Um cliente paga com uma nota de 200 pesos (cerca de US$ 10) para comprar carne no Mercado de Medellín, na Cidade do México. | Fernando Llano/AP See More

HAVANA — Os governos de dez países latino-americanos e caribenhos se reunirão na quarta-feira para discutir as melhores formas de enfrentar conjuntamente o flagelo que atinge suas populações da onda inflacionária que assola o mundo.

A reunião é convocada pelo presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador e contará com a presença de representantes dos governos de Cuba, Brasil, Chile, Honduras, Argentina, Colômbia, Bolívia, Belize, São Vicente e Granadinas, representando, além disso, a Comunidade Latino-Americana e Caribenhos (CELAC) e o anfitrião, o México.

Entre as medidas que estão sendo consideradas está o intercâmbio de alimentos, o comércio de alimentos e matérias-primas para enfrentar em conjunto o problema dos altos preços que colocam as pessoas em sérias dificuldades.

É improvável que, para além da necessidade de encontrar soluções para esta grave circunstância, os dirigentes considerem, pelo menos nesta fase, tomar medidas fundamentais como a limitação dos enormes latifúndios que dificultam a produção diversificada e acessível ao campesinato. Tampouco se espera que tomem medidas para evitar que os alimentos sejam considerados apenas mais uma commodity sujeita às oscilações dos preços internacionais e à especulação.

Se não circulam mais informações sobre esta cimeira virtual, é difícil imaginar que os que estão no poder se pronunciarão de forma inequívoca contra as multinacionais que patenteiam sementes e comercializam OGM, encarecendo assim a cadeia alimentar e aumentando o número de agricultores dependência deles.

Não é descabido pensar, no entanto, que as discussões se concentrarão em formas de encurtar o circuito de distribuição, delineando formas de contornar ou pelo menos reduzir o alto custo dos lucros exorbitantes dos atores intermediários, especialmente das grandes redes de supermercados.

Enfrentar a fome e a escassez requer, sem dúvida, uma reforma agrária popular, uma modalidade de economia cooperativa e solidária que priorize as necessidades de quantidade e qualidade de alimentos da população e recompense adequadamente os camponeses e pequenos agricultores pelo esforço de cultivar de forma saudável e abundante o que todos nós precisamos para subsistir.

O Dia Internacional das Lutas Camponesas será comemorado em 17 de abril. Neste dia, a Via Campesina convoca um dia de mobilização global para destacar e denunciar a contínua criminalização, opressão e repressão de camponeses, trabalhadores rurais, mulheres rurais, migrantes, e comunidades negras e indígenas em todo o mundo.

Diante do avanço do capital sobre territórios até recentemente considerados “marginais”, camponeses, indígenas e demais habitantes do campo representam a principal fronteira de resistência ao hidroagroextrativismo das megacorporações transnacionais, diz o texto do apelo lançado pela coligação, que reúne 182 organizações membros em 81 países.

A fome é violência. A soberania alimentar é uma necessidade e um direito humano essencial. Esperemos que os participantes do conclave regional entendam isso.

Pressão


CONTRIBUINTE

Javier Tolcachier


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta