O ex-presidente Jair Bolsonaro foi para os EUA depois de perder a reeleição, mas sugeriu que poderia voltar para liderar a oposição.

O filho do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro deu a entender que seu pai poderia encerrar sua estada nos Estados Unidos e retornar ao país sul-americano já na próxima semana.

Flavio Bolsonaro, senador que representa o estado do Rio de Janeiro, disse em um tweet na terça-feira que o tão esperado retorno de seu pai seria em 15 de março.

No entanto, ele rapidamente apagou o tweet, escrevendo: “Sinto muito pelo post anterior, posso estar sentindo muito a falta dele”.

Ele acrescentou que a data de 15 de março é “provável, mas ainda não confirmada”.

Jair Bolsonaro viajou para a Flórida no final do ano passado, depois de perder a reeleição em outubro e antes de seu mandato terminar em janeiro. Ele permaneceu nos Estados Unidos desde então. Recentemente, ele solicitou um visto de turista após chegar ao país com um visto diplomático.

O ex-presidente de extrema-direita estava fora do país quando seus seguidores invadiram o Congresso, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto em Brasília em 8 de janeiro, enquanto instavam os militares a intervir após a posse do presidente esquerdista Luiz Inácio Lula da Silva.

O incidente seguiu uma campanha de desinformação de meses de Bolsonaro, que lançou dúvidas infundadas sobre o sistema eleitoral.

Depois de inicialmente parecer aceitar sua derrota para Lula, Bolsonaro e seus apoiadores voltaram a alegar que havia deficiências nas urnas que impossibilitavam a validação dos resultados. Eles não forneceram provas para as reivindicações.

Enquanto isso, o Supremo Tribunal disse que está investigando qualquer papel que Bolsonaro possa ter desempenhado nos distúrbios de 8 de janeiro em Brasília.

Até o momento, centenas de pessoas foram presas em conexão com os distúrbios.

Na terça-feira, a polícia federal disse que estava realizando suas últimas batidas em conexão com o incidente. Eles incluíam três mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais e Paraná, de acordo com um comunicado.

As buscas representam a sétima fase de uma operação lançada em meados de janeiro para identificar as pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os distúrbios, segundo a polícia.

As autoridades não revelaram os nomes dos alvos dos ataques de terça-feira, mas disseram que estão sendo investigados por crimes de “abolição violenta do estado de direito, golpe de estado, dano qualificado, associação criminosa, incitamento, destruição e deterioração de propriedade especialmente protegida”. ”.

‘Movimento de direita não está morto’

De sua parte, Bolsonaro, que tem buscado se distanciar dos tumultos, vem provocando repetidas vezes o retorno ao Brasil.

Falando de Orlando, Flórida, ele disse ao The Wall Street Journal em fevereiro que retornaria ao seu país natal em março para liderar a oposição.

“O movimento de direita não está morto e vai viver”, disse Bolsonaro ao jornal, acrescentando que ficou consternado com a violência de 8 de janeiro, mas não acredita que tenha sido uma tentativa de golpe.

Mais recentemente, Bolsonaro falou à NBC News no sábado na Conferência de Ação Política Conservadora em Maryland e disse novamente que planeja retornar ao Brasil em março.

Ele disse que ele e seus aliados estavam “lutando pela investigação” dos distúrbios de 8 de janeiro, que ele alegou terem sido provavelmente realizados por “pessoas da esquerda”.

Ele novamente não forneceu provas para a alegação.

Fonte: www.aljazeera.com

Deixe uma resposta