Manifestantes se opõem ao esquema de aposentadoria de Macron em Paris, sábado, 18 de março de 2023. | Lewis Joly / AP

Os comunistas franceses disseram no sábado que “podem ganhar definitivamente” um voto de desconfiança no governo do presidente Emmanuel Macron.

O voto de confiança de segunda-feira foi adiado depois que Macron decidiu forçar a aprovação de sua impopular legislação previdenciária, em vez de arriscar uma derrota na Assembleia Nacional na última quinta-feira.

O projeto de lei, que aumenta a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos, provocou mais protestos furiosos em toda a França no fim de semana.

As manifestações ocorreram nas principais cidades, incluindo Nantes e Marselha, onde os manifestantes passaram pela polícia para ocupar a principal estação ferroviária.

Em Paris, a polícia proibiu reuniões na Champs-Elysées e na Place de la Concorde, onde manifestantes jogaram uma efígie de Macron em uma fogueira na sexta-feira.

“O governo deveria mudar de posição e ouvir o povo porque o que está acontecendo é gravíssimo. E estamos vendo uma radicalização”, disse a psicóloga Isabelle Vergriette.

Se você gosta de ler People’s World e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um sustentador mensal hoje.

A greve dos trabalhadores do saneamento de Paris deixou pilhas de lixo em toda a capital francesa.

Emmanuelle Pierre-Marie, prefeita do 12º arrondissement da cidade, disse: “O desperdício de alimentos é nossa prioridade porque é o que traz as pragas à superfície.

“Assim que tivermos um caminhão de lixo [garbage truck] disponíveis, damos prioridade aos locais mais interessados, como mercados de alimentos.”

A polícia obrigou os trabalhadores do saneamento a limpar alguns distritos, mas ainda há montes de lixo.

Mais greves estão planejadas para segunda-feira em vários setores, do transporte público à energia.

A Confederação Geral do Trabalho (CGT), de esquerda, alertou que pelo menos duas refinarias de petróleo devem ser fechadas a partir de amanhã.

O secretário-geral do Partido Comunista, Fabien Roussel, disse: “A constituição é clara: uma lei é adotada a menos que uma moção de censura, apresentada nas 24 horas seguintes, seja aprovada”.

Ele pediu a todos os partidos de oposição que votem contra o governo, dizendo: “Na segunda-feira, podemos vencer com certeza”.

Histórias relacionadas:

> Ditador? Comunistas franceses criticam Macron por impor lei de pensões sem votação

> Lixo se acumula nas ruas de Paris enquanto Macron se prepara para destruir a aposentadoria dos trabalhadores

> Trabalhadores em greve paralisam a França para protestar contra o aumento da idade de aposentadoria

Estrela da Manhã

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. Antes de ir, por favor, apoie o grande jornalismo da classe trabalhadora e pró-pessoas doando para o People’s World.

Não somos neutros. Nossa missão é ser a voz da verdade, da democracia, do meio ambiente e do socialismo. Acreditamos nas pessoas antes dos lucros. Então, tomamos partido. Seu!

Somos parte da mídia pró-democracia que contesta o vasto ecossistema de propaganda da mídia de direita, fazendo lavagem cerebral em dezenas de milhões e colocando a democracia em risco.

Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. No People’s World, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos.

Mas precisamos da sua ajuda. É preciso dinheiro – muito dinheiro – para produzir e cobrir histórias exclusivas que você vê em nossas páginas. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler o People’s World e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje.


CONTRIBUINTE

Roger McKenzie


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta