Na sequência de sua revelação do papel da Noruega e dos EUA na explosão dos oleodutos Nord Stream, Seymour Hersh aborda a tradição de longa data da colaboração secreta e ilegal da Noruega com os EUA. Ele mostra que a Noruega desempenhou um papel fundamental na realização da provocação que deu aos EUA o pretexto para provocar a Guerra do Vietnã, guerra que terminou com mais de três milhões de mortos e um número escandaloso de mutilados e feridos no Vietnã e nos países vizinhos.

Isso inegavelmente levanta a questão de qual papel a Noruega desempenhou para o imperialismo dos EUA no período após a Segunda Guerra Mundial. Como se sabe, a Noruega também apoiou os EUA e as potências ocidentais na Guerra da Coréia e contribuiu, entre outras coisas, por meio de navios noruegueses transportando soldados americanos para a Coréia. A Guerra da Coréia resultou em pelo menos 2,5 milhões de mortos.

O papel da Noruega como a maior nação marítima do mundo provavelmente desempenhou um papel importante aqui, mas isso será assunto de outro artigo. O que podemos estabelecer é que tem havido uma cooperação muito estreita entre a Noruega e os EUA desde a Segunda Guerra Mundial, que incluiu operações militares secretas e vigilância de seus próprios cidadãos para o benefício dos Estados Unidos, Operação Gladio e assim por diante.

A riqueza do petróleo inaugurou uma nova era

Quando a Noruega se tornou uma nação petrolífera, nosso país subiu para a primeira divisão imperialista. O petróleo é a commodity estratégica número um e, como é sabido, o controle sobre o comércio internacional de petróleo tem sido o esteio para manter o dólar como moeda de reserva mundial desde 1971 na forma do petrodólar.

O papel da Noruega no sistema liderado pelo oeste dos EUA foi ainda mais elevado quando as receitas do petróleo dispararam seriamente. Hoje, o «Norwegian Government Pension Fund Global», como é tão enganosamente chamado, é o maior fundo de investimento soberano do mundo e o maior acionista individual do mundo. O fundo possui 1,5 por cento das ações listadas no mundo. Somos o Catar da Europa.

E como o Catar, temos sido centrais no financiamento de toda uma série de guerras imperialistas. Os governos noruegueses desenvolveram uma preferência muito especial pela generosidade quando se trata de projetos imperialistas, uma generosidade que os cidadãos noruegueses não compartilham. Na maioria das vezes, bilhões são despejados sem fundamento em qualquer processo político ou debate democrático aqui em casa – também muitas vezes sem apoio concreto no Parlamento.

O primeiro-ministro, seja Solberg ou Støre, simplesmente aparece em fóruns internacionais obrigando a Noruega a entregar x número de bilhões de coroas por isso ou por aquilo. E então principalmente para projetos de apoio ao imperialismo dos EUA.

A Noruega financiou a guerra civil no Sudão

Noruega gastou NOK 13 bilhões em ajuda criando o estado do Sudão do Sul, como o autor Bibiana Dahle Piene descreve em seu livro “Noruega no Sudão—Na parte inferior do sol” (Noruega no Sudão — Ao pôr do sol), como um Klondike puro para as ONGs. Eles foram tão longe que as próprias autoridades sudanesas não se preocuparam em construir seus próprios sistemas e instituições. O dinheiro – e os trabalhadores – sempre vinham de fora, geralmente da Noruega.

No livro A Descoberta Internacional, Professor Terje Tvedt nos mostrou como a transição de uma mentalidade de solidariedade para uma mentalidade de ajuda abriu caminho para uma indústria de ajuda que conta com bilhões.

Os mesmos pensamentos formaram a base quando a Noruega deu bilhões de NOK para «salvar a floresta tropical», sem que seja possível demonstrar qualquer efeito significativo – desconsiderando políticos corruptos e especuladores ardilosos, em países como Indonésia e Brasil, tornando-se podres de ricos.

O orçamento total da ajuda norueguesa está se aproximando de um NOK anual 40 bilhões (4 bilhões de dólares). Também aqui, o «clima» surge como a área de investimento mais importante. O governo de Solberg planejou gastar aproximadamente NOK 4,8 bilhões em clima, meio ambiente e oceanos em 2019. Mas dificilmente há uma administração adequada para lidar com o uso dessas enormes somas ou, aliás, para garantir a qualidade dos resultados.

O que se sabe, porém, é que a Noruega tem contribuído para criar algumas fortunas gigantescas nos países receptores, como, por exemplo, em Angola. No período de 1999 a 2017, a Noruega concedeu NOK 208 milhões em ajuda estatal a Angola, ou seja, dinheiro que foi gerido pelo setor público, mais precisamente pelo Presidente José Eduardo dos Santos. No total, a Noruega deu NOK 3,2 bilhões em ajuda a Angola. Isabel dos Santos, filha do presidente, agora é acusada de se ajudar avidamente com o tesouro do país para construir seu próprio império de negócios. Sua fortuna estimada é agora de 2,2 bilhões de dólares, e ela é acusada de tê-la construído por meio de corrupção e fraude, de acordo com o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos .

E assim poderíamos continuar. Não sabemos se a ajuda funciona como dizem, mas sabemos que muitas pessoas ficaram muito ricas com ela. Isso se aplica a líderes corruptos no «terceiro mundo», mas também se aplica a instituições financeiras envolvidas e à própria indústria de consultoria de organizações de ajuda.

Sem processo democrático, Stoltenberg e Støre decidiram bombardear a Líbia

Em 19 de março de 2011, o Gabinete do Primeiro Ministro (SMK) emitiu um breve comunicado à imprensa. Lê-se assim:

A Noruega está pronta para enviar até 6 caças F-16 para participar da aplicação da Resolução de Segurança 1973, disse o primeiro-ministro Jens Stoltenberg.

Com isso, a Noruega entrou em guerra contra o melhor e mais próspero país da África. E mais do que isso, a Noruega foi o país líder na campanha de bombardeio da OTAN. Noruega, o governo vermelho-verde e os líderes do Partido Trabalhista Jens Stoltenberg e Loja Jonas Gahr assumir uma responsabilidade significativa pela destruição da Líbia, deixando-a nas mãos de terroristas jihadistas. Eles cometeram crimes de guerra e crimes contra a humanidade e devem ser levados a um tribunal internacional de crimes de guerra.

A decisão de travar uma guerra contra a Líbia não foi tomada pelo governo. A decisão foi tomada numa reunião informal na residência do primeiro-ministro. Além do primeiro-ministro Stoltenberg, o ministro das Relações Exteriores Jonas Gahr Støre, o ministro da Defesa, o chefe da Defesa e um representante dos serviços de inteligência compareceram. Stoltenberg então ligou para seus parceiros de coalizão de governo no SV e no Partido do Centro em seu telefone celular, pressionando-os a aceitar o bombardeio e obter um OK da oposição.

Há boas razões para supor que isso foi feito a pedido de Hillary Clinton, então secretária de Estado dos Estados Unidos e principal protagonista da guerra contra a Líbia.

Quando as contas são acertadas, sabemos que a Noruega foi a nação que mais bombardeou e que «nós» somos responsáveis ​​pela morte de dezenas de milhares de pessoas desconhecidas e pela destruição do melhor e mais próspero país de África. Jens Stoltenberg foi premiado por seus esforços ao receber o cargo de Secretário-Geral da OTAN.

E, claro, não esquecemos que a Noruega, através do «Acordo de Oslo», contribuiu grandemente para esmagar a luta de libertação palestina e transformar as autoridades palestinas em obedientes cães do imperialismo através do controle do «grupo doador».

17 bilhões de coroas norueguesas para a guerra contra a Síria — sem auditoria ou controle

Juntamente com o Qatar, a Noruega tornou-se um dos maiores investidores na guerra para destruir a Síria. Isso custou à Noruega um total de mais de NOK 15 bilhões até hoje.

A Noruega gastou 15 bilhões em ajuda à Síria – o Escritório Nacional de Auditoria verificará o uso do dinheiro

Não temos números mostrando quanto custou a destruição da Líbia pela Noruega, mas é bastante óbvio que a Noruega estava na vanguarda destruindo o país com suas bombas.

Bilhões para Gates, Clinton e a indústria farmacêutica

A Noruega e a Arábia Saudita foram os maiores doadores da Fundação Clinton. A Fundação Clinton: Parte 3: A contribuição da Noruega para o fundo

O maior doador da Noruega para Bill Gates e Gavi. Erna Solberg recebe 13 bilhões de coroas fiscais para a aliança Gates

A UE e a Noruega vão destinar 85 mil milhões para uma vacina contra a covid-19

Logo após o golpe de estado na Ucrânia em 2014, a Noruega despejou centenas de milhões de NOK sobre o regime de Kiev sem a possibilidade de, por exemplo, o National Audit Office, ter qualquer supervisão para onde o dinheiro foi. E em 2022 pudemos ler que Støre iria bater o recorde de presentes de Solberg por uma boa margem: a conta da Ucrânia aumentou para quase NOK 14 bilhões – onde faremos os cortes?

E agora ele superou isso novamente. Com o apoio de todos os partidos no Parlamento (Storting), Støre decidiu injetar mais 75 bilhões de coroas norueguesas de impostos na guerra contra a Rússia na Ucrânia.

Esquerda domesticada e disciplinada — Operadores políticos e agentes de influência

Poucos documentos públicos tiveram, e têm, um papel tão importante como Stortingsmelding 15 (2008-2009). tem direito Interesses, responsabilidades e oportunidades Linhas principais da política externa norueguesa e é provavelmente o documento de programa mais importante deixado para trás pelo governo vermelho-verde de Jens Stoltenberg.

As ONGs são incorporadas ao aparato de poder do estado imperialista

O professor Terje Tvedt fez um estudo minucioso da mudança ideológica na Noruega e do público norueguês em seu relacionamento com o mundo exterior. Aqui mostramos anteriormente como as «organizações voluntárias» foram cooptadas pelo Estado e transformadas em ferramentas de aplicação da política norueguesa e, especialmente, da política externa norueguesa.

Em 2003, Terje Tvedt escreveu:

A estreita colaboração entre o Estado, organizações voluntárias e institutos de pesquisa é descrita como «O modelo norueguês». Em 2003, vários milhares de funcionários da administração estatal, em cerca de 150 organizações voluntárias, em institutos de pesquisa e universidades estavam ligados à política norueguesa na África, Ásia e América Latina.

No aviso parlamentar (Stortingsmelding) 15, o governo Stoltenberg escreve:

Embora no passado fosse feita uma distinção entre organizações de ajuda voluntária e organizações políticas como a Anistia Internacional e o Não às Armas Nucleares, agora a grande maioria das organizações voluntárias são operadores políticos e agentes de influência, além de serem atores de ajuda operacional. Fundos arrecadados são usados ​​em estreita colaboração com a mídia e personalidades da mídia internacional para maximizar a visibilidade e a influência política. Ao mesmo tempo, colaboram cada vez mais estreitamente e com maior frequência com atores governamentais e com o mundo empresarial. A globalização, com a revolução dos meios de comunicação e da comunicação associada, levou a um aumento considerável na capacidade desses atores de se relacionar e influenciar a política além das fronteiras e dos atores. (Nossa edição, ed.)

Esta é uma descrição muito precisa de como as chamadas organizações de ajuda têm funcionado como uma agência externa do Ministério das Relações Exteriores a fim de realizar os interesses imperialistas da Noruega. Isso se aplica também à Cruz Vermelha Norueguesa, Ajuda Popular Norueguesa, Conselho Norueguês para Refugiados, Ajuda à Igreja, Save the Children e CARE Norway, bem como à NORWAC e outras organizações similares.

Essas organizações também apresentam oportunidades de emprego e carreira para grande parte da esquerda pequeno-burguesa na Noruega, e também foi demonstrado que elas absorveram em grande parte a ideologia e a mentalidade do imperialismo. O mesmo se aplica à mídia amplamente apoiada pelo Estado na Noruega.

Portanto, não é coincidência que a Noruega tenha hoje os esquerdistas mais militaristas da Europa e possivelmente do mundo.

Em resumo, a Noruega está idealmente equipada para ser a luva que se encaixa perfeitamente na mão dos EUA e, portanto, pode não ser surpresa, se finalmente for documentado que a Noruega esteve envolvida em um sério ato de guerra contra a Alemanha e a Rússia, que sopram até o Nord Stream é. Infelizmente, é isso que a Noruega se tornou.

Traduzido do original: Por que a Noruega é a luva que cabe na mão dos EUA? Tradução de Erik Skjold.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta