Kurt Campbell foi um dos arquitectos da agressiva política anti-China de “pivô para a Ásia” da administração Obama. Agora, Biden quer nomeá-lo Secretário de Estado Adjunto dos EUA para Assuntos do Leste Asiático e Pacífico. | Lai Seng Sin/AP

O presidente Joe Biden escolheu Kurt Campbell, coordenador do Conselho de Segurança Nacional para a Ásia de seu governo, para vice-secretário de Estado. Se o Senado confirmar Campbell, ele será o mais recente numa linha de responsáveis ​​norte-americanos que deveriam servir como diplomatas, mas que em vez disso travam a guerra apoiados por traficantes de armas e empresas de combustíveis fósseis.

As preocupações sobre o gabinete de Biden estar repleto de indivíduos com ligações ao complexo militar-industrial, como Lloyd Austin e Antony Blinken, são ainda mais enfatizadas pela inclusão de Campbell. A sua formação revela uma história de pensamento estratégico no domínio da guerra e um foco particular no desenvolvimento de estratégias relativas à China. Em 2007, Campbell cofundou o Centro para uma Nova Segurança Americana (CNAS) ao lado de Michele Flournoy.

O CNAS, sendo um think tank com notável influência na defesa e na política externa, torna-se um ponto focal de críticas devido à sua associação com influentes fabricantes de armas e gigantes financeiros. A lista de doadores do CNAS, que inclui nomes proeminentes no tráfico internacional de armas, como a Lockheed Martin e a Northrop Grumman, levanta questões sobre potenciais conflitos de interesses e a influência do complexo militar-industrial nas decisões políticas.

Além disso, o apoio financeiro de grandes empresas como a JP Morgan Chase e a Exxon Mobil acrescenta outra camada de preocupação, sugerindo uma convergência de interesses entre o sector da defesa e entidades económicas poderosas.

O facto de o CNAS ter defendido activamente a continuação da guerra dos EUA no Iraque durante a administração Obama é um excelente exemplo de como os indivíduos e instituições dentro do complexo militar-industrial exercem uma influência significativa sobre as decisões políticas.

Além disso, qualquer pessoa que investe na ideia de diplomacia deveria estar muito preocupada com a revelação de que o CNAS realiza regularmente simulações de jogos de guerra envolvendo os EUA e a China. Estes jogos de guerra implicam um foco na preparação para potenciais conflitos, levantando preocupações sobre a direcção da política externa dos EUA, particularmente em relação à China.

A influência de Campbell na política externa dos EUA, particularmente em relação à Ásia e ao Pacífico, tem sido substancial, remontando ao seu papel como secretário de Estado adjunto de Obama para os assuntos da Ásia e do Pacífico em 2009. Durante este tempo, ele elaborou o “pivô para a Ásia”. ”, uma iniciativa estratégica destinada a aumentar o domínio dos EUA na região, com foco específico no combate à China.

A articulação envolveu uma abordagem multifacetada, incluindo o aumento do envio de tropas, o estabelecimento de bases militares em locais-chave como a Austrália, as Filipinas e Guam, e o envio de navios de guerra dos EUA para o Mar do Sul da China. Além disso, a iniciativa endossou a remilitarização do Japão, sinalizando um esforço concertado para fortalecer alianças e projectar poder militar na região.

Ao ingressar na administração Biden, Campbell continuou a defender políticas destinadas a conter a China. A sua ênfase na expansão de alianças militares sugere um compromisso na construção de uma coligação de nações alinhadas contra a “influência chinesa”. A posição de Campbell sobre punir a China pelo não cumprimento da hegemonia dos EUA sublinha a natureza conflituosa da sua abordagem e levanta questões sobre o potencial de aumento de tensões entre as duas potências globais.

Além disso, o apelo de Campbell ao desenvolvimento e implantação de capacidades militares mais avançadas, incluindo mísseis balísticos de longo alcance, submarinos com mísseis guiados e armas de ataque de alta velocidade, assinala um compromisso em reforçar a presença militar dos EUA na região. Estas tecnologias não são apenas indicativas de uma postura militar mais agressiva, mas também sublinham um foco nas capacidades estratégicas dirigidas directamente a Pequim. A ênfase nas capacidades de ataque de precisão e na guerra submarina realça o desejo de contrariar os avanços militares da China e de estabelecer uma dissuasão credível.

Com poderes no Departamento de Estado, as políticas de Campbell significariam um desastre para as comunidades na Ásia-Pacífico que enfrentam a repressão e os abusos dos direitos humanos ligados ao militarismo dos EUA. A sua nomeação também aumentaria a probabilidade de confronto violento com a China. Devemos restabelecer a diplomacia e continuar a exigir a paz, convocando estes fomentadores da guerra no Departamento de Estado disfarçados de diplomatas.

Ambos os principais partidos dos Estados Unidos clamam pela guerra com a China e, sem defensores racionais e orientados para a paz no nosso Departamento de Estado, estão a preparar o terreno para tal guerra. Campbell não serve as necessidades e desejos das pessoas e do planeta, mas sim a ganância da economia de guerra.

É hora de levarmos a paz a sério e rejeitarmos entrar em outra guerra – devemos rejeitar um Departamento de Estado dirigido por fomentadores da guerra. Devemos rejeitar a nomeação de Kurt Campbell por Biden como novo vice-secretário de Estado.

Tal como acontece com todos os artigos de opinião publicados pela People’s World, as opiniões aqui refletidas são as dos autores.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das Pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das Pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Cale Holmes

Melissa Garriga


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta