Lula condenou os esforços ocidentais para fornecer armas à Ucrânia, uma posição que a Rússia elogiou em meio à sua invasão.

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, cuja posição sobre a invasão da Ucrânia por Moscou gerou consternação nos Estados Unidos e em outros lugares, se reuniu com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.

Lavrov chegou à capital Brasília na segunda-feira, onde discutiu temas como comércio e a guerra da Rússia na Ucrânia com integrantes do governo Lula.

“Agradecemos aos nossos amigos brasileiros pela clara compreensão da gênese da situação [in Ukraine]. Somos gratos por seu desejo de contribuir para encontrar maneiras de resolver esta situação”, disse Lavrov a repórteres após uma reunião com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.

Buscando capitalizar a tradição brasileira de não-intervenção e diplomacia aberta, Lula se apresentou como um intermediário para negociações de paz para acabar com o conflito na Ucrânia, que começou quando a Rússia invadiu seu vizinho em fevereiro de 2022.

Mas ele irritou Washington e outros afirmando que várias partes são culpadas pela guerra na Ucrânia e que os EUA “encorajaram” a guerra enviando armas ao governo do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, ecoando as posições assumidas por Moscou e Pequim.

Na segunda-feira, o porta-voz da Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, chamou os comentários de Lula, de 77 anos, de “simplesmente equivocados”.

Em Brasília, um punhado de manifestantes carregava cartazes condenando a visita de Lavrov e a invasão da Rússia.

A posição de Lula destacou uma divisão entre os aliados ocidentais da Ucrânia e outros países que não querem escolher entre as relações com a Rússia e os EUA, e se recusaram a se distanciar de Moscou.

No ano seguinte à invasão da Ucrânia, por exemplo, a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) votou uma série de resoluções para lidar com a violência, incluindo um apelo para que a Rússia retirasse suas forças armadas e uma resolução para condenar a anexação de território.

Mas alguns dos países mais populosos do mundo – incluindo China, Índia e Brasil – se abstiveram de votar em alguns casos.

Um exemplo veio em 7 de abril de 2022, quando a Assembleia Geral aprovou uma resolução para suspender a Rússia do Conselho de Direitos Humanos da ONU, com 93 votos a favor. Mas 58 países se abstiveram e outros 24 votaram contra a proposta. O Brasil estava entre as abstenções.

Estados como o Brasil também recusaram pedidos para fornecer assistência militar à Ucrânia ou cortar o comércio com a Rússia.

Alguns economistas veem o isolamento econômico da Rússia sob as sanções ocidentais como uma oportunidade para fortalecer as relações econômicas. E em 2022, o Brasil registrou um recorde de US$ 9,8 bilhões no comércio bilateral com a Rússia.

Na segunda-feira, Lavrov e Vieira discutiram planos para aumentar as exportações brasileiras de carne para a Rússia e as importações de fertilizantes para os agricultores brasileiros.

Na semana passada, Lula viajou à China para se encontrar com o presidente Xi Jinping em uma tentativa de fortalecer as relações econômicas. A China também ofereceu apoio à Rússia durante sua guerra na Ucrânia.

Em declarações aos jornalistas ao voltar de viagem, Lula disse que o Brasil está “tentando formar um grupo de países sem envolvimento na guerra, que não quer a guerra e defende a paz mundial para ter uma discussão tanto com a Rússia quanto com a Ucrânia ”.

Os países ocidentais ficaram irritados com tais comentários, que eles veem como uma recusa em condenar a clara violação da lei internacional por parte da Rússia.

“Nesse caso, o Brasil está repetindo a propaganda russa e chinesa sem olhar para os fatos”, disse Kirby a repórteres na segunda-feira, descartando os comentários recentes de Lula como “profundamente problemáticos”.

Fonte: www.aljazeera.com

Deixe uma resposta