Este é o Editorial da edição atual da luta indígena, jornal publicado pelo líder camponês peruano e ecossocialista Hugo Blanco. Tradução cortesia de Christopher Starr. A biografia de Derek Wall, Hugo Blanco: um revolucionário para a vidaé um excelente relato da luta ao longo da vida de Blanco pelos direitos indígenas.


NOSSA RAZÃO DE SER

Às vezes, somos atingidos pela sensação de relatar a mesma notícia repetidamente. Como a morte de uma criança Kukama envenenada por vazamento de óleo, junto com a memória de outras mortes marcadas pela mesma crueldade obscenamente desumana. A mesma notícia de um rio se enchendo de petróleo bruto ou de um rejeito de mina matando nosso povo. E outro assassinato horrível dentro de uma delegacia de polícia, a multidão de bestas uniformizadas espancando furiosamente crianças vulneráveis, mulheres grávidas e idosos.

Talvez porque a vida do povo nos últimos 530 anos tenha sido de luta, resistindo à morte que vem brandindo e balas.

No entanto, agora estamos bem cientes de que esses ataques do sistema capitalista – poluição, perseguição e prisão – não são incidentes acidentais ou isolados. Ao contrário, são atos planejados e estratégicos de guerra contra o povo, a serviço do crescimento do desenvolvimento capitalista. Ou seja, não para o desenvolvimento de alternativas, mas de lucros cada vez maiores.

O povo Mapuche e as mulheres do Irã, as comunidades do Vale do Cauca na Colômbia, os zapatistas e os imigrantes de pele escura não sofrem danos colaterais, nem são afetados apenas por interesses econômicos. Ao contrário, são alvos militares daqueles que protegem as corporações transnacionais e os bancos que negociam com ouro, gás, madeira, água e colheitas. É tudo sobre dinheiro e poder.

Às vezes o objetivo militar é a consciência do povo, caso em que espalham um monte de mentiras e bobagens que ainda podem acabar convencendo o público. Podemos chegar a acreditar, por exemplo, que é uma boa ideia tornar-se o maior exportador mundial de espargos, levando à eliminação da biodiversidade plantando apenas espargos. A colheita é mantida longe de nós enquanto o povo passa fome em uma paisagem estéril.

Ou pode parecer razoável que as altas montanhas sejam inúteis em seu estado natural, que as águas sejam poluídas para nos tornar o principal exportador de cobre e, novamente, ficamos com a saúde da colina que vem de viver em um ambiente estéril. ambiente.

Tudo isso é para nosso benefício apenas no nome, pois quem lucra com esses serviços não é quem cava e semeia. Ficamos com nada além da terra tornada estéril.

Mais tarde, eles nos dirão que nossos votos são necessários para garantir que tudo isso mude. Teremos que participar das eleições, aderir às campanhas e dar os votos certos. Porém, é difícil acreditar quando sabemos que lá no governo nacional eles levam por centímetros o que se perdeu por quilômetros em nossas florestas.

E é ainda mais difícil quando percebemos que a justiça oficial é apenas mais um mercenário comprado e pago. (Basta ver quantos promotores corruptos estão à solta em Abya-Yala, de mãos dadas com as forças armadas genocidas enquanto estão sob o domínio da mídia servil!)

Os movimentos sociais em defesa de nossos territórios – seja no nível da comunidade, bairro, indivíduo, espiritualidade ou consciência – são a nossa esperança para enfrentar a fome, a doença e a destruição do meio ambiente. E é organizando e compartilhando nossas experiências que podemos passar da reivindicação de nossos direitos à recuperação da autonomia perdida. Existem tantas realidades na luta pela vida quanto paisagens em nossa Mãe Terra. Cada povo tem sua própria altitude, latitude, idioma e história.

No princípio Deus teve facilidade, pois Ele só tinha que criar onde não havia nada. Nós, por outro lado, temos que criar em meio à dor, à alienação e ao desânimo; temos que limpar os rios poluídos enquanto mantemos nossa coragem.

Mas é para isso que estamos aqui, para transformar o mundo e a nós mesmos. O sol e a chuva estarão lá para nós em nossa luta.

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta