A saúde do presidente tem sido motivo de preocupação nos últimos anos, depois que ele foi diagnosticado com câncer na garganta em 2011.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, adiou indefinidamente sua viagem à China e conversas importantes com o presidente Xi Jinping para que ele possa se recuperar de uma pneumonia, informou o palácio presidencial.

O líder esquerdista, de 77 anos, deu entrada em um hospital da capital, Brasília, com sintomas gripais e foi diagnosticado com “broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A”, informou o palácio em comunicado.

O estado de saúde de Lula foi reavaliado no sábado e, apesar da melhora, ele foi aconselhado a “adiar a viagem à China até que termine o ciclo de transmissão viral”, diz o comunicado.

O governo informou as autoridades chinesas e as informou sobre o desejo de Lula de reagendar a visita, informou o palácio.

Lula, que sucedeu o líder de extrema-direita Jair Bolsonaro no início do ano, esperava usar a viagem na próxima semana para recuperar o papel de seu país na diplomacia global. Esperava-se que as discussões em Pequim se concentrassem no reforço do comércio e na guerra na Ucrânia.

Lula derrotou Bolsonaro por pouco na eleição de outubro para ganhar um terceiro mandato presidencial sem precedentes, após um hiato que o levou a passar um ano e meio atrás das grades por acusações de corrupção, que mais tarde foram anuladas.

Com apenas três meses de mandato – ele já visitou a Argentina e os Estados Unidos –, a viagem de seis dias à China, maior parceiro comercial do Brasil, foi vista como fundamental para Lula.

Lula aproximou o Brasil da China e viajou duas vezes a Pequim durante seus dois mandatos presidenciais anteriores, de 2003 a 2010.

Isso marca um afastamento da política externa do Brasil sob Bolsonaro, que mostrou pouco interesse em assuntos internacionais ou viagens ao exterior.

Uma delegação de ministros, senadores, parlamentares e centenas de empresários havia sido designada para acompanhar o presidente.

A saúde de Lula tem sido motivo de preocupação nos últimos anos.

Em novembro, Lula fez uma cirurgia para retirar uma lesão nas cordas vocais.

Em 2011, o presidente foi diagnosticado com câncer na garganta, pouco depois de deixar a presidência. Ele entrou em remissão após passar por tratamento.

Fonte: www.aljazeera.com

Deixe uma resposta