Manifestantes antigovernamentais entoam palavras de ordem contra a presidente do Peru, Dina Boluarte, às margens do lago Titicaca em Puno, Peru, terça-feira, 7 de março. | Juan Karita / AP

A luta democrática revivida no Peru está em um segundo ato. Houve o golpe parlamentar de 7 de dezembro que derrubou o presidente eleito democraticamente Pedro Castillo e a “Primeira Tomada de Lima” em meados de janeiro, quando peruanos amargurados e excluídos ocuparam Lima e enfrentaram violenta repressão. Então, em 1º de março, os protestos se renovaram quando os habitantes indígenas das regiões do extremo sul do Peru se prepararam mais uma vez para se manifestar em Lima e logo estariam protestando em suas próprias regiões.

A composição da resistência estava totalmente à mostra.

Manifestantes em todo o Peru rejeitavam um presidente substituto e um congresso dominado pela elite e pediam eleições antecipadas e uma nova constituição. Eles pertenciam, em sua maioria, às comunidades aimarás nos distritos ao sul de Lima, estendendo-se desde o Lago Titicaca tanto a oeste quanto a nordeste, até a região dos Andes.

Suas queixas centravam-se em desigualdades de riqueza, governo de uma elite baseada em Lima, meios inadequados para uma vida decente e não reconhecimento de sua autonomia cultural. O apoio deles e de outros peruanos rurais resultou na eleição surpresa do inexperiente Pedro Castillo para a presidência do Peru em 2021. Ele derrotou Keiko Fujimori, filha de um ditador agora preso e favorita dos facilitadores neoliberais do Peru.

Em 1º de março, moradores de províncias próximas à cidade de Puno chegavam a Lima para realizar a chamada “Segunda Onda da Tomada de Lima”. Exigindo a renúncia da presidente de fato, Dina Boluarte, até 4 de março os manifestantes não conseguiram romper as barreiras policiais que cercam os principais prédios do governo. A ação principal, porém, acontecia no epicentro da repressão policial e militar desde que Boluarte assumiu o cargo em 7 de dezembro.

Essa seria a área de Puno, onde a maioria das 60 mortes causadas pela repressão violenta ocorreram, com 19 manifestantes sendo mortos em 9 de janeiro em Juliaca, uma cidade 27 milhas ao norte da cidade de Puno.

Em 5 de março, a violência voltou a acontecer em Juli, uma cidade 58 milhas ao sul de Puno, também às margens do Lago Titicaca. Manifestações e bloqueios de estradas estavam em andamento em toda a região estendida, todos em solidariedade aos protestos simultâneos em Lima. Envolvidos estavam grupos indígenas, organizações de pequenos agricultores e movimentos sociais.

Em julho, os manifestantes, confrontados por unidades militares e policiais à paisana, atearam fogo a prédios do Judiciário e do quartel-general da polícia. As tropas dispararam, tiros saíram de janelas abertas e gás lacrimogêneo foi lançado de um helicóptero; 18 manifestantes ficaram feridos.

Manifestantes bloqueando uma ponte sobre um rio impediram a entrada de tropas na cidade vizinha de Llave. As chuvas causaram inundações e, no processo de atravessar o rio a nado, um deles se afogou e outros cinco desapareceram.

Os manifestantes capturaram 12 soldados; o líder comunitário Nilo Colque indicou que eles foram libertados depois de admitirem ter tentado furar as “greves”, mas também se opuseram às ações dos militares. Colque previu que em breve 30.000 aimaras estariam descendo em Juli e nos centros populacionais próximos.

Ativistas aimaras em Llave anunciaram uma greve de duração indefinida. Um “comitê de luta” em Cusco anunciou o início a partir de 7 de março de uma greve por tempo indeterminado em 10 províncias. O presidente das “Rondas Campesinas” (patrulhas camponesas) nacionais, que representam dois milhões de peruanos ao todo, anunciou uma grande marcha em Lima de todas as regiões marcada para 13 de março.

Enquanto isso, o procurador-chefe do Peru iniciou uma investigação do presidente Boluarte e outros funcionários por crimes de “genocídio, homicídio resultante das circunstâncias e causando ferimentos graves”, que supostamente ocorreram principalmente nas regiões do sul nas semanas imediatamente após sua posse.

Existem estes outros desenvolvimentos:

  • A Suprema Corte do Peru ouviu em 3 de março uma proposta de que a “prisão preventiva do ex-presidente Castillo seja ampliada de 18 para 36 meses. Outro tribunal já havia negado seu recurso de habeas corpus.
  • O Congresso em 6 de março parecia estar prestes a, pela quarta vez, se recusar a antecipar novas eleições presidenciais de abril de 2024 para algum momento de 2013.
  • O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos divulgou um relatório preliminar acusando o novo governo peruano de uso excessivo da força contra os manifestantes.
  • Os resultados das pesquisas atualmente apontam para um lado: 77% dos peruanos rejeitam o governo de Dina Boluarte, 70% dizem que ela deveria renunciar, 90% denunciam o Congresso do Peru. 69% são a favor de antecipar as eleições gerais para 2023 e 58% apoiam as manifestações. A maioria dos que compõem essas maiorias vive em áreas rurais, de acordo com o relatório.

Os lados opostos no conflito peruano estão em um impasse. Powerbrokers atualmente carecem de um governo capaz – por mais disposto que seja – de fornecer estrutura e organização adequadas para proteger seus interesses políticos e econômicos.

Os peruanos marginalizados não têm nenhuma experiência histórica efetiva a partir da qual a liderança e as estratégias revolucionárias possam ter se desenvolvido, de modo que agora possam ter direção e foco. O movimento popular de lá não teve a mesma sorte de seus equivalentes em Cuba, Venezuela e Nicarágua.

Agora, o governo dos Estados Unidos se intromete nesse estado de equilíbrio precário do Peru. E não surpreendentemente: há muito tempo se intromete militarmente e está competindo com a China economicamente.

Falando em 1º de março, o Departamento de Estado Ned Price insistiu que, no Peru, “nossos diplomatas não tomam partido em disputas políticas… Eles reconhecem que essas são decisões soberanas”. Ele acrescentou que os Estados Unidos apóiam “a constituição do Peru e os processos constitucionais do Peru”.

Mas a intervenção política já estava na agenda. Em 28 de fevereiro, o secretário adjunto de Estado, Brian Nichols, instou o Congresso do Peru a acelerar as eleições antecipadas e o presidente do Peru a encerrar prontamente a crise causada pelo “autogolpe” do ex-presidente Castillo – seja lá o que for.

O People’s World tem um enorme desafio pela frente – arrecadar $ 200.000 de leitores e apoiadores em 2023, incluindo $ 125.000 durante a campanha de arrecadação de fundos, que vai de 1º de fevereiro a 1º de maio.

Por favor, doe para ajudar o People’s World a atingir nossa meta de $ 200.000. Agradecemos o que puder doar: $ 5, $ 10, $ 25, $ 50, $ 100 ou mais.


CONTRIBUINTE

WTWhitney Jr.


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta