O dia 5 de março marcou dez anos desde o falecimento do comandante Hugo Chávez, ex-presidente da Venezuela e pai da Revolução Bolivariana. Chávez foi presidente da Venezuela de 2 de fevereiro de 1999 até sua morte em 5 de março de 2013.

Chávez inaugurou um novo período na história da Venezuela. Por meio de suas políticas sociais e econômicas abrangentes e inclusivas, ele trouxe de volta a dignidade e o orgulho do povo venezuelano e transformou a realidade social do país. Forjou projetos importantes para a unidade e integração latino-americana, como a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América—Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP) e a União de Nações Unidas (UNASUL). Ele morreu aos 58 anos, após uma batalha de dois anos contra o câncer.

T-shirt “Eu sou Chávez”. (Foto: Zoe Alexandra)

No décimo aniversário de sua morte, milhares de venezuelanos saíram às ruas da capital Caracas para homenagear Chávez e ratificar seu compromisso de defender seu legado anti-imperialista e socialista. Trabalhadores, estudantes, membros de organizações políticas, movimentos sociais e sindicatos se reuniram em diferentes pontos de Caracas e marcharam juntos até o Quartel de la Montaña, onde está localizado o mausoléu com os restos mortais de Chávez. Eles entoavam slogans como “Chávez não morreu, ele se multiplicou!”, “Eu sou Chávez” e “Chávez está vivo”.

María Elena Blanco, membro da equipa política do Organismo de Planeamento Urbano da freguesia de Macau, disse Despacho Popular,

As Organizações de Planejamento Urbano de Caracas se orgulham do legado de nosso Presidente Hugo Chávez, continuado por Nicolás Maduro. Somos gratos à Revolução Bolivariana. Como resultado de um desastre natural, nosso Comandante Chávez ordenou que construíssemos nossa própria casa onde houvesse um terreno baldio e assim o fizemos. Hoje é o décimo aniversário da lamentável perda do nosso Comandante, mas para nós ele estará sempre vivo. Para nós, Chávez foi um pai e uma mãe. Sempre nos lembraremos dele.

|  Sou uma jovem chavista Foto Zoe Alexandra |  RM Online

“Sou um jovem chavista”. (Foto: Zoe Alexandra)

Da mesma forma, Yaritza Mota, professora da paróquia 23 de Enero, disse Despacho Popular, “Um dia como hoje, para nós venezuelanos, para nós professores, é um dia inesquecível porque para nós Chávez ainda está vivo, ele ainda está presente”. Ela continuou,

Não podemos esquecer que a Venezuela foi declarada livre do analfabetismo graças à maravilhosa gestão do nosso inesquecível e eterno Comandante Hugo Chávez Frías. Não podemos esquecer que aumentamos as matrículas no ensino fundamental, no ensino médio, no ensino médio e até no nível universitário graças a Chávez e suas políticas, que agora são continuadas pelo presidente Nicolás Maduro. Na Venezuela todo mundo estuda. Na Venezuela, a educação é gratuita e de boa qualidade.

Líderes de toda a América Latina, como o ex-presidente cubano Raúl Castro, o presidente boliviano Luis Arce, o presidente nicaraguense Daniel Ortega, o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas Ralph Gonsalves, o ex-presidente boliviano Evo Morales e o ex-presidente equatoriano Rafael Correa viajaram a Caracas para junte-se aos eventos organizados em homenagem a Chávez.

No Quartel de la Montaña, juntamente com líderes políticos venezuelanos, altos funcionários do governo e autoridades militares, líderes internacionais também colocou flores no túmulo de Chávez.

Encontro Internacional sobre a Importância da Revolução Bolivariana de Chávez

Como parte das atividades para homenagear o líder revolucionário, centenas de líderes de sindicatos e movimentos populares, bem como intelectuais de todo o mundo se reuniram em Caracas para participar do Encontro Internacional sobre a Importância do Pensamento Bolivariano do Comandante Hugo Chávez no século 21. O evento aconteceu entre os dias 3 e 5 de março. Durante o seminário, ativistas e intelectuais refletiram sobre o legado antiimperialista e anticapitalista de Chávez e ratificaram sua vigência no século XXI.

O ativista de solidariedade a Cuba e co-diretor executivo do Fórum dos Povos, Manolo de los Santos, afirmou:

Se queremos celebrar o legado de Chávez e dizer que somos chavistas, devemos fazer uma campanha permanente contra o imperialismo. O planeta enfrenta seu maior dilema. Ou o planeta sobrevive ou sobrevive o imperialismo.

Enquanto isso, Evo Morales destacou,

Fidel e Chávez quebraram esse medo de falar contra o imperialismo, o capitalismo. Para mim, o império está derrotado, foi derrotado pelos povos da América Latina na Guerra Fria.

“O pensamento chavista é a trincheira na luta contra o capitalismo que tenta nos subjugar para saquear nossos recursos naturais”, disse Morales.

|  Manolo de los Santos |  RM OnlineNa cerimônia de encerramento das homenagens dedicadas a Chávez, realizada no teatro Teresa Carreño, em Caracas, o comandante Raúl Castro aplaudiu o espírito revolucionário do povo venezuelano, que tem resistido aos ataques dos Estados Unidos, mantendo-se fiel ao legado de Chávez.

Assistimos às agressões e à guerra econômica para derrubar o processo bolivariano, mas testemunhamos com orgulho que o povo venezuelano sabe defender suas conquistas e não enganou Chávez.

Da mesma forma, o presidente Maduro também enfatizou,

Aplicamos a fórmula de Hugo Chávez em tudo nestes dez anos, foi a fórmula de conectar, mobilizar, ativar a força do povo em todas as conjunturas.

“Sempre com o povo, nunca sem o povo, vá com alegria, esperança, crítica”, disse Maduro.

A Revolução Bolivariana

Chávez, quando foi empossado como presidente da Venezuela, prometeu reformar democraticamente a Constituição de 1961 e lançar as bases para uma nova constituição inclusiva e social. No dia em que tomou posse, iniciou o processo revolucionário e convocou um referendo para a criação de uma Assembleia Nacional Constituinte para redigir uma nova Constituição, baseada nos princípios do Libertador Simón Bolívar: socialismo, nacionalização e economia estatal .

|  Manolo de los Santos |  RM OnlineO plebiscito para a redação de uma nova Constituição foi aprovado por 87% dos votos. Em 15 de dezembro de 1999, foi aprovado com 71% dos votos o projeto de Constituição que estabelecia um novo modelo de Estado social e centrado na população. Também renomeou o país como República Bolivariana da Venezuela.

O governo de Chávez marcou o fim da Quarta República, época marcada pela desigualdade social, políticas econômicas neoliberais e abuso de poder, e o início da Revolução Bolivariana, processo de transformação política, econômica, social e cultural da Venezuela a partir dos pilares de democracia, independência, paz, justiça social e soberania.

Chávez introduziu várias políticas baseadas no acesso da população à alimentação e moradia, saúde e educação gratuitas, promoção de oportunidades de emprego e extensão da seguridade social. Durante seu governo, os índices de fome, pobreza e extrema pobreza reduziram-se em mais de 50% na Venezuela. O ensino superior e o ensino universitário tornaram-se direito de todos os venezuelanos. Por meio de seu programa de habitação social chamado Grande Missão Habitacional da Venezuela (GMVV), até agora mais de 4 milhões de casas foram entregues a pessoas de baixa renda a baixo custo ou gratuitamente, dependendo de sua renda.

Esses programas sociais têm sido sustentados pelo atual governo do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), liderado pelo presidente Maduro, apesar das brutais sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos e seus aliados contra o país.

O povo venezuelano tem defendido a Revolução Bolivariana de Chávez, enfrentando os impactos das cruéis sanções comerciais, econômicas e financeiras impostas pelos Estados Unidos


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta