Greta Thunberg
O LIVRO DO CLIMA
Os fatos e as soluções

PenguinRandomHouse, 2023

revisado por Jeremy Williams

O último livro com o nome de Greta Thunberg era um pequeno volume de discursos que você poderia ler em uma hora. Ela é uma boa escritora e estou ansioso por algo mais substancial. Bem, seria isso: um tomo de 446 páginas com o título ousadamente definitivo O Livro do Clima.

A mensagem de Thunberg sempre foi ouvir a ciência, e isso é algo que ela colocou em prática aqui. “Decidi usar minha plataforma para criar um livro baseado na melhor ciência disponível atualmente – um livro que cobre a crise climática, ecológica e de sustentabilidade de forma holística”, escreve Thunberg. “Minha esperança é que este livro seja algum tipo de fonte para entender essas crises diferentes e intimamente interconectadas.”

Thunberg desempenha um papel editorial aqui e direciona nossa atenção para cientistas, ativistas, economistas e outros através de uma série de capítulos curtos em uma estrutura direta:

  • como funciona o clima
  • Como nosso planeta está mudando
  • Como isso nos afeta
  • O que fizemos sobre isso
  • O que devemos fazer agora

Existem cerca de 100 ensaios nessas cinco partes, e é um verdadeiro quem é quem no mundo do clima. A ciência vem de Johann Rockstromm em pontos críticos, Zeke Hausfather em emissões de metano, Friederike Otto em clima. Michael Mann. Catarina Hayhoe. Você quer uma perspectiva econômica? Aqui está Nicholas Stern, Thomas Picketty ou Kate Raworth. Alguma reflexão cultural? Que tal Margaret Atwood e Amitav Ghosh? Existem tomadas ativistas de Naomi Klein, Erica Chenoweth, George Monbiot. E como sempre, Thunberg está de olho na justiça e nos impactos globais das mudanças climáticas, então Hindu Oumarou Imbrahim escreve do Sahel, Sunita Narain da Índia, Sonia Guajajara da Amazônia e Elin Anna Labba relata do próprio povo indígena Sami da Suécia.

Entre os mais de 100 colaboradores, a própria voz de Thunberg fornece uma linha completa de comentários. Seus ensaios introduzem seções e ligam as coisas, com toda a sua urgência habitual, clareza moral e rejeição implacável de qualquer um que pense que o mundo está fazendo o suficiente.

O livro é muito, é justo dizer. Está na minha estante e na mesinha de centro desde dezembro. Em parte, demorou um pouco para ler porque é muito pesado para levá-lo comigo e ler em qualquer lugar. Este é um livro de capa dura do tamanho de um dicionário ou livro didático, o que é justo o suficiente para o que está tentando fazer.

Também é uma leitura lenta porque há muita informação. Especialistas globais em seus assuntos obtêm três ou quatro páginas para destilar o trabalho de uma vida, e então você vira a página e é a vez de outra pessoa. Ler o livro de uma só vez provavelmente não vai tirar o melhor proveito dele. Mas se você lesse dois ou três ensaios por dia durante dois meses, teria uma compreensão realmente sólida de onde estamos e como tudo funciona. Você entenderia a ciência, as consequências da inação, os impactos e as injustiças, e o que poderíamos fazer sobre tudo isso.

Se você deseja um livro sobre clima para resumir todos eles, é isso. Vamos colocá-lo em todas as bibliotecas escolares do país.


Repostado, com permissão, do blog de Jeremy Williams O Relatório Terrestre.

Fonte: climateandcapitalism.com

Deixe uma resposta