Arte e capa do Manifesto Comunista por SA Geta / Progress Publishers, Moscou, 1986

“Que as classes dominantes tremam diante de uma revolução comunista. Os proletários não possuem nada a perder a não ser suas correntes. Eles têm um mundo a ganhar. Trabalhadores de todos os países, uni-vos!”

Estas palavras, escritas por Karl Marx e Frederick Engels, foram publicadas pela primeira vez em O Manifesto Comunista em 21 de fevereiro de 1848, 175 anos atrás.

Desde a sua publicação, o Manifesto tornou-se um dos livros mais lidos e influentes da história da humanidade, perdendo apenas para Charles Darwin. Na origem das espécies. É considerado um documento do Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, que adotou o livro em seu Registro da Memória do Mundo, uma iniciativa destinada a “preservar o patrimônio da humanidade contra a ‘devastação do tempo’ e a ‘amnésia coletiva .’”

E quanto a Karl Marx, ele é considerado o “filósofo mais influente” da história da humanidade. Suas ideias “redefiniram a geopolítica e abalaram a ordem mundial”, nas palavras do professor de filosofia de Oxford, Jonny Thomson.

Em todo o mundo, em 21 de fevereiro, como parte do #RedBooksDay2023, dezenas de milhares de pessoas lerão publicamente O Manifesto Comunista –ou outro Livro Vermelho – e participe de discussões e diálogos sobre capitalismo, socialismo e comunismo.

IULP

De muitas maneiras, o Manifesto foi um produto de seu tempo. Apenas alguns meses antes de sua publicação, revoluções varreram a Europa. Pessoas comuns – a classe trabalhadora – na Itália, França, Alemanha, Hungria e em outros lugares estavam se levantando. Exigiam democracia e libertação. Era uma “primavera dos povos”.

Ao longo do final do século XIX e início do século XX, a Manifesto inspirou incontáveis ​​milhões a lutar por uma sociedade igualitária e sem classes, livre da exploração capitalista, do racismo e da guerra.

No início do século 20, partidos socialistas e comunistas foram formados em todo o mundo. Um desses grupos, o Partido Trabalhista Social-Democrata Russo, conhecido como Bolcheviques, tornou-se o primeiro Partido Comunista a conquistar o poder do Estado.

As revoluções marxista e comunista continuaram obtendo vitórias nas décadas seguintes. Em meados do século, um terço da população mundial era governada por partidos comunistas. Outro terço estava em meio a revoluções pela independência colonial e libertação nacional, muitas vezes lideradas por comunistas.

O socialismo estava inegavelmente em ascensão.

Como Marx e Engels previram, por um breve momento na história mundial, as classes dominantes de fato tremeram.

Marxismo EUA

Nos Estados Unidos, o Partido Comunista dos Estados Unidos nasceu em 1919. No ventre da besta capitalista, liderou bravamente lutas pelos direitos dos trabalhadores, igualdade afro-americana, paz, internacionalismo e socialismo. Freqüentemente, seus membros eram perseguidos, espancados, presos e deportados. Alguns foram assassinados.

O partido ajudou a fundar e liderar inúmeros sindicatos de CIOs, incluindo os trabalhadores siderúrgicos e os trabalhadores automotivos. Ele liderou o ataque em defesa do Scottsboro Nine. Construiu organizações da Frente Popular Negra, como o Congresso Nacional Negro e o Congresso da Juventude Negra do Sul.

Ele se sacrificou durante a Segunda Guerra Mundial – dentro e fora dos campos de batalha. Estima-se que 15.000 membros do CPUSA serviram nas Forças Armadas durante a guerra contra o fascismo, enquanto outros milhares ajudaram a vencer a luta pela produção de guerra no Homefront.

Após a derrota do fascismo, os comunistas e seus aliados foram mais uma vez alvo do Red Scare e da Guerra Fria. Centenas de comunistas foram presos por ensinar e defender o marxismo-leninismo. Outros milhares foram assediados, intimidados, seguidos pelo FBI e, novamente, deportados.

No entanto, como os comunistas em todos os lugares, eles perseveraram. Ao longo da década de 1950, grupos liderados pelos comunistas, como o Congresso dos Direitos Civis, o Conselho de Assuntos Africanos, a Ordem Internacional dos Trabalhadores, o Conselho Nacional do Trabalho Negro e a Escola Jefferson de Ciências Sociais, entre outros, continuaram a defender os afro-americanos. igualdade, libertação negra, direitos dos imigrantes, direitos dos trabalhadores, paz e socialismo.

PEGUE UMA CÓPIA DO MANIFESTO COMUNISTA DE EDITORAS INTERNACIONAIS.

Após os piores abusos das liberdades civis do período McCarthy, no início da década de 1960 os comunistas decidiram concentrar sua energia na juventude e nos estudantes. Eles embarcaram em uma série de grande sucesso de palestras em faculdades e universidades. Em colaboração com grupos universitários – e vários movimentos de liberdade de expressão – eles desafiaram a camisa de força intelectual do anticomunismo. Em 1964, os WEB Du Bois Clubs foram formados, o que ajudou a liderar muitas das lutas mais importantes pelos direitos civis, paz e liberdade de expressão – dentro e fora dos campi.

Os comunistas também ajudaram a liderar e iniciar muitas das campanhas mais importantes na luta pela paz durante a guerra dos Estados Unidos no Vietnã. O historiador marxista Herbert Aptheker liderou uma delegação a Hanói em 1965. Considerado o “comunista mais perigoso dos Estados Unidos” por J. Edgar Hoover, Aptheker voltou para dezenas de milhares de estudantes lotados em auditórios de faculdades e universidades para ouvir seus relatos em primeira mão .

Outros comunistas, dois do Fort Hood Three, tornaram-se os primeiros soldados a se recusarem a se deslocar para o Vietnã e, assim, ajudaram a desencadear a gênese do movimento anti-guerra dentro das forças armadas.

Apenas alguns anos depois, surgiu a campanha mundial para libertar a comunista Angela Davis, chamando a atenção internacional para uma armação política racista. Com a ajuda do socialismo mundial, Davis foi libertado e mais tarde nasceu a Aliança Nacional Contra a Repressão Racista e Política.

O mais vermelho dos Livros Vermelhos

É exatamente essa história e internacionalismo que os organizadores têm em mente neste 21 de fevereiro, internacional #RedBooksDay2023, um dia para comemorar e celebrar O Manifesto Comunista e as contribuições dos comunistas para a luta pela democracia.

Iniciado em 21 de fevereiro de 2020, #RedBooksDay foi iniciado pela LeftWord Books e pela Indian Society of Left Publishers. Durante o primeiro #RedBooksDay, 30.000 pessoas da Coréia do Sul à Venezuela, coletivamente, leram publicamente o Manifesto.

O maior número de leitores do Manifesto estava no estado indiano de Tamil Nadu, onde a editora Bharathi Puthakalayam e o Partido Comunista da Índia (marxista) leram para 10.000 pessoas. O Manifesto também foi lido no Brasil, Cuba, África do Sul e Líbano, entre outros lugares.

Após esse sucesso inicial, a Sociedade Indiana de Editores de Esquerda formou a União Internacional de Editores de Esquerda (IULP), da qual a International Publishers faz parte. Desde a sua fundação, o IULP produziu vários livros conjuntos. O livro deste ano será uma coleção dos escritos de Ruth First, uma líder do Partido Comunista Sul-Africano brutalmente assassinada pelo regime do apartheid.

#RedBooksDay2023 é uma iniciativa do IULP, mas os organizadores esperam que se torne parte de um calendário global mais amplo de eventos culturais anuais. Confira redbooksday.iulp.org/ para mais detalhes.

O Partido Comunista de Michigan, em colaboração com a Nox Library, realizou um evento #RedBooksDay no fim de semana passado. Deixar mundo das pessoas saber quais eventos você planejou.

Os organizadores estão incentivando os ativistas a ler qualquer Livro Vermelho em público ou online.

Qual livro vermelho você vai ler este ano?

O People’s World tem um enorme desafio pela frente – arrecadar $ 200.000 de leitores e apoiadores em 2023, incluindo $ 125.000 durante a campanha de arrecadação de fundos, que vai de 1º de fevereiro a 1º de maio.

Por favor, doe para ajudar o People’s World a atingir nossa meta de $ 200.000. Agradecemos o que puder doar: $ 5, $ 10, $ 25, $ 50, $ 100 ou mais.


CONTRIBUINTE

Tony Pecinovsky


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta