Mulheres marcham em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em Brasília, Brasil, 8 de março de 2022. O presidente do Brasil, Lula, anunciou medidas na quarta-feira visando promover e proteger as mulheres após anos de contratempos. | Gustavo Moreno/AP See More

O presidente brasileiro Luiz Inácio “Lula” da Silva anunciou medidas para promover e proteger as mulheres após anos de retrocessos atribuídos à ascensão da extrema direita.

Em cerimônia na capital Brasília, na quarta-feira, Lula, como o presidente é universalmente conhecido, apresentou um pacote de mais de 25 medidas, incluindo um projeto de lei que garantiria salários iguais para mulheres e homens nos mesmos cargos.

Ele também anunciou planos de gastar 372 milhões de reais (US$ 72 milhões) para construir abrigos para violência doméstica e 100 milhões de reais (US$ 19,3 milhões) em projetos científicos liderados por mulheres.

Lula expressou sua gratidão às mulheres, cujos votos o ajudaram a derrotar seu antecessor de extrema-direita, Jair Bolsonaro, nas eleições presidenciais de outubro passado.

Na quarta-feira, ele criticou Bolsonaro por tomar decisões políticas que prejudicavam as mulheres brasileiras.

Ladeado por suas ministras no Dia Internacional da Mulher, o presidente disse: “O governo anterior faltou ao respeito quando optou pela destruição de políticas públicas, cortou recursos orçamentários essenciais e motivou tacitamente a violência contra as mulheres”.

Lula também emitiu um decreto garantindo a distribuição gratuita de absorventes menstruais para todas as mulheres pobres e vulneráveis. Bolsonaro vetou legislação semelhante em 2021.

Dos 37 ministros do governo, um recorde de 11 são mulheres. Durante a maior parte de sua gestão, Bolsonaro teve apenas duas mulheres em sua equipe ministerial.

Estrela da Manhã


CONTRIBUINTE

Roger McKenzie


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta