Um idoso vota durante uma eleição para escolher os membros de um Conselho Constitucional que redigirá uma nova proposta de constituição, na antiga estação ferroviária de Mapocho, agora um centro cultural, em Santiago, Chile, domingo, 7 de maio de 2023 | PA

Os comunistas chilenos alertaram que a democracia de seu país está em perigo depois que a direita, incluindo o extremista Partido Republicano, conquistou 33 das 50 cadeiras no órgão que redigirá uma nova constituição.

Os candidatos do Partido Comunista do Chile receberam 8% dos votos nas eleições de domingo, conquistando duas cadeiras na nova Comissão Constitucional.

Na terça-feira, o presidente do Partido Comunista, Guillermo Teillier, disse: “Há um risco para o futuro democrático do país. Nossos vereadores terão que fazer o seu melhor.

“Será uma batalha dura. Estaremos muito atentos à evolução da situação para podermos tomar decisões no decorrer do processo.”

Cabe agora aos comunistas “contribuir com o governo neste momento difícil e contribuir o máximo possível para salvar o programa que a direita pretende afundar definitivamente”, disse.

Teillier apontou que os comunistas “são o terceiro partido mais votado no país, acrescentando: “Isso é notável diante de uma feroz campanha anticomunista, com muito financiamento corporativo e toda uma bateria de comunicação”.

Cerca de 21% dos votos expressos foram descartados como “estragados”. Isso representa um grande número de votos de um total de 15 milhões expressos em um país onde o voto é obrigatório.

Teillier disse que este é “um número considerável que precisa ser observado com cuidado”, acrescentando que “se essas chamadas forças de esquerda tivessem votado com a esquerda, o resultado teria sido diferente”.

A eleição foi vista como uma derrota para o governo de centro-esquerda do presidente Gabriel Boric.

“Não há dúvida de que o governo está em uma situação complicada, mas deve continuar governando, em um esforço conjunto com os partidos”, disse Teillier.

Morning Star é o jornal socialista diário do Reino Unido.

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. No mundo das pessoas, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Roger McKenzie


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta