Barco de pesca
A pesca em alto mar é um pouco misteriosa, economicamente falando. Estas áreas de mar aberto além da jurisdição territorial de qualquer nação são geralmente consideradas áreas de pesca de alto esforço e baixo pagamento, mas os pescadores continuam a trabalhar nelas de qualquer maneira.

Sou um cientista de dados ambientais que utiliza dados e técnicas analíticas para responder a perguntas críticas sobre o manejo de recursos naturais. Em 2018, meus colegas do Environmental Market Solutions Lab descobriram que a pesca de alto mar muitas vezes parece ser um esforço quase inteiramente não lucrativo. Isto é verdade mesmo quando se leva em consideração os subsídios governamentais.

No entanto, os pescadores continuam a pescar no alto mar em números impressionantes, sugerindo que esta atividade está sendo financeiramente apoiada além dos subsídios do governo.

O trabalho forçado é um problema conhecido na pesca em mar aberto, mas a escala tem sido muito difícil de ser rastreada historicamente. Este mistério – por que tantas embarcações estão pescando em alto mar se não for lucrativo – fez nossa equipe pensar que talvez muitas destas embarcações estejam, de certa forma, sendo subsidiadas através de baixos custos de mão-de-obra. Estes custos poderiam até ser zero se as embarcações estivessem utilizando trabalho forçado.

Combinando a experiência da nossa equipe em ciência de dados com o monitoramento via satélite, a contribuição de profissionais de direitos humanos e algoritmos de aprendizado de máquinas, desenvolvemos uma maneira de prever se uma embarcação de pesca estava correndo alto risco de utilizar trabalho forçado. Nosso estudo mostra que até 100.000 indivíduos podem ter sido vítimas de trabalho forçado entre 2012 e 2018 nesses navios.

Comportamento único do trabalho forçado

O trabalho forçado é definido pela Organização Internacional do Trabalho como “todo trabalho ou serviço que seja exigido de qualquer pessoa sob a ameaça de qualquer penalidade e pelo qual a referida pessoa não se tenha oferecido voluntariamente”. Essencialmente, muitos desses trabalhadores podem ser escravizados, incapazes de parar o trabalho, presos em alto mar. Infelizmente, o trabalho forçado tem sido amplamente documentado no mundo da pesca, mas a verdadeira extensão do problema permanece em grande parte desconhecida.

Nossa equipe queria dizer mais sobre como o trabalho forçado está sendo utilizado na pesca, e o avanço veio quando fizemos uma pergunta chave que impulsionou este projeto: E se as embarcações que praticam trabalho forçado se comportarem de formas observáveis, fundamentalmente diferentes das embarcações que não o fazem?

Para responder a isto, primeiramente analisamos 22 embarcações conhecidas por terem utilizado trabalho forçado. Obtivemos seus dados históricos de rastreamento via satélite da Global Fishing Watch – uma organização sem fins lucrativos que promove a sustentabilidade oceânica usando dados de pesca em tempo quase real – e os utilizamos para encontrar pontos em comum na forma como essas embarcações se comportavam. Para informar melhor o que procurar nos dados de monitoramento via satélite, nos reunimos com grupos de direitos humanos, incluindo Liberty Shared, Greenpeace e a Fundação de Justiça Ambiental, para determinar qual desses comportamentos das embarcações poderia indicar um risco potencial de trabalho forçado.

Esta lista de indicadores incluiu comportamentos das embarcações como passar mais tempo em alto mar, viajar mais longe dos portos do que outras embarcações e pescar mais horas por dia do que outras embarcações. Por exemplo, às vezes essas embarcações suspeitas ficariam no mar por muitos meses de cada vez.

Agora que tínhamos uma boa ideia dos comportamentos “de risco” que sinalizam o uso potencial de trabalho forçado, nossa equipe, com a ajuda dos cientistas de dados do Google, usou técnicas de aprendizagem de máquinas para procurar padrões de comportamento similares em milhares de outras embarcações.

Chocantemente difundido

Examinamos 16.000 embarcações de pesca usando dados de 2012 a 2018. Entre 14% e 26% desses barcos mostraram um comportamento suspeito que sugere uma alta probabilidade de estarem explorando o trabalho forçado. Isto significa que, nesses seis anos, até 100.000 pessoas podem ter sido vítimas de trabalho forçado. Não sabemos se esses barcos ainda estão ativos ou quantas embarcações de alto risco podem estar hoje em dia nos mares. Mas de acordo com a Global Fishing Watch, em 2018, havia quase 13.000 embarcações operando em frotas de palangreiros industriais, arrastões e jiggers de lulas.

Os jiggers de lula atraem suas capturas para a superfície à noite usando luzes brilhantes; os barcos de palangre seguem uma linha com anzóis iscados; e os arrastões puxam as redes de pesca através da água atrás deles. Os jiggers de lula tinham a maior porcentagem de embarcações que exibiam comportamentos que indicavam o uso potencial de trabalho forçado, seguidos de perto por embarcações de pesca com palangre e, em menor extensão, por arrastões.

Outra descoberta chave de nosso estudo é que as violações do trabalho forçado estão provavelmente ocorrendo em todas as principais bacias oceânicas, tanto no alto mar como dentro das jurisdições nacionais. Navios de alto risco frequentaram portos em 79 países em 2018, com os portos predominantemente localizados na África, Ásia e América do Sul. Também notáveis para visitas freqüentes dessas embarcações suspeitas foram o Canadá, os Estados Unidos, a Nova Zelândia e vários países europeus. Estes portos representam tanto fontes potenciais de mão-de-obra explorada quanto pontos de transferência de frutos do mar capturados utilizando trabalho forçado.

Na situação atual, nosso modelo é uma prova de conceito que ainda precisa ser testada no mundo real. Ao fazer com que o modelo avaliasse navios já capturados utilizando trabalho forçado, pudemos mostrar que o modelo era preciso 92% do tempo em que indicava navios suspeitos. No futuro, nossa equipe espera validar e melhorar ainda mais o modelo, coletando mais informações sobre casos conhecidos de trabalho forçado.

Transformando dados em ação

Nossa equipe construiu um modelo preditivo que pode identificar embarcações que correm alto risco de se envolverem em trabalhos forçados. Acreditamos que nossos resultados poderiam complementar e informar os esforços existentes para combater as violações dos direitos humanos e promover a transparência da cadeia de abastecimento. Atualmente, nossa equipe está usando pontuações individuais de risco de navios para determinar riscos de trabalho forçado para produtos do mar como um todo.

Conforme obtemos dados mais substanciais e melhoramos a precisão do modelo, esperamos que ele possa eventualmente ser usado para liberar as vítimas de trabalho forçado na pesca, melhorar as condições de trabalho e ajudar a evitar a ocorrência de abusos dos direitos humanos em primeiro lugar.

Agora estamos trabalhando com a Global Fishing Watch para identificar parceiros entre governos, agências de fiscalização e grupos de trabalho que possam usar nossos resultados para visar mais efetivamente as inspeções de embarcações. Essas inspeções oferecem oportunidades tanto para capturar infratores quanto para fornecer mais dados para alimentar o modelo, melhorando sua precisão.

Fonte: https://theconversation.com/thousands-of-ocean-fishing-boats-could-be-using-forced-labor-we-used-ai-and-satellite-data-to-find-them-152166

Deixe uma resposta