Palestinos encontram sua cidade natal irreconhecível em Khan Younis, sul da Faixa de Gaza, em 8 de abril de 2024, enquanto se infiltravam para salvar o que pudessem da vasta destruição deixada pelas tropas israelenses que se retiraram de Khan Younis um dia antes, após meses de combates e bombardeios . | PA

As forças israelitas intensificaram hoje os ataques às cidades da Cisjordânia, ao mesmo tempo que continuaram o seu bombardeamento implacável contra um campo de refugiados de Gaza.

No meio da crescente preocupação internacional sobre as acções de Israel, a Espanha e a Noruega tornaram-se os últimos países a comprometerem-se a reconhecer um Estado palestiniano.

Na Cisjordânia ocupada, dois palestinos foram mortos hoje cedo em confrontos com as forças israelenses, disseram médicos e militares palestinos.

Os ataques ocorreram na cidade de Tubas e no campo de refugiados adjacente de al-Faraa.

A Sociedade do Crescente Vermelho Palestino confirmou as duas mortes e disse que três pessoas ficaram feridas, incluindo uma que sofreu ferimentos graves.

Os militares israelenses disseram que seu alvo, o comandante local do Hamas, Mohammed Daraghmeh, foi morto em um tiroteio.

Um segundo palestino foi morto em confrontos subsequentes.

O Crescente Vermelho disse que uma de suas ambulâncias foi alvejada pelas forças israelenses enquanto médicos tentavam tratar um dos feridos.

Autoridades de saúde palestinas dizem que 460 palestinos, incluindo várias dezenas de crianças e adolescentes, foram mortos por tiros israelenses na Cisjordânia desde o início da guerra Israel-Hamas em Gaza.

À beira da fome

Seis meses de combates no pequeno território palestiniano levaram-no a uma crise humanitária, deixando mais de um milhão de pessoas à beira da fome.

A chefe da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, Samantha Power, disse aos legisladores no início desta semana que aceitava relatórios “credíveis” de que agora há fome no norte de Gaza.

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse esta semana que Israel não está fazendo o suficiente para aumentar o fluxo de ajuda humanitária para Gaza.

Os bombardeamentos israelitas e as ofensivas terrestres mataram pelo menos 33.360 palestinianos na faixa costeira sitiada e feriram 74.993, afirma o Ministério da Saúde de Gaza, sendo que mulheres e crianças representam dois terços dos mortos.

Entretanto, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, disse hoje que o seu governo se comprometeu “publicamente a reconhecer a Palestina como um Estado o mais rapidamente possível”.

Sanchez esteve na capital norueguesa, Oslo, como parte de uma viagem para promover a paz em Gaza e buscar apoio para o reconhecimento do Estado palestino.

O seu homólogo norueguês, Jonas Gahr Store, disse que “a Noruega está pronta para reconhecer o estado da Palestina e reconhecer o seu lugar apropriado nas Nações Unidas”.

A posição tradicional dos Estados Unidos e dos aliados europeus era a de que o reconhecimento de um Estado palestiniano deveria ocorrer no final de negociações bem sucedidas entre Israel e os palestinianos.

Esperar até que Israel concorde com um Estado palestino pode significar esperar para sempre. A ideia é que os países se manifestem agora a favor de um Estado palestiniano, a fim de pressionar Israel a agir mais rapidamente.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das Pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das Pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Roger McKenzie


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta