Palestinos choram depois de dar a última olhada no corpo de Hamza al-Ashqar, 17, durante seu funeral no campo de refugiados de Askar, perto da cidade de Nablus, na Cisjordânia, em 7 de fevereiro de 2023. O Ministério da Saúde palestino diz que tropas israelenses mataram o adolescente, que morreu com um tiro na cabeça durante uma invasão. | Majdi Mohammed / AP

O ministro das Relações Exteriores da China disse a seus colegas israelenses e palestinos que seu país está pronto para ajudar a facilitar as primeiras negociações de paz entre os dois lados em mais de uma década.

Em telefonemas separados para as duas autoridades na segunda-feira, Qin Gang expressou a preocupação da China com a intensificação das tensões entre Israel e os palestinos e seu apoio à retomada das negociações de paz, disse o Ministério das Relações Exteriores em comunicados divulgados no final do mesmo dia.

No mês passado, Arábia Saudita e Irã fecharam um acordo mediado pela China para restabelecer relações diplomáticas cortadas em 2016. Isso aumenta as chances de um novo processo de paz na guerra do Iêmen, que foi um conflito por procuração entre as duas nações.

Qin enfatizou em suas conversas com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, que a Arábia Saudita e o Irã deram um bom exemplo de superação de diferenças por meio do diálogo, disse o comunicado. Ele disse a Cohen que Pequim encoraja Israel e os palestinos a mostrar coragem política e tomar medidas para retomar as negociações de paz.

“A China está disposta a fornecer conveniência para isso”, disse ele.

Cohen expressou o compromisso de seu país em reduzir as tensões, mas disse que o problema parece ser difícil de resolver no curto prazo, disse o comunicado do Ministério das Relações Exteriores da China.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel disse que os dois diplomatas discutiram “a importância de manter a calma no Monte do Templo, particularmente nos últimos dias do Ramadã”, o mês sagrado muçulmano, mas não fizeram menção a negociações de paz com os palestinos.

Qin também disse ao ministro das Relações Exteriores da Palestina, Riyad al-Maliki, que a China está disposta a desempenhar um papel ativo na retomada das negociações, disse um segundo comunicado.

Este mês, a violência em Israel e na Cisjordânia aumentou, desencadeada por uma batida policial israelense no local sagrado mais sensível de Jerusalém, o complexo que abriga a Mesquita Al-Aqsa.

Estrela da Manhã

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. Antes de ir, por favor, apoie o grande jornalismo da classe trabalhadora e pró-pessoas doando para o People’s World.

Não somos neutros. Nossa missão é ser a voz da verdade, da democracia, do meio ambiente e do socialismo. Acreditamos nas pessoas antes dos lucros. Então, tomamos partido. Seu!

Somos parte da mídia pró-democracia que contesta o vasto ecossistema de propaganda da mídia de direita, fazendo lavagem cerebral em dezenas de milhões e colocando a democracia em risco.

Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. No People’s World, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos.

Mas precisamos da sua ajuda. É preciso dinheiro – muito dinheiro – para produzir e cobrir histórias exclusivas que você vê em nossas páginas. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler o People’s World e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje.


CONTRIBUINTE

Roger McKenzie


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta