Maha Abu Kuwaik ajuda seu sobrinho, Omar Abu Kuwaik, de 4 anos, a colocar seu novo braço protético no Hospital Infantil Shriners em 28 de fevereiro de 2024, na Filadélfia. | Peter K. África / AP

NOVA IORQUE (AP) – Omar Abu Kuwaik está longe de sua casa em Gaza. Os pais e a irmã do menino de 4 anos foram mortos em um ataque aéreo israelense, quando ele perdeu parte do braço.

Ele é um dos sortudos.

Através dos esforços de familiares e estranhos, Omar foi levado para fora de Gaza e para os Estados Unidos, onde recebeu tratamento, incluindo uma prótese de braço. Ele passava os dias em uma casa administrada por uma instituição de caridade médica na cidade de Nova York, acompanhado por sua tia.

Foi uma pequena medida de graça num mar de turbulência para ele e sua tia, Maha Abu Kuwaik, enquanto olhavam para um futuro incerto. A dor e o desespero daqueles que ainda estão presos em Gaza nunca estão longe.

Abu Kuwaik está feliz por poder fazer isto pelo filho do seu amado irmão, que ela agora considera o seu quarto filho.

Mas foi uma escolha terrível. Ir com Omar significava deixar o marido e os três filhos adolescentes para trás num amplo acampamento na cidade de Rafah, no extremo sul de Gaza. Com Israel a realizar ataques em áreas onde ordenou aos civis que se abrigassem, incluindo Rafah, Abu Kuwaik sabe que poderá nunca mais ver a sua família.

“Meus filhos amam muito Omar”, disse ela. “Eles me disseram: ‘Não somos mais crianças. Vá, deixe Omar ser tratado. É o que é melhor para ele. É sua única chance.’”

A família de Omar Abu Kuwaik no campo de refugiados de Bureij, em Gaza. A partir da esquerda estão a mãe de Omar, Azhaar Atef Aboul Eish, que segura Omar; seu pai, Hazem Abu Kuwaik; e irmã, Yasmeen Abu Kuwaik. Em 6 de dezembro de 2023, os pais e a irmã de Omar foram mortos em um ataque aéreo israelense. | Maha Abu Kuwaik via AP

Omar costumava ser um menino extrovertido, disse ela, e é inteligente como seu falecido pai, que era engenheiro. Agora ele é frequentemente retraído e começa a chorar facilmente. Ele se pergunta por que eles não têm uma casa como as crianças que ele vê no YouTube.

Faça uma pergunta a Omar e ele cobre os ouvidos com a mão direita e o coto do braço esquerdo, declarando: “Não quero falar”.

“O jardim de infância foi bom”, ele finalmente admite, “e fiquei feliz no primeiro dia”. Ele começou a estudar poucas semanas antes do início da guerra. Mas ele diz que não quer mais ir ao jardim de infância porque tem medo de sair do lado da tia.

No entanto, seu voo para Nova York pode ter lhe proporcionado um novo sonho.

Quer ser piloto

“Quando eu crescer, quero ser piloto”, disse Omar, “para poder levar as pessoas a lugares”.

Omar foi a primeira criança palestina de Gaza acolhida pelo Fundo Global de Ajuda Médica. A fundadora da instituição de caridade de Staten Island, Elissa Montanti, passou um quarto de século recebendo cuidados médicos gratuitos para centenas de crianças depois que perderam membros em guerras ou desastres, inclusive no Iraque e no Afeganistão.

Cada criança começou como uma estranha. Cada um se juntou ao que ela chama de “família global” e retornará aos EUA para obter novas próteses à medida que seus corpos crescerem. Sua instituição de caridade patrocina tudo, exceto o tratamento médico, que é doado principalmente pelo Hospital Infantil Shriners da Filadélfia.

Quando a guerra em Gaza eclodiu em Outubro, Montanti sabia que tinha de ajudar. “Mas, francamente, eu disse: ‘Como? Como vou tirar essas crianças de lá se elas nem conseguem sair de Gaza?’”

Montanti nunca tinha posto os olhos em Omar, mas entendia que crianças como ele eram gravemente feridas todos os dias.

A ronda mais mortal do conflito israelo-palestiniano em décadas segue-se a muitos anos de repressão dos palestinianos e ao esmagamento dos seus direitos pelos governos israelitas com o apoio dos Estados Unidos. Em 7 de outubro, militantes do Hamas atacaram Israel, matando 1.200 civis no sul do país, segundo Israel, que usou esse ataque como desculpa para cometer o que equivale ao pior genocídio deste século, o massacre de pelo menos 30.000 pessoas em Gaza e o ferido de mais do dobro desse número. Israel não admite qualquer culpa nas décadas de crimes cometidos contra os palestinianos antes do ataque do Hamas.

Israel devastou grande parte de Gaza. Em menos de cinco meses de guerra, os militares de Israel criaram uma crise humanitária surpreendente e 80% dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza fugiram das suas casas. Uma avaliação sugere que metade dos edifícios do enclave costeiro foram danificados ou destruídos.

Pessoas vasculham os escombros da casa da família de Omar depois que ela foi destruída por um ataque aéreo israelense em 6 de dezembro de 2023. Embora seus pais e irmã tenham sido mortos por Israel, Omar, de 4 anos, foi retirado vivo dos escombros e levado para o EUA, onde recebeu tratamento. | Cortesia de Maha Abu Kuwaik via AP

O número de pessoas mortas em Gaza subiu para mais de 30 mil na quinta-feira, com mais de 70 mil feridos, disse o Ministério da Saúde. Mulheres e crianças representam cerca de dois terços dos mortos.

Duas semanas após o início da guerra, a família de Omar escapou por pouco da morte. Minutos antes de ser destruído por um ataque aéreo israelense, eles evacuaram o apartamento na Cidade de Gaza que haviam comprado meses antes. A família de sua tia saiu correndo do prédio ao lado. Também foi bombardeado.

Sem teto, apenas com a roupa do corpo, as famílias se separaram para ficar com pessoas diferentes.

No dia 6 de Dezembro, dois ataques aéreos israelitas atingiram a casa dos avós de Omar, no campo de refugiados de Nuseirat, no centro de Gaza. A explosão arrancou a pele de seu rosto, expondo camadas rosadas salpicadas de lacerações profundas. Seu braço esquerdo não pôde ser salvo abaixo do cotovelo. Seus pais, irmã de 6 anos, avós, duas tias e um primo foram mortos.

Preso sob os escombros

Omar ficou preso sob os escombros enquanto as equipes de resgate cavavam com as mãos o concreto enegrecido pela fuligem. Finalmente alcançaram seu corpinho, ainda quente, sangrando, mas de alguma forma vivo, e o levaram para um lugar seguro. Ele foi o único sobrevivente

Com o passar das semanas, Omar ficou deitado numa cama no corredor do hospital com o braço envolto em bandagens – mesmo quando a mente de seu filho de alguma forma imaginava que ele poderia voltar a crescer. O sistema de saúde em colapso em Gaza só poderia fornecer cuidados rudimentares para as queimaduras na perna e no tronco.

“A nossa opinião era que qualquer lugar é melhor para ele do que estar em Gaza”, disse Adib Chouiki, vice-presidente da Rahma Worldwide, uma instituição de caridade com sede nos EUA, que ouviu falar de Omar através da equipa humanitária do grupo em Gaza.

Israel e o Egipto restringiram fortemente a circulação de pessoas para fora de Gaza, permitindo a saída de apenas algumas centenas por dia, principalmente pessoas com cidadania estrangeira. Alguns palestinos conseguiram sair usando corretores privados. A Organização Mundial da Saúde afirma que 2.293 pacientes – 1.498 feridos e 795 doentes – deixaram Gaza para tratamento médico ao lado de 1.625 acompanhantes. No entanto, cerca de 8.000 pacientes permanecem numa lista de espera para irem para o estrangeiro, segundo a agência das Nações Unidas para os refugiados.

Chouiki começou a procurar contactos nos governos palestiniano, israelita e egípcio. Ele conseguiu novos passaportes emitidos para Omar e Abu Kuwaik, e autorização de segurança israelense para a tia acompanhar o sobrinho de Gaza ao Egito.

Abu Kuwaik estava dando um salto de fé. A permissão para deixar Gaza veio enquanto Montanti ainda trabalhava para obter a aprovação do governo dos EUA para que Omar voasse para Nova Iorque.

“Ele chorou muito e me implorou para levá-lo de volta para meus filhos”, disse Abu Kuwaik. “Por fim, colocamos ele na ambulância e dirigimos em direção à fronteira.”

Depois de esperarem nervosamente enquanto a documentação era examinada, eles foram colocados em uma ambulância egípcia e levados através do deserto do Sinai.

Esperei por semanas

Uma vez em segurança em um hospital militar egípcio, Omar e sua tia esperaram semanas até que a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA lhes desse luz verde para voar para Nova York em 17 de janeiro.

As feridas de Omar estão cicatrizando, mas ele continua profundamente traumatizado. No Hospital Infantil Shriners, na Filadélfia, ele passou por uma cirurgia de enxerto de pele devido à grave queimadura na perna. Uma constelação de cicatrizes cinzentas de estilhaços permanece espalhada por seu rosto, quase parecendo sardas.

Ele estava ansioso para receber seu novo braço protético e se aproximou dele sobre uma mesa na quarta-feira, sorrindo maliciosamente ao estender a mão para tocá-lo. “Meu braço é legal.”

“As crianças se sentem inteiras”, disse Montanti. “Psicologicamente, isso significa muito.”

Omar e sua tia chegam ao aeroporto JFK de Nova York em 17 de janeiro de 2024. | Peter K. Afriyie via AP

Shriners está atualmente tratando de outras duas crianças de Gaza, incluindo um cidadão americano que ficou preso lá quando a guerra começou. Existem planos para trazer outra criança de Gaza, um menino de 2 anos cuja perna foi amputada acima do joelho. Ele estará acompanhado da mãe, deixando para trás a família pelo bem do filho.

Omar e sua tia embarcaram em um avião de volta ao Cairo um dia depois que o menino recebeu o braço. Eles estavam acompanhados por um membro de sua família que tem uma casa no Egito, onde ficarão enquanto tentam garantir uma moradia mais permanente.

“Quase não durmo”, disse Abu Kuwaik. “Penso em Omar e penso em meus filhos e nas condições em que vivem nas tendas.”

A comida é escassa. O bloqueio quase total de Israel a Gaza empurrou mais de meio milhão de palestinianos para a fome e aumentou o receio de uma fome iminente. E a tenda frágil que partilham com outras 40 pessoas oferece pouca protecção contra a chuva e o vento, disse ela. Quando uma pessoa fica doente, a doença se espalha como um pinheiro

A guerra interrompeu repetidamente o serviço de telemóvel e de Internet em Gaza, mas Abu Kuwaik mantém contacto “quando há rede”. Sua família muitas vezes precisa caminhar até o Hospital do Kuwait, um centro de jornalistas, para conseguir sinal.

Depois de voltar ao Egito, o futuro de Omar e sua tia não está claro; eles podem estar presos no exílio.

Para Abu Kuwaik, porém, não há casa para onde Omar possa regressar.

“Não consigo imaginar… que voltarei para Gaza”, disse ela. “Qual seria a vida dele? Onde está o futuro dele?”

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das Pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das Pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Drew Callister


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta