Esta entrevista ocorreu em 25 de janeiro de 2023, um dia depois que o Bulletin of the Atomic Scientists avançou os ponteiros do Relógio do Juízo Final para 90 segundos antes da meia-noite – em grande parte devido aos desenvolvimentos na Ucrânia. A Dra. Helen Caldicott, ativista pela paz e ambientalista australiana, discutiu a ameaça extrema e iminente de um holocausto nuclear devido a uma guerra por procuração entre os EUA e a Rússia na Ucrânia. Ela também abordou o anúncio do Departamento de Energia dos EUA de uma reação nuclear controlada e delineou a relação entre a indústria de energia nuclear e as armas nucleares.

Caldicott é autor de vários livros e recebeu pelo menos 12 doutorados honorários. Ela foi indicada ao Prêmio Nobel pelo físico Linus Pauling e nomeada pelo Smithsonian como uma das mulheres mais influentes do século XX. Suas palestras públicas descrevendo os horrores da guerra nuclear de uma perspectiva médica levantaram a consciência de uma geração.

Caldicott acredita que a realidade de destruir toda a vida no planeta desapareceu da consciência pública, tornando o dia do juízo final mais provável. Como afirma o título de seu livro recente, estamos “andando como sonâmbulos para o Armagedom”.

Steven Taylor: O Bulletin of the Atomic Scientists recentemente ajustou o Relógio do Juízo Final para 90 segundos para a meia-noite. O que é o Relógio do Juízo Final e por que agora está definido para 90 segundos antes da meia-noite?

Helena Caldicott: No ano passado, esteve a 100 segundos da meia-noite, que é o mais próximo que já esteve. A cada ano, eles reajustam o relógio de acordo com os problemas internacionais, os problemas nucleares. Noventa segundos para a meia-noite – não acho que seja perto o suficiente; é mais perto do que isso. Eu colocaria em 20 segundos para a meia-noite. Acho que estamos em uma posição extremamente odiosa onde uma guerra nuclear pode ocorrer hoje à noite, por acidente ou deliberadamente. Está muito claro para mim, na verdade, que os Estados Unidos vão entrar em guerra com a Rússia. E isso significa, quase certamente, uma guerra nuclear – e isso significa o fim de quase toda a vida na Terra.

ST: Você vê semelhanças com a crise dos mísseis cubanos de 1962?

CH: Sim. Conheci o secretário de defesa de John F. Kennedy, Robert McNamara, mais tarde em sua vida. Ele estava no Salão Oval na época da crise dos mísseis cubanos. Certa vez, ele me disse: “Helen, chegamos tão perto de uma guerra nuclear — três minutos”. Três minutos. Estamos em uma situação semelhante agora.

ST: Então, naquela época, porém, notoriamente, o mundo prendeu a respiração durante a crise dos mísseis.

CH: Nossa, ficamos apavorados. Aterrorizado, absolutamente apavorado.

ST: Isso não parece ser o caso hoje.

CH: Hoje, o público e os formuladores de políticas não estão sendo informados adequadamente sobre o que isso realmente significa – que as consequências seriam tão bizarras e terríveis. É muito engraçado; A cidade de Nova York divulgou um vídeo como um PSA hipotético em julho de 2022, mostrando uma mulher na rua, e diz que as bombas estão chegando e que será uma guerra nuclear. Diz que o que você faz é entrar, não ficar perto das janelas, ficar no centro da sala e ficará bem. Quero dizer, é absolutamente absurdo.

ST: Era contra isso que você lutava nos anos 70 e 80 — essa noção de que é possível sobreviver a uma guerra nuclear.

CH: Sim. Houve um oficial de defesa dos EUA chamado TK Jones que supostamente disse, não se preocupe; “se houver pás suficientes para todos”, nós conseguiremos. E o plano dele era se as bombas estivessem chegando e demorassem meia hora para chegar, você pegava a pá de confiança. Você cava um buraco. Você entra no buraco. Alguém coloca duas portas em cima e depois empilha a terra. Quero dizer, eles tinham planos. Mas o problema é que a evolução será destruída. Podemos ser a única vida no universo. E se você já olhou para a estrutura de uma única célula, ou para a beleza dos pássaros ou de uma rosa, quero dizer, que responsabilidade nós temos?

ST: Durante a crise dos mísseis cubanos, os EUA não queriam mísseis apontados para eles vindos de Cuba, e a União Soviética não queria mísseis apontados para eles vindos da Turquia. Você vê alguma semelhança com o conflito na Ucrânia?

CH: Ah com certeza. Os Estados Unidos têm armas nucleares em países europeus, tudo pronto para ir e pousar na Rússia. Como você acha que a Rússia se sente – um pouco paranóica? Imagine se o Pacto de Varsóvia entrasse no Canadá, ao longo de toda a fronteira norte dos EUA, e colocasse mísseis ao longo de toda a fronteira norte. O que os EUA fariam? Ela provavelmente explodiria o planeta como quase fez com a crise dos mísseis cubanos. Quero dizer, é tão extraordinariamente unilateral no pensamento, não nos colocando na mente do povo russo.

ST: Você acha que corremos mais risco de uma guerra nuclear agora do que durante a Guerra Fria?

CH: Sim. Estamos mais perto de uma guerra nuclear do que nunca. E foi isso que o Bulletin of the Atomic Scientists indicou ao mover o relógio para 90 segundos para a meia-noite.

ST: Parece que os líderes políticos estão mais descuidados com a troca nuclear agora?

CH: Sim, porque eles não entenderam o que uma guerra nuclear realmente significaria. E o Pentágono é comandado por essas pessoas arrogantes que estão ganhando milhões com a venda de armas. Quase todo o orçamento dos EUA vai para matança e assassinato, ao invés de cuidados de saúde e educação e as crianças no Iêmen, que são milhões delas morrendo de fome. Quero dizer, temos dinheiro para consertar tudo na Terra e também para abastecer o mundo com energia renovável. O dinheiro está lá. Está entrando em matança e assassinato em vez de vida.

ST: Você mencionou energia. O Departamento de Energia anunciou o chamado avanço da fusão. O que você acha das alegações de que a fusão pode ser nosso futuro energético?

CH: A tecnologia não fazia parte de um experimento de energia. Fazia parte de um experimento de armas nucleares chamado Programa de Gerenciamento de Estoques. É inapropriado; produziu uma enorme quantidade de lixo radioativo e muito pouca energia. Nunca será usado para suprir as necessidades globais de energia da humanidade.

ST: Você poderia nos contar um pouco sobre a história do Lawrence Livermore National Laboratory, na Califórnia, onde os cientistas desenvolveram essa tecnologia de fusão?

CH: O Laboratório Lawrence Livermore foi onde as primeiras bombas de hidrogênio foram desenvolvidas. Foi criado em 1952, por Edward Teller, um homem perverso.

ST: Existe essa promoção da energia nuclear como uma alternativa verde. A indústria de energia nuclear está ligada a armas nucleares?

CH: Claro. Nos anos 60, quando as pessoas estavam morrendo de medo de armas nucleares, havia um psicólogo do Pentágono que disse, veja, se tivermos energia nuclear pacífica, isso aliviará o medo das pessoas.

ST: No final do seu livro de 1992 Se você ama este planeta, você escreveu: “A esperança para a Terra não está nos líderes, mas em seu próprio coração e alma. Se você decidir salvar a Terra, ela será salva. Cada pessoa pode ser tão poderosa quanto a pessoa mais poderosa que já existiu – e essa pessoa é você, se você ama este planeta.” Você defende isso?

CH: Se reconhecermos a terrível realidade de que existe uma ameaça extrema e iminente de guerra nuclear, é como ouvir que, como planeta, temos uma doença terminal. Se tivermos medo, cada um de nós pode salvar o planeta. Mas temos que ser muito fortes e determinados.


Steve Taylor é o secretário de imprensa da Projeto de Ecologia da Justiça Global e o apresentador do podcast Quebrando verde. Começando seu trabalho ambiental na década de 1990, opondo-se ao corte raso na Floresta Nacional de Shawnee, Taylor recebeu o Prêmio Leo e Kay Drey de Liderança da Coalizão do Missouri para o Meio Ambiente por seu trabalho como co-fundador da Times Beach Action Group.

Este artigo foi produzido por Terra | Comida | Vidaum projeto do Independent Media Institute.

Esta entrevista foi editada para maior clareza e duração. Um vídeo da descrição da guerra nuclear da entrevista pode ser visto no Vimeo. Ouça a entrevista completa, disponível para streaming no Site do Breaking Green ou onde quer que você obtenha seus podcasts. Quebrando verde é produzido por Projeto de Ecologia da Justiça Global.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta