A maioria dos relacionamentos passa por uma transição com o passar do tempo, da apreciação mútua para um “estado de ter”, um desejo de possuir ou mesmo controlar o outro. Mas o atual momento crucial no relacionamento russo-indiano mostra que um relacionamento igualitário não cai nessa armadilha.

O ministro das Relações Exteriores, S. Jaishankar, chamou a atenção para essa relevância ao discursar em um fórum de negócios russo-indiano na semana passada em Delhi, quando chamou a relação entre as “mais estáveis” nas relações globais e apontou que a parceria está atraindo tanta atenção hoje não porque mudou, mas porque não mudou.

O campo “internacionalista liberal” na mídia indiana e no circuito de think tanks e seções de opinião mal informadas que lançaram um ataque à posição indiana sobre a crise na Ucrânia estão ultimamente compreendendo a razão de ser da maneira como o governo lidou com a situação tensa que levou riscos de um confronto potencial entre o Ocidente e a Rússia.

Todos os sinais são de que Washington, de onde os lobistas indianos geralmente obtêm encorajamento, também decidiu se reconciliar com a mensagem inequívoca do governo Modi para o Ocidente de que a Índia buscará um relacionamento com a Rússia em seu próprio interesse e irá em qualquer direção que seus interesses mentira.

Assim, um comentário da Voz da América foi anotado no domingo, tendo como pano de fundo uma delegação empresarial indiana de 50 membros partindo para a Rússia em uma iniciativa para aprofundar os laços econômicos:

A Índia e a Rússia também estão em negociações para um acordo de livre comércio… Moscou se tornou o maior fornecedor de petróleo bruto da Índia… Nova Delhi não aderiu às sanções ocidentais lideradas pelos EUA contra Moscou ou condenou a invasão da Ucrânia pela Rússia, mas tem pedido uma resolução negociada. do conflito. Também continua a intensificar seu envolvimento econômico com a Rússia, apesar dos apelos ocidentais para se distanciar gradualmente de Moscou.

Embora Nova Délhi tenha fortalecido parcerias estratégicas com os Estados Unidos e outros países ocidentais nas últimas duas décadas, ela mantém laços estreitos com Moscou… Delhi permaneceu firme em manter seu compromisso econômico com a Rússia.

Os trechos acima reconhecem que, de sua parte, a Índia também está sinalizando que esse paradigma não precisa necessariamente ser interpretado como um jogo de soma zero e Washington está aceitando, mesmo que a contragosto, que não pode forçar a Índia a se submeter. Indiscutivelmente, o convite do presidente Biden ao primeiro-ministro Modi para uma visita de estado à Casa Branca em junho e sua subsequente decisão de participar da Cúpula do G20 em Nova Delhi em setembro testemunham a resposta criativa dos EUA à robustez da diplomacia indiana para sequestrar laços com a Rússia de predadores.

O verdadeiro desafio enfrentado pelo governo Biden, no entanto, é tirar o relacionamento EUA-Índia da rotina de um relacionamento essencialmente transacional e criar uma parceria genuína de benefício mútuo que, da perspectiva indiana, se encaixa no roteiro de Modi para “ transformar a Índia em um país desenvolvido” ao longo do próximo quarto de século, como ele disse em um discurso público em Kochi na segunda-feira.

Certamente, as expectativas indianas estão em alta no desenvolvimento e Delhi não se contentará com um mero papel subalterno na estratégia global dos EUA. Os EUA e seus aliados veem a Índia como um “equilibrador” no Indo-Pacífico, mas obviamente Nova Délhi tem planos maiores.

A proposta russa de fazer uso de suas vastas receitas de exportação das vendas de petróleo para a Índia, investindo os fundos na indústria manufatureira da Índia para exportação para a Rússia; o acordo sobre a adoção do sistema russo de mensagens financeiras para pagamentos transfronteiriços; a aceitação de cartões indianos Ru-Pay e UPI na Rússia e cartões MIR da Rússia e sistema de pagamentos rápidos na Índia; a operacionalização do Corredor Marítimo conectando Vladivostok e Chennai – estes testemunham o entusiasmo de ambos os países em colocar em prática as bases necessárias para uma expansão maciça do comércio russo-indiano e dos laços econômicos em um futuro muito próximo.

O discurso de Jaishankar no fórum de negócios na semana passada enfatizou a necessidade imperativa de aumentar as exportações da Índia para a Rússia, enquanto seu colega russo na comissão econômica conjunta intergovernamental, o vice-primeiro-ministro russo, Denis Manturev, pediu a intensificação das negociações sobre um acordo de livre comércio com a Índia e trabalha em um pacto de proteção ao investimento.

O comércio bilateral ultrapassou US$ 45 bilhões – algo impensável até que a Rússia virou as costas para o Ocidente e começou a pressionar o pedal de parcerias alternativas na Ásia para substituir os parceiros europeus. Por sua vez, o governo de Modi foi rápido em aproveitar a nova oportunidade, especialmente em um momento de recuperação pós-pandemia e as economias europeias e americanas, assoladas pela inflação, entrando em recessão.

Esta é uma oportunidade de ouro para a Índia obter acesso privilegiado aos vastos recursos minerais da Sibéria e do Extremo Oriente russo e do contemporâneo El Dorado do Ártico russo. Há uma grande complementaridade aqui na medida em que a Índia, com sua trajetória de crescimento, se apresenta como um mercado de longo prazo para a indústria baseada em recursos da Rússia em toda a linha.

Não há realmente contradições na relação russo-indiana. Alguns analistas indianos continuam repetindo a propaganda dos EUA de que a Rússia está se tornando o “parceiro júnior” da China e isso está corroendo a confiança mútua russo-indiana. Essa calúnia decorre de um entendimento falho ou, mais provavelmente, de uma distorção deliberada e artificial que não leva em conta a realidade de que a Rússia e a China são “estados civilizados”, cada um por direito próprio – e são vizinhos com um relacionamento conturbado. história – o que simplesmente não lhes permite optar por uma relação de ordem hierárquica que uma aliança formal implica.

O cerne da questão é que a engenhosidade indiana reside na criação de sinergia a partir da dinâmica russo-indiano-chinesa [RIC] triângulo que poderia criar um ambiente externo ideal para suas políticas externas operarem regional e globalmente. A narrativa arraigada sobre o relacionamento sino-indiano, que sucessivos governos indianos promoveram, representa um impedimento. Dito isto, não é um legado do governo Modi.

A Rússia está bem posicionada para criar vigor no triângulo RIC à medida que seus laços bilaterais se expandem e se aprofundam com a China e a Índia. O governo de Modi segue uma política externa “desideologizada” centrada nos interesses nacionais. Isso é de se esperar à medida que a ordem mundial muda, já que a Índia está procurando maximizar seus interesses e adotar um papel estratégico e de segurança mais amplo para si mesma.

No entanto, fundamentalmente, a Índia continua sendo uma parte interessada em uma ordem internacional multipolar democratizada. A Rússia aprecia essa nuance e nunca foi prescritiva.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta