua indiferença à carnificina que inflige aos povos em outros lugares. Good considera esse comportamento flagrante dos formuladores de políticas americanos sociopata. (p 70) Isso não deveria ser uma surpresa, dado que a economia dos EUA é construída sobre uma guerra permanente e organizada em torno da corporação privada. (p 81) Tampouco deve surpreender que os EUA estejam atualmente por trás da guerra por procuração em apoio a um governo ucraniano e suas forças armadas repletas de neonazistas (um fato agora ocultado pela mídia compatível com os EUA), apesar dos soldados americanos terem sacrificado suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial lutando contra a máquina de guerra nazista-alemã paradoxalmente construída pelos elitistas americanos. (p 83)

escreve bem,

Se as próprias instituições são corrompidas, os homens que as povoam o são naturalmente. A maior imoralidade tornou-se uma característica sistemática da elite dos EUA; sua ampla aceitação tornou-se um aspecto-chave da sociedade de massa. (Bom, p 86. Citado em C Wright Mills, A Elite do Poder1956, p 343)

Esse efeito corruptor pode muito bem ser assim, mas as pessoas que são atraídas para trabalhar em tais instituições corruptas podem já estar corrompidas ou inclinadas para esse lado – daí a atração. Felizmente, há muitas pessoas que se recusam a trabalhar em instituições potencialmente corruptas, como a polícia, agências de espionagem e militares.

Para manter uma sociedade liderada por elitistas, o igualitarismo deve ser evitado. Good cita George Orwell, que escreveu “… uma sociedade hierárquica só era possível com base na pobreza e na ignorância”. (p 128) O trabalho dos pobres, como observou o perspicaz comediante George Carlin, era “assustar a classe média” para sua segurança no emprego. (pág. 130)

Exceção Americana é um livro que vasculha a história, basicamente desde a presidência de Franklin Delano Roosevelt até Donald Trump. Ele examina a chamada democracia; o aparato de segurança: CIA, FBI, NSA; envolvimento profundo do estado no tráfico de drogas e assassinatos, como de John F. Kennedy, Robert Kennedy e Martin Luther King Jr; parapolítica (a irresponsabilidade do poder); o dólar americano como moeda fiduciária e de reserva mundial; como Watergate – “o fato histórico da alta criminalidade conspiratória nos Estados Unidos” (p 203) – levou ao impeachment de Richard Nixon e finalmente abriu caminho para Ronald Reagan e o advento do estado tripartite excepcionalista “composto de (1) um público ineficaz estado, (2) um estado de segurança em expansão e (3) o estado profundo antidemocrático” – uma hierarquia de cima para baixo; como os elitistas, a academia, a mídia, o complexo militar-industrial e o mercado de petróleo fortaleceram a hegemonia imperial.

Good fez uma extensa pesquisa, citou especialistas e cobriu muito terreno. Essa base fornece informações básicas essenciais e uma análise perspicaz e independente que faz com que alguém se sente e reflita seriamente sobre as representações contrapostas de eventos históricos pela academia e pela mídia tradicional. Exceção Americana é uma leitura obrigatória para desenvolver uma compreensão mais profunda do que é a hegemonia dos EUA.

Desde a publicação de Exceção Americana, A Rússia respondeu às provocações expansionistas dos EUA-OTAN lançando uma operação militar especial contra a Ucrânia para proteger a pátria. Os EUA estão intensificando suas provocações contra a China ao incitar elementos separatistas na província de Taiwan, violando assim a política de Uma China estabelecida no Comunicado de Xangai de 1972. O Irã está tentando se juntar ao BRICS com a Arábia Saudita, Argentina e Venezuela está perguntando sobre a adesão também. Biden procura excluir a China da tecnologia de chips (tanto para o tão alardeado “livre comércio” dos EUA) e a China apenas desenvolve sua própria tecnologia e se torna um concorrente na exportação da tecnologia. A desdolarização está avançando rapidamente enquanto a presidência de Joe Biden continua a dar um tiro no próprio pé.

Há muito material para uma futura edição do Exceção Americana. Uma versão documental do livro de Good está sendo produzida pelo diretor de cinema Scott Noble, da Metanoia Films.

Kim Petersen é um escritor independente.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta