A mensagem do Presidente Mattarella contra a violência policial perpetrada contra os estudantes pacifistas em Pisa não foi a sua primeira, mas foi invulgar em termos das palavras duras que empregou. O presidente “apontou” ao ministro do Interior Piantedosi que “a autoridade das forças da lei e da ordem não é medida pelos seus bastões, mas pela capacidade de garantir a segurança e ao mesmo tempo proteger a liberdade de expressar publicamente opiniões”.

Ele terminou nos termos mais claros:

Os bastões contra os jovens são uma expressão de fracasso.

Este é um aviso profundo, dirigido ao Ministério do Interior, à polícia, ao governo em geral (no mesmo dia em que Meloni assumiu a liderança do G7 em Kiev) e à Lega em particular, cujos representantes tentaram descaradamente justificar a intervenções policiais violentas e não provocadas que ocorreram em Pisa e Florença.

O primeiro episódio foi particularmente flagrante, pois envolveu estudantes do ensino médio e universitários totalmente pacíficos, que até levantaram as mãos, foram conduzidos a um pequeno beco e espancados até virarem polpa. A contagem final foi de 13 feridos, oito deles menores, e vários detidos. A razão oficial apresentada para a acusação policial foi impedir a tentativa dos manifestantes (200 pessoas no total) de chegar à Piazza dei Cavalieri sem autorização para o seu protesto. O dia terminou com um contraprotesto de 10 mil pessoas na mesma praça, desta vez em solidariedade aos detentores dos bastões.

A FdI, através de uma nota da sua assessoria de imprensa, rejeitou qualquer responsabilidade, numa espécie de resposta a Mattarella: “A esquerda que apoia pessoas violentas é a causa dos motins que temos testemunhado”. O vice-primeiro-ministro Tajani também reagiu, embora em tom mais diplomático:

Piantedosi conduzirá uma revisão, mas as autoridades policiais não serão afetadas.

O chefe da polícia de Pisa, Vittorio Pisani, também prometeu uma revisão do ocorrido:

Nossos diretores conduziram operações que deverão ser analisadas individualmente e revisadas de forma escrupulosa e transparente.

O Ministério Público de Pisa também abriu processo sobre as ações policiais em questão, tendo a investigação sido confiada aos Carabinieri. Actualmente, o seu trabalho consiste em ver os numerosos vídeos e fotografias da manifestação, a fim de avaliar se o uso da força pelos agentes foi ou não proporcional ao curso dos acontecimentos. A sede da polícia já apresentou relatório próprio ao Ministério Público, acompanhado dos vídeos filmados pelos agentes da segurança especial do DIGOS.

O primeiro e mais frágil elo da cadeia de comando é Sebastiano Salvo, Comissário da Polícia de Pisa desde o Verão passado, que passou quase toda a sua carreira em Génova, onde estava em serviço desde a época dos protestos do G8 em 2001. Ele nunca esteve envolvido em inquéritos ou foi suspeito de ter desempenhado um papel na violência policial daquela época; pelo contrário, foi nomeadamente um dos poucos agentes da polícia no activo que falou publicamente sobre os acontecimentos dramáticos de há 23 anos, criticando as acções da polícia. No entanto, no domingo, duzentos ultras já pediram que ele “fosse embora”, manifestando-se nas ruas da cidade antes do jogo entre Pisa e Veneza.

No entanto, é claro que o próprio ministro do Interior, Matteo Piantedosi, está na mira, entre as questões parlamentares, os apelos urgentes à sua demissão e as palavras acusadoras de Mattarella. Ele também tem experiência como prefeito, então deve ter alguma noção de como os protestos públicos são administrados. É verdade que o número de manifestações se multiplicou desde a escalada da situação no Médio Oriente, mas também é verdade que passaram quase seis meses desde 7 de Outubro e, mesmo no meio de todos os inúmeros decretos, ninguém no Ministério do Interior parece ter pensei numa estratégia para a ordem pública ou nas regras de combate que a polícia deve seguir. Este é um detalhe significativo.

Igualmente significativa é a opinião do Procurador Adjunto de Génova, Enrico Zucca, que falou de “violência selectiva” por parte das agências de aplicação da lei:

Isto é usado contra estudantes que se manifestam por causas que a maioria não gosta, mas não é usado contra aqueles que se manifestam por outras causas que não são percebidas negativamente, mesmo que estes últimos não respeitem as regras.

Poderíamos abrigar suspeitas inquietantes ao olharmos para a sequência de acontecimentos dos últimos dias: na quarta-feira, durante o período de perguntas na Câmara, o ministro da Justiça, Nordio, mudou de posições anteriores e concordou que deveria haver uma revisão do crime de tortura com com o objectivo de clarificar o quadro jurídico relativo às operações policiais. Depois, na sexta-feira, a polícia interveio com violência com cassetetes contra os estudantes.

Na segunda-feira, às 18h30, em frente à Ópera de Roma, a Rede de Estudantes do Ensino Médio do Lácio convocou um protesto de solidariedade aos agredidos, a pouca distância do Ministério do Interior. Entre outros, a ANPI, a ARCI, a CGIL e a secção romana do PD anunciaram a sua participação.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta