Por que escrevi sobre viver com um pássaro por 30 anos? Normalmente escrevo sobre coisas de esquerda, como direito e política. Mas em agosto passado a OR Books lançou Contos de papagaios: nossa vida com um pássaro mágico, que eu co-escrevi com minha esposa Debby. Mas não é uma partida assim, afinal, e aqui está a história, por assim dizer.

Tudo começou em 1992, na manhã de domingo, quando Debby e eu levamos nosso filho Eli, de 10 anos, para uma visita a uma loja de animais em Tribeca chamada The Urban Bird.

O proprietário vendia apenas papagaios bebês. Todos os tipos. Todas as cores, de todo o mundo. Exceto que eles foram chocados aqui nos Estados Unidos, conforme exigido por lei.

contos de papagaio

Quando entramos, os pássaros da loja eram jovens, com uma exceção. Um pássaro mais velho vivia em uma gaiola, pendurado no teto na parte de trás da loja, comandando a visão de todos que entravam. Ele evidentemente não era um pássaro feliz. Ele havia sido abandonado quando o casal que o possuía se separou. Ele nos viu e gritou:

Eu tenho uma infecção por fungos!

“O que?” disse Eli, olhando primeiro para o pássaro e depois para mim. Antes que eu pudesse responder, o pássaro gritou: “Foda-se!” Era isso. Decidimos ali mesmo comprar um filhote de passarinho. Ainda o temos. Nós o chamávamos de Charlie Parker em homenagem ao grande saxofonista cujo apelido era “Pássaro”.

Charlie é uma criatura senciente com fala intencional. Ele não é um gravador ou um mímico. Nós temos um relacionamento.

Charlie costumava dizer “Vamos pedir” quando estava com fome. Agora ele diz “quero um pouco de frango”, frango significa qualquer tipo de comida. Quando ele está com sono à noite, ele diz “quero ir dormir”. Ele segue com “varrer o chão”, “cobrir minha gaiola” e, finalmente, “boa noite”.

Perdemos nosso escritório de advocacia no centro da cidade devido à poluição tóxica após o 11 de setembro e tivemos que praticar em nossa sala de estar, onde Charlie mora em sua jaula. Debby estava ao telefone com um corretor de seguros agressivo. Charlie podia ouvi-lo. Charlie ama Debby e é muito protetor. Charlie ficou cada vez mais agitado ouvindo o abuso do agressivo avaliador de seguros. Ele estava andando de um lado para o outro em seu poleiro. Finalmente ele não aguentou mais e gritou, no meu tom de voz,

Eu vou chutar sua bunda seu filho da puta!

“O que?” disse o cara. Debby desligou na cara dele.

As histórias que contamos são muito engraçadas. Mas não é só disso que trata o livro. Até agora, o Telescópio Espacial James Webb revelou 4.000 planetas muito parecidos com o nosso girando em torno de sóis. Esta é provavelmente a base da vida inteligente extraterrestre. Não será humano. Comunicar-se com Charlie é um exemplo de como pode ser quando há contato entre as criaturas da Terra e as de planetas distantes no espaço sideral.

O astrofísico Carl Sagan especulou sobre que tipo de cérebro as criaturas inteligentes que poderiam pensar teriam. Pode ser algo como o de Charlie. Sem córtex cerebral. Mas cheio de neurônios. Humanos e papagaios se separaram evolutivamente há cerca de 300 milhões de anos.

Charlie pesa cerca de meio quilo e seu cérebro é do tamanho de uma noz sem casca. Ele é um papagaio cinza africano cujos ancestrais vieram do Congo. Charlie nasceu em Miami e nasceu em Nova York.

O cinza africano mais famoso foi Alex, um acrônimo para avian life experiment. Alex trabalhou em um laboratório em Harvard com a cientista pioneira Dra. Irene Pepperberg. Seus estudos inovadores provaram que os papagaios-cinzentos africanos têm a inteligência de uma criança de sete anos e o desenvolvimento emocional de uma criança de dois anos.

Ela demonstrou que Alex tinha capacidade de pensamento abstrato, conhecia os conceitos de maior e menor, conhecia o conceito de nenhum, podia somar e subtrair até sete, conhecia cores e formas e tinha sentimentos e emoções. Na noite antes de morrer, quando Irene estava saindo do laboratório, Alex disse:

Eu te amo.

Quando a Dra. Pepperberg começou seus estudos, 45 anos atrás, ela foi ridicularizada por quase todo o estabelecimento científico exclusivamente masculino. Ela não conseguiu bolsas ou uma posição na universidade. Seu marido a apoiou por doze anos, finalmente dizendo que achava que ela era “um fracasso” e que ela deveria conseguir um emprego como professora de ciências no ensino médio. Eles se divorciaram. Ela agora é mundialmente conhecida. O livro dela Os estudos de Alex é vendido no Museu de História Natural da cidade de Nova York.

Papagaios vivem em seis continentes. Eles estão sendo destruídos devido à caça furtiva, perda de habitat e mudanças climáticas. A devastação está sendo visitada em grande parte da África Central, de onde vêm os cinzas. Eles são vítimas de ganância e desespero ilimitados. O chicote econômico impulsiona os caçadores furtivos na Nigéria. Um cinza africano selvagem pode render centenas de dólares.

Na Austrália, os incêndios florestais encerraram 2019 com fogo. Os cientistas estimam que mais de meio bilhão de criaturas foram mortas, incluindo muitas pegas australianas. Enquanto os incêndios se espalhavam pelo campo, as pegas (que pertencem à mesma família de pássaros altamente inteligentes como papagaios, corvos e corvos) foram ouvidas lamentavelmente fazendo o som de veículos de resgate, mas sem sucesso.

O habitat deles ardeu em chamas tão poderosas que o inferno podia ser visto do espaço. Os humanos induziram um rápido aquecimento global e enfrentamos uma ameaça de extinção em massa de espécies não vistas desde o final do período Cretáceo, 66 milhões de anos atrás. Neste momento crítico, estamos tardiamente nos tornando mais intencionalmente conscientes de nossa comunhão e interconexão com outros seres e com a natureza.

Os humanos desde Aristóteles se colocaram no topo da hierarquia animal e à parte da natureza. Pensávamos que éramos diferentes e superiores. Essa falsa crença tem implicações filosóficas e éticas. Depois de 30 anos vivendo com um papagaio cinza africano, e especialmente morando com ele nos últimos três anos isolados pelo COVID, eu entendo melhor a interconexão das espécies e nosso papel como administradores da natureza.


Michael Smith é autor ou co-editor de sete livros, incluindo advogados de esquerda e Imagine: Viver em um EUA socialista. Ele é um co-apresentador de Rádio Lei e Desordemque vai ao ar às segundas-feiras às 11h na WBAI-99.5 FM.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta