Muita coisa divertida nas notícias de hoje.

O Escritório do Diretor de Inteligência Nacional (ODNI), que supervisiona as agências de espionagem dos Estados Unidos, admitiu em um relatório solicitado pelo senador Ron Wyden que o cartel de inteligência dos EUA tem contornado as regulamentações constitucionais destinadas a proteger os cidadãos americanos da vigilância do governo simplesmente comprando informações coletadas por corretores de dados comerciais.

Em uma escalada no capitalismo de vigilância que não deveria surpreender ninguém, mas alarmar a todos, as agências de inteligência dos EUA descobriram que, embora a Quarta Emenda proíba que eles ouçam diretamente, hackeem ou grampei quem quiserem sem um mandado, não há nada que os impeça de simplesmente comprar grandes quantidades de dados coletados por empresas de tecnologia do Vale do Silício que podem fornecer a eles tipos semelhantes de informações. Então é isso que eles têm feito, porque é claro que é.

Mas lembrem-se, crianças, é importante que vocês tenham muito medo do TikTok porque o TikTok pode coletar suas informações e entregá-las a um estado de vigilância autoritário.

Um novo e perturbador artigo do Responsible Statecraft de Branko Marcetic observa que os papéis de liderança civil no governo dos EUA, que historicamente foram responsáveis ​​por controlar os impulsos mais perigosos da máquina de guerra dos EUA, na verdade foram muito mais radicais e agressivos na Ucrânia do que os profissionais do Pentágono. guerreiros. De acordo com uma reportagem recente do Washington Post, dentro do governo Biden “o Pentágono é considerado mais cauteloso do que a Casa Branca ou o Departamento de Estado quanto ao envio de armamento mais sofisticado para a Ucrânia”.

Se apenas a máquina de guerra for responsável por verificar a agressividade nuclear da máquina de guerra, isso significa que não há verificações reais sobre a agressividade nuclear da máquina de guerra. Se JFK tivesse sido mais belicoso e agressivo do que seus próprios generais nos momentos mais perigosos da última Guerra Fria, é bem provável que o mundo como o conhecemos não existiria hoje. É arrepiante que estejamos contando com os melhores anjos dos militares mais assassinos da Terra para nos ver através desses jogos cada vez mais próximos de frango nuclear.

Como Marcetic discutiu em outro artigo no ano passado, a retórica insanamente hawkish que estamos vendo da classe política/mídia ocidental em torno do tema da ameaça nuclear é comprovadamente muito mais orientada para o confronto imprudente do que durante a Crise dos Mísseis de Cuba. As pessoas cujo trabalho é encorajar a moderação nessas situações – a imprensa, os diplomatas e as autoridades eleitas – estão fazendo exatamente o oposto.

E o discurso só está ficando mais louco. O think tank neoconservador American Enterprise Institute está agora lançando a ideia de dar armas nucleares à Ucrânia, que é uma posição de política externa tão perversa e demente quanto qualquer um poderia imaginar.

Isso como o influente estrategista de política externa russa Sergey Karaganov argumenta que Moscou “estabeleceu um limite muito alto para o uso de armas nucleares” e que “é necessário despertar o instinto de autopreservação que o Ocidente perdeu” ao “diminuir o limite para o uso de armas nucleares” e “subindo na escala de dissuasão”. Karaganov cita o fato de a Bielorrússia ter começado a receber armas nucleares táticas da Rússia para mostrar que Moscou já está se movendo nessa direção.

Isso parece ainda mais inquietante à luz das observações de Michael Tracey em um artigo recente da Newsweek intitulado “O governo continua mentindo para nós sobre a Ucrânia. Onde está a indignação? Tracey discute a maneira como os combatentes da Ucrânia e da Polônia, membro da OTAN, têm intensificado os ataques ao território russo, enquanto o governo dos EUA e a mídia de notícias enganam o público americano sobre o fato de que isso está acontecendo e como é perigoso.

Além de tudo isso, você tem a versão cada vez mais ridícula do império sobre os bombardeios do oleoduto Nord Stream. A mídia de massa agora está dizendo que as forças de operações especiais ucranianas perpetraram o ataque e que a CIA tinha conhecimento avançado de seus planos, mas tentou, sem sucesso, dizer-lhes que não continuassem com isso.

Que é uma narrativa que por acaso se encaixa perfeitamente no alinhamento com os interesses de informação do império dos EUA. Contradiz o relato de Seymour Hersh de que os EUA estavam diretamente envolvidos no ataque, atribui a culpa a uma nação com a qual o Ocidente simpatiza muito, que pode ser enquadrada como agindo em sua própria defesa contra invasores russos, e o cartel de inteligência dos EUA consegue lavar suas mãos de todo o calvário, alegando que disse aos ucranianos para não atacarem os oleodutos usados ​​pela aliada dos EUA, a Alemanha.

É também uma narrativa completamente sem sentido. Dizendo “A América não atacou Nord Stream, a Ucrânia sim!” é como dizer “Will Smith não deu um tapa em Chris Rock, foi a mão dele!” A Ucrânia depende totalmente da vontade do governo dos Estados Unidos para continuar esta guerra; se o governo dos EUA traçar uma linha dura e lhes disser para não fazer algo ou correr o risco de perder o apoio, ele necessariamente terá que obedecer. Já é de conhecimento público há um ano que a CIA está intimamente envolvida em atividades no terreno na Ucrânia, e a CIA tem treinado ativamente as forças de operações especiais ucranianas desde antes mesmo desta guerra começar.

Portanto, é uma distinção sem diferença afirmar que a Ucrânia e não os EUA bombardearam o Nord Stream – e isso é fingir, para fins de argumentação, que sabemos que os EUA não estavam muito mais envolvidos diretamente no ataque do que estão admitindo. Atualmente, não há nenhuma razão lógica para supor que seja esse o caso, e nunca há nenhuma razão válida para aceitar a palavra do cartel de inteligência dos EUA sobre qualquer coisa.

Estamos marchando em direção à distopia e ao esquecimento, e estamos fazendo isso de maneiras que não têm precedentes históricos. Estamos em águas completamente desconhecidas e as coisas estão ficando cada vez mais loucas.

Que mundo selvagem. Que hora de estar vivo.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta