Um incêndio florestal queima ao sul de Fort McMurray, em Alberta, em 7 de maio. | Ryan Remiorz/AP

Quase um milhão de acres foram destruídos em incêndios florestais na província de Alberta, no oeste do Canadá, com mais de 30.000 pessoas forçadas a evacuar e a produção de petróleo forçada a parar depois que um estado de emergência foi declarado neste fim de semana.

A província, que é a maior produtora de petróleo bruto e gás natural do país, interrompeu a produção do equivalente a 145 mil barris de petróleo em meio aos incêndios.

Embora as recentes chuvas tenham retardado a progressão de vários incêndios, as tempestades também podem trazer raios para a área, o que pode provocar mais chamas, de acordo com Marc-André Parisien, pesquisador do Serviço Florestal Canadense. Além disso, o final desta semana deve trazer mais condições quentes e secas para a área, o que pode alimentar e espalhar os incêndios remanescentes.

Os incêndios florestais começaram após uma primavera anormalmente seca na área e uma onda de calor, que formaram uma combinação incendiária.

A primavera sempre traz o início da temporada de incêndios florestais em Alberta, “mas este ano foi mais intenso, por causa do calor inicial e da seca da primavera”, disse Terri Lang, meteorologista do Environment and Climate Change Canada, um órgão do governo agência.

Os cientistas apontam para um padrão climático conhecido como “bloqueio atmosférico” como um dos principais fatores que contribuem para os incêndios, que atingiram 108 no auge no fim de semana. ar mais quente e agravando as condições de incêndios florestais.

O mesmo padrão climático também contribuiu para condições mais quentes e secas que levaram ao calor recorde anterior aos incêndios florestais australianos de 2019 e aos incêndios florestais de 2016 em Alberta, que causaram a evacuação de 80.000 pessoas.

“O bloqueio atmosférico é definitivamente o que prepara a mesa para alguns grandes incêndios florestais, porque realmente seca os combustíveis”, disse Parisien.

A mudança climática, juntamente com as más práticas de manejo da terra, ajudaram a alimentar temporadas recordes de incêndios florestais nos últimos anos, inclusive em áreas que normalmente não os veem. É nessas condições mais secas e quentes causadas pelas mudanças climáticas que os incêndios florestais turbulentos estão surgindo. Embora a mudança climática defina as circunstâncias em que ocorre o bloqueio atmosférico, é difícil para os pesquisadores conectar o próprio bloqueio atmosférico às mudanças climáticas devido à sua natureza variada.

Nos últimos anos, uma temporada de incêndios mais longa significou mais oportunidades para os combustíveis nas florestas e pradarias se inflamarem. A frequência de dias de alto risco de incêndio tem aumentado constantemente ao longo do último meio século, de acordo com Parisien.

Espera-se que os próximos anos tragam mais incêndios florestais à medida que as mudanças climáticas intensificam o aquecimento global e as pessoas continuam a se mudar para áreas propensas a incêndios. Estima-se que os incêndios florestais aumentem em 50% até 2100, de acordo com um relatório da ONU divulgado no ano passado.

Este artigo foi republicado de Grist.org.

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. No mundo das pessoas, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Siri Chilukuri


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta