Boas notícias! Os neonazistas não são mais perigosos, diz o Facebook (Kyiv Independent, 19/01/23).

metaempresa-mãe da Facebook, anunciou em 19 de janeiro que a empresa não considera mais o Regimento Azov da Ucrânia uma “organização perigosa”. O grupo paramilitar de extrema direita surgiu das gangues de rua que ajudaram a derrubar o presidente da Ucrânia no golpe de 2014 apoiado pelos Estados Unidos. Originalmente financiado pelo mesmo oligarca ucraniano que apoiou a ascensão do presidente Volodymyr Zelenskyy ao poder, Azov estava na linha de frente da guerra civil no leste da Ucrânia e mais tarde foi totalmente integrado à guarda nacional ucraniana.

A principal saída para relatar esse movimento foi o Kyiv independente (19/01/23), uma redação ucraniana intimamente ligada às iniciativas ocidentais de “promoção da democracia”. Esses laços são refletidos em sua cobertura de Facebookmovimento de. Veja a descrição do Regimento Azov:

O grupo gerou polêmica por sua suposta associação com grupos de extrema-direita – um tema recorrente usado pela propaganda russa.

A “associação” com “grupos de extrema-direita” tem sido muito mais do que “suposta” e está bem documentada e abertamente reconhecida pelos membros da organização. Mesmo o uso de “extrema direita” minimiza o fato de que eles têm sido vistos regularmente ostentando símbolos nazistas e até mesmo fazendo saudações nazistas. A OTAN foi forçada a se desculpar depois de tuitar uma foto do regimento, divulgada como parte das relações públicas da guerra, na qual um soldado usava um símbolo do Terceiro Reich (Newsweek9/3/22).

|  O perigo das unidades militares supremacistas brancas costumava ser amplamente reconhecido na mídia corporativa Time 1721, consulte FAIRorg 51822 |  RM Online

O perigo das unidades militares supremacistas brancas costumava ser amplamente reconhecido na mídia corporativa (Time, 7/1/21; ver FAIR.org, 18/5/22).

Até mesmo o logotipo do Regimento é uma variante de um popular símbolo nazista. Outro símbolo nazista afiliado a Azov foi impresso na jaqueta do atirador de Christchurch, Nova Zelândia, quando ele abriu fogo contra várias mesquitas em 2019.

O fundador do regimento uma vez afirmou (Guardião13/03/18) que a missão da Ucrânia era “liderar as raças brancas do mundo em uma cruzada final… contra os Untermenschen liderados pelos semitas”.

Até mesmo o Congresso dos EUA, que financiava o exército ucraniano anos antes da guerra, reconheceu a afiliação neonazista do regimento. Em 2018, aprovou uma lei restringindo esses fundos de irem para combatentes de Azov (A colina, 27/03/18). No entanto, as autoridades locais reconheceram que nunca houve nenhum mecanismo real que impedisse que a ajuda chegasse a Azov (Besta Diária8/12/19).

O Kyiv independente artigo foi republicado na imprensa dos EUA por Yahoo Notícias (19/01/23) – com uma nota anexada com um link para o Independenteconta de arrecadação de fundos do Patreon.

O Washington Post (21/01/23) também informou sobre a mudança, sugerindo que o “Regimento Azov” agora está separado do “Movimento Azov”, uma vez que o Regimento está agora formalmente sob o controle dos militares ucranianos. O Publicarque chamou o Regimento de “polêmico”, não fez críticas metada decisão e, em vez disso, destacou Mykhailo Fedorov, ministro da transformação digital da Ucrânia, que elogiou a decisão.

|  O emblema da 2ª Divisão Panzer SS à esquerda em comparação com os do centro do Batalhão Azov e do Regimento Azov à direita FAIRorg 10622 |  RM Online

O emblema da 2ª Divisão SS Panzer (esquerda) em comparação com os do Batalhão Azov (centro) e do Regimento Azov (direita) (FAIR.org, 10/6/22).

O site de notícias de tecnologia Engadget (21/01/23) observou que “tA mudança permitirá que os membros da unidade criem Facebook e Instagram contas”.

Apoiando a RP da OTAN

Esta não é a primeira vez que as políticas da plataforma foram usadas para promover os objetivos de relações públicas dos EUA. Em fevereiro de 2022, Facebook anunciou que abriria uma exceção à sua política contra elogiar a supremacia branca para acomodar o Regimento Azov (Business Insider, 25/02/22). Em março de 2022, Facebookanunciou que permitiria postagens pedindo violência contra os russos no contexto da invasão (Interceptar, 13/04/22). Isso incluiu permitir que os usuários pedissem a morte do presidente russo, Vladimir Putin, e até mesmo do presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko.

Facebook encorajou ainda mais ódio étnico contra os russos ao relaxar as políticas de discurso violento ou odioso contra indivíduos russos. Materiais revisados ​​pelo Interceptar (13/04/22) mostrou que Facebook e Instagram os usuários agora podiam pedir a “remoção explícita [of] Russos da Ucrânia e da Bielorrússia.” Em nítido contraste com sua política contra a permissão de imagens gráficas das vítimas dos ataques de Israel à Palestina, a plataforma começou a permitir que os usuários postassem tais imagens da invasão da Rússia (Interceptar27/08/22).

Tudo isso contribuiu para a normalização, ou até mesmo para a adoção de neonazistas nos EUA. No início da guerra, a mídia ocidental promoveu acriticamente um evento publicitário de Azov, sem fazer menção aos laços nazistas do grupo (FAIR.org, 23/02/22). Em outubro, o New York Times (10/4/22) escreveu um artigo laudatório sobre o “célebre Batalhão Azov da Ucrânia” que ignorou completamente os laços nazistas do grupo (FAIR.org, 6/10/22). Um soldado Azov com uma tatuagem nazista foi recebido na Disney World pelo ícone liberal Jon Stewart (zona cinzenta31/08/22).

Tudo isso ocorre no momento em que a mídia americana promove uma preocupação ostensiva sobre o crescimento e a influência da extrema direita em casa. Este ponto cego é especialmente flagrante, dados os numerosos relatos de supremacistas brancos dos EUA indo para a Ucrânia para treinar com o Regimento Azov na preparação de uma nova guerra civil dos EUA (vício2/6/20).


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta