via Transcontinental

O que constitui uma crise digna de atenção global?

Quando um banco regional nos Estados Unidos é vítima da inversão da curva de rendimentos (isto é, quando as taxas de juros dos títulos de curto prazo ficam mais altas do que as taxas de longo prazo), a Terra quase para de girar.

O colapso do Silicon Valley Bank (SVB) – um dos mais importantes financiadores de startups de tecnologia nos Estados Unidos – em 10 de março pressagiava um caos ainda maior no mundo financeiro ocidental. Nos dias após o desastre do SVB, o Signature Bank, um dos poucos bancos a aceitar depósitos em criptomoedas, enfrentou a falência e, em seguida, o Credit Suisse, um banco europeu estabelecido estabelecido em 1856, caiu devido à sua má gestão de risco de longa data (em março Em 19 de novembro, o UBS concordou em comprar o Credit Suisse em um acordo de emergência para interromper a crise).

Os governos realizaram conferências Zoom de emergência, os titãs financeiros ligaram para os chefes dos bancos centrais e dos estados e os jornais alertaram sobre a falha do sistema se as redes de segurança não fossem semeadas rapidamente sob toda a arquitetura financeira. Em poucas horas, os governos ocidentais e os bancos centrais garantiram bilhões de dólares para socorrer o sistema financeiro. Não se pode permitir que esta crise se agrave.

Outros desenvolvimentos sérios no mundo podem ser chamados de crise, mas não provocam o tipo de resposta urgente empreendida pelos governos ocidentais para fortalecer seu sistema bancário.

Há três anos, a Oxfam divulgou um relatório que constatou que “os 22 homens mais ricos do mundo têm mais riqueza do que todas as mulheres da África”. Esse fato, que é mais chocante do que a falência de um banco, não mudou nenhuma agenda, apesar da evidência de que essa disparidade é causada em grande parte pelas práticas de empréstimo desreguladas e predatórias do sistema bancário ocidental.

O silêncio saudou a publicação de um relatório importante em janeiro passado sobre a regressão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas sendo alcançados no continente africano. O Relatório de Desenvolvimento Sustentável da África de 2022produzido pela União Africana, a Comissão Econômica das Nações Unidas para a África, o Banco Africano de Desenvolvimento e o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, mostrou que, devido ao fracasso em financiar o desenvolvimento, os países africanos não chegarão nem perto de abolir a pobreza extrema.

Antes da pandemia de COVID-19, 445 milhões de pessoas no continente – 34% da população – viviam em extrema pobreza, com mais 30 milhões de pessoas sendo adicionadas a esse número em 2020. O relatório estima que, até 2030, o número de pessoas em extrema pobreza no continente chegará a 492 milhões. Nenhum sinal de alarme foi tocado para este desastre em curso, muito menos a rápida aparição de bilhões de dólares para socorrer o povo africano.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) descobriu que as mulheres na África são mais propensas a serem duramente atingidas pela pandemia. Os dados, informou o FMI, são camuflados pela prevalência do trabalho por conta própria entre as mulheres, cujas dificuldades económicas nem sempre aparecem nas estatísticas nacionais. Em toda a África, centenas de milhares de pessoas foram às ruas no ano passado para questionar seus governos sobre a crise do custo de vida, que evaporou a renda da maioria das pessoas.

À medida que a renda cai e os serviços sociais colapsam, as mulheres assumem cada vez mais a carga de trabalho de suas famílias – cuidando das crianças, dos idosos, dos doentes e famintos, e assim por diante. A Declaração de Recuperação Econômica Feminista Africana Pós-COVID-19, escrita por uma plataforma feminista pan-africana, ofereceu a seguinte avaliação da situação:

“A ausência de redes de segurança social necessárias para as mulheres devido à sua maior precariedade fiscal diante dos choques econômicos expôs as falhas de uma trajetória de desenvolvimento que atualmente prioriza a produtividade para o crescimento sobre o bem-estar dos povos africanos. De fato, a COVID-19 tornou evidente o que as feministas há muito enfatizam: que os lucros obtidos nas economias e mercados são subsidiados pelos cuidados não remunerados e pelo trabalho doméstico das mulheres – um serviço essencial que mesmo a atual pandemia falhou em reconhecer e abordar nas políticas”.

Em 8 de março, Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, os protestos em toda a África chamaram a atenção para o declínio geral dos padrões de vida e para o impacto específico que isso teve na vida das mulheres. Essa declaração evocativa da Oxfam—os 22 homens mais ricos do mundo têm mais riqueza do que todas as mulheres da África— e a percepção de que as condições de vida dessas mulheres parecem estar se deteriorando não provocou uma resposta à crise no mundo.

Não houve telefonemas urgentes entre as capitais do mundo, nenhuma reunião de emergência do Zoom entre os bancos centrais, nenhuma preocupação com as pessoas que estão afundando cada vez mais na pobreza, à medida que seus países traçam um caminho de austeridade à luz de uma crise de dívida cada vez mais permanente. .

A maioria dos protestos de 8 de março concentrou sua atenção na inflação dos preços dos alimentos e dos combustíveis e nas condições precárias que isso está criando para as mulheres. Da ação pública do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra contra práticas análogas ao trabalho escravo no Brasil à manifestação contra a violência de gênero das Redes Nacionais de Grupos de Agricultores na Tanzânia, mulheres organizadas por sindicatos rurais e urbanos, por partidos políticos e por uma série de movimentos sociais saíram às ruas para dizer, com Josie Mpama, “Abram caminho para as mulheres que vão liderar”.

No Tricontinental: Institute for Social Research, acompanhamos como a pandemia endureceu as estruturas do neocolonialismo e do patriarcado, culminando em CoronaChoque e Patriarcado (novembro de 2020), que também apresentou uma lista de demandas feministas do povo para enfrentar a crise global de saúde, política, social e econômica.

No início daquele ano, em março de 2020, lançamos o primeiro estudo de nossa série sobre feminismos, Mulheres de luta, mulheres de lutano qual apontamos como a contração econômica e a austeridade fazem com que mais mulheres fiquem desempregadas, pressionam mais as mulheres para cuidar de suas famílias e comunidades e levam ao aumento do feminicídio.

Em resposta a essas condições horrendas, também escrevemos sobre o aumento dos protestos de mulheres em todo o mundo. Naquela época, decidimos que uma de nossas contribuições para essas lutas seria escavar as histórias de mulheres dentro de nossos movimentos que foram amplamente esquecidas.

Nos últimos três anos, publicamos biografias curtas de três mulheres — Kanak Mukherjee (Índia, 1921–2005), Nela Martínez Espinosa (Equador, 1912–2004) e agora Josie Mpama (África do Sul, 1903–1979). A cada ano, publicaremos a biografia de uma mulher que, como Kanak, Nela e Josie, lutou por um socialismo que transcendesse o patriarcado e a exploração de classe.

No início da década de 1920, Josie Mpama, nascida na classe trabalhadora negra da África do Sul, ingressou na força de trabalho informal, lavando roupas, limpando casas e cozinhando. Quando o regime racista tentou impor políticas e leis para restringir o movimento dos africanos, ela entrou no mundo da política e lutou contra a opressão que veio com decretos como as licenças de inquilinos em Potchefstroom (no noroeste do país).

O Partido Comunista da África do Sul (CPSA, hoje conhecido como Partido Comunista Sul-Africano), criado em 1921, deu forma à miríade de protestos contra as leis segregacionistas, ensinando os trabalhadores a usar seu “trabalho e o poder de organizá-lo e retê-lo, ” como declararam seus panfletos. “Estas são suas armas; aprenda a usá-los, colocando assim o tirano de joelhos.”

Em 1928, Josie ingressou no CPSA, encontrando apoio tanto para seu trabalho de organização quanto para seu desejo de educação política. Na década de 1930, ela se mudou para Joanesburgo e abriu uma escola noturna para treinamento ideológico, matemática básica e inglês. Mais tarde, Josie se tornou uma das primeiras mulheres negras da classe trabalhadora a entrar na liderança sênior do CPSA e, eventualmente, viajou para Moscou usando o pseudônimo Red Scarf para frequentar a Universidade Comunista dos Trabalhadores do Leste.

Sob a liderança de Josie como chefe do departamento de mulheres do partido, mais e mais mulheres se juntaram ao CPSA, principalmente porque ele abordava questões que falavam com elas e encorajava as mulheres a lutar ao lado dos homens e lutar por concepções mais radicais de papéis de gênero.

Muito dessa história é esquecida. Na África do Sul contemporânea, há um foco na importância da Carta da Liberdade (adotada em 26 de junho de 1955). Mas há menos reconhecimento de que, no ano anterior, a Federação das Mulheres Sul-Africanas (FEDSAW) aprovou uma Carta das Mulheres (abril de 1954), que – como dizemos no estudo – “acabaria se tornando a base para certos direitos constitucionais na pós- apartheid na África do Sul”.

A Carta das Mulheres foi aprovada por 146 delegadas que representavam 230.000 mulheres. Uma dessas delegadas foi Josie, que participou da conferência em nome da União Feminina de Transvaal e se tornou a presidente da filial da FEDSAW em Transvaal. A Carta das Mulheres exigia salário igual para trabalho igual (ainda a ser alcançado hoje) e o direito das mulheres de formar sindicatos.

A liderança de Josie no FEDSAW chamou a atenção do regime do apartheid sul-africano, que a baniu da política em 1955. “Josie ou não, Josie”, escreveu ela a seus camaradas do FEDSAW, “a luta continuará e o nosso será o dia da vitória. .”

Em 9 de agosto de 1956, 20.000 mulheres marcharam para Pretória, capital da África do Sul, e exigiram a abolição das leis de passe do apartheid. Essa data – agosto 9 – agora é comemorado como o Dia da Mulher na África do Sul. Enquanto as mulheres marchavam, elas entoavam: Tocou nas mulheres, tocou no baú, vai morrer (Você bate nas mulheres, você bate na rocha, você será esmagado).

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. Antes de ir, por favor, apoie o grande jornalismo da classe trabalhadora e pró-pessoas doando para o People’s World.

Não somos neutros. Nossa missão é ser a voz da verdade, da democracia, do meio ambiente e do socialismo. Acreditamos nas pessoas antes dos lucros. Então, tomamos partido. Seu!

Somos parte da mídia pró-democracia que contesta o vasto ecossistema de propaganda da mídia de direita, fazendo lavagem cerebral em dezenas de milhões e colocando a democracia em risco.

Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. No People’s World, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos.

Mas precisamos da sua ajuda. É preciso dinheiro – muito dinheiro – para produzir e cobrir histórias exclusivas que você vê em nossas páginas. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler o People’s World e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje.


CONTRIBUINTE

Vijay Prashad


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta