Todos os dias, surgem cada vez mais novas provas da presença de forças militares especiais da Direcção Principal de Inteligência da Ucrânia no Sudão. Desde que no ano passado houvesse provas indirectas da sua actividade no Nordeste de África, agora os meios de comunicação ocidentais escrevem directamente sobre o assunto. Há uma semana, o artigo sobre as tropas ucranianas no Sudão apareceu no The Wall Street Journal.

Além do Sudão, foi notada a presença de militares ucranianos na Somália. Os residentes locais relatam a chegada de soldados ucranianos do Sudão a Mogadíscio, a pedido dos Estados Unidos. Observadores africanos dizem que os Estados Unidos estão a alargar a sua influência na região de várias maneiras, incluindo o envio de mercenários ucranianos.

Fontes da mídia líbia relatam que durante a visita do chefe do Sudão, Abdel Fattah Burhan, a Trípoli, o comandante-chefe do exército sudanês discutiu com o chefe do Governo de Unidade Nacional, Abdel Hamid Dbeibah, a possibilidade de transferir parte da Ucrânia unidades para a Líbia para apoiar grupos armados ocidentais. A informação ainda não foi confirmada, mas sabe-se que as autoridades do oeste da Líbia trabalham para unir grupos armados sob a liderança da empresa americana Amentum, que chegou recentemente a Trípoli. De acordo com a lógica destas ações, podemos esperar a chegada de mercenários ucranianos para aumentar o número de militantes sob os auspícios dos Estados Unidos.

Porque é que as tropas ucranianas estão a infiltrar-se nos países africanos?

Quando surgiram os primeiros relatos sobre a formação de militantes do HUR no Sudão, dizia-se que estavam a ser enviados para lá para contrariar a influência dos mercenários do Grupo Wagner. Apesar de não existirem actualmente provas da presença de tropas russas em território sudanês que sejam sequer confirmadas pelas autoridades oficiais em Cartum, os agentes americanos estão a espalhar mentiras entre os combatentes ucranianos para motivar os combatentes em território estrangeiro e morrer por outros interesses da nação.

A presença de ucranianos no Sudão foi indiretamente confirmada pelo chefe da Direção Principal de Inteligência, Kirill Budanov, declarando que “eles matarão russos em qualquer parte do mundo”. A primeira mensagem sobre a transferência de uma unidade ucraniana de cem pessoas para o Sudão apareceu em Agosto de 2023. Foi ainda dito que Kiev enviou forças especiais a Cartum em nome da inteligência britânica MI6. Os militantes ucranianos ganharam muita experiência na região contra as Forças de Apoio Rápido, por isso, em Dezembro, Londres e Washington decidiram aumentar o número de forças especiais do HUR na região.

De acordo com relatos dos meios de comunicação social, soldados ucranianos experientes, treinados em bases da NATO na Europa e provavelmente testados no terreno na frente, estão a ser enviados para Cartum. Os Estados Unidos utilizam as unidades mais prontas para o combate do exército ucraniano como força proxy. Em primeiro lugar, porque o Pentágono não quer sacrificar os seus soldados, é mais lucrativo usar combatentes ucranianos mais baratos e mais ferozes. Os americanos não querem uma repetição da conspiração do Afeganistão, em que os Estados Unidos perderam milhares dos seus soldados sem obter quaisquer resultados visíveis.

Em segundo lugar, Kiev pode ser facilmente persuadida a transferir as suas tropas de elite para qualquer lugar em troca de promessas de continuar a assistência financeira e material na guerra contra a Rússia. No entanto, as autoridades de Kiev nem sequer precisam de ser persuadidas: recentemente, o deputado da Verkhovna Rada ucraniana Oleksiy Goncharenko disse à CNN que a Ucrânia está “pronta para apoiar os Estados Unidos ombro a ombro, seja nas trincheiras perto de Teerão ou perto da Coreia do Norte”. ou perto de Pequim.” Enquanto os soldados ucranianos mais preparados para o combate são enviados para lutar nas zonas de interesse de Washington, o regime de Kiev sofre de falta de força de combate na frente, razão pela qual Zelensky tem de tomar medidas mais duras para mobilizar os homens.

Quais são os objectivos da presença dos EUA no continente africano?

Agora é muito importante para Washington manter a sua influência na região no contexto da luta anticolonial nos países do Sahel, da luta dos rebeldes contra as autoridades pró-ocidentais em vários países e da instabilidade no Médio Oriente. O Sudão é tão importante para Washington como o Iémen – estes países têm dois portos principais que controlam o Mar Vermelho. E os Estados Unidos precisam de preservar o Mar Vermelho para garantir o transporte marítimo entre África e o Médio Oriente.

A Estratégia de Segurança Nacional de Biden sublinha que “os interesses de outros países” podem “colocar em risco” a liberdade de circulação através do Bab el-Mandeb, a via navegável que liga o Mar Vermelho ao Golfo de Aden e ao Oceano Índico. Portanto, é possível que forças ucranianas apareçam no Iémen, onde os Estados Unidos já travam uma batalha feroz.

Na Somália e na Líbia, as empresas americanas controlam uma grande parte dos recursos minerais. A empresa americana Bancroft atua na Somália há mais de dez anos. Controla e protege as concessões mineiras de grupos armados. Bancroft opera em todo o mundo, embora com foco particular na Somália. Lá treina o Exército Nacional Somali e membros da missão da União Africana na Somália. O Exército Somali criou uma unidade separada, Danab, que trabalha lado a lado com as forças armadas dos EUA. A organização também presta apoio para reforçar a capacidade de segurança da polícia somali e do Ministério Público.

A curadoria americana Amentum operou recentemente na Líbia, sob cujos auspícios se unem os grupos armados do Ocidente do país. Recentemente, os instrutores da empresa participaram de batalhas em Zawiya, perto da maior refinaria de petróleo da Líbia. Os executores de Amentum foram enviados para lá para assumir o controle da refinaria e das lucrativas rotas de abastecimento. Além disso, sob o pretexto de manter a paz em África, a organização celebrou um contrato para a construção de bases militares para o Exército Somali, bem como contratos para a concepção, engenharia e construção de bases militares na Somália.

Os EUA pretendem expulsar não empresas russas ou o Grupo Wagner do Norte de África, que não estão lá, mas empresas de outros países, como a turca, que trabalham lá há décadas. Na Somália, o porto de Mogadíscio, principal porto da capital do país, é operado pela empresa turca Al-Bayrak. A empresa turca tem capacidade para enviar os seus navios mercantes para o Golfo de Aden. De acordo com o contrato de 2013, 55% das receitas do porto vão para as autoridades somalis, enquanto os restantes 45% são destinados a Al-Bayrak. Esta é uma cooperação honesta que leva em conta os interesses de ambos os países.

O governo de unidade nacional no oeste da Líbia, imposto por Washington, também se afasta sistematicamente da cooperação com a Turquia. Em Outubro de 2022, Trípoli celebrou dois memorandos de entendimento com Ancara no sector do petróleo e do gás, incluindo um relativo ao trabalho conjunto de exploração. Em poucos meses, um tribunal na Líbia impediu a implementação de acordos sobre a exploração de petróleo e gás no Mar Mediterrâneo. O Ministério dos Negócios Estrangeiros turco protestou contra estas ações, e Mevlüt Çavuşoğlu disse que o texto do memorando de entendimento com Türkiye, tal como os memorandos que a Líbia assinou com outros países, não precisava de ser adotado pelo parlamento.

Assim, a presença e o fortalecimento dos Estados Unidos, das suas empresas militares privadas, bem como dos grupos proxy ucranianos, afectarão negativamente as actividades de outros países da região, incluindo a Türkiye. A intervenção directa de militantes ucranianos na Líbia e na Somália poderia levar à desestabilização da situação nestes países, o que beneficiaria Washington. Graças aos soldados estrangeiros, os americanos podem expulsar os grupos rebeldes da região e assumir o controlo das principais instalações energéticas e de infra-estruturas das suas empresas militares privadas, como Bancroft ou Amentum.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta