Trabalhadores do setor têxtil de Bangladesh protestam por salários mais altos, novembro de 2023 | Shutterstock

‘Esta é a temporada de vendas de fim de ano. Mas do outro lado do planeta, esses preços baixos têm um custo elevado. Isto é especialmente verdadeiro para o “fast fashion”, o equivalente em roupas de um Big Mac: atraente, acessível e descartável.

As mulheres do Bangladesh que trabalham como trabalhadoras de vestuário mal remuneradas para que possamos usar roupas descartáveis ​​estão a fazer ouvir as suas vozes suficientemente alto para reverberar através dos oceanos. Protestos em massa por salários mais elevados agitaram o país do sul da Ásia.

Bangladesh é o segundo maior exportador mundial de vestuário do mundo, depois da China. Marcas reconhecidas como H&M, Zara, Calvin Klein, American Eagle e Tommy Hilfiger, entre outras, dependem de fábricas de vestuário de Bangladesh.

Os 4 milhões de trabalhadores do setor têxtil do país, a maioria dos quais são mulheres, até recentemente levavam para casa um escasso salário de apenas US$ 75 por mês e não recebiam aumento há anos. Segundo uma estimativa, o custo de vida de uma pessoa solteira em Bangladesh é de cerca de US$ 360 por mês, sem incluir o aluguel.

Os trabalhadores exigiram modestos 205 dólares por mês, mas os aumentos salariais oferecidos pelos fabricantes do país totalizaram apenas metade disso.

À medida que os protestos se intensificavam, a primeira-ministra Sheikh Hasina – outrora aclamada como uma líder liberal – libertou forças de segurança que intimidaram e atacaram os organizadores sindicais. A polícia recentemente matou a tiros uma mãe de 23 anos e operadora de máquina de costura chamada Anjuara Khatun, após atirar contra manifestantes.

Superficialmente, as marcas norte-americanas que compram os seus stocks às fábricas do Bangladesh parecem estar do lado certo da luta. A Associação Americana de Vestuário e Calçado (AAFA), um grupo comercial da indústria, escreveu uma carta conjunta instando Hasina a “aumentar o salário mínimo para um nível… suficiente para cobrir as necessidades básicas dos trabalhadores”.

A AAFA pediu mesmo ao governo que evitasse retaliações contra os sindicatos e que respeitasse os “direitos de negociação colectiva”. O Departamento de Estado dos EUA emitiu uma declaração dizendo: “Felicitamos os membros do sector privado que apoiaram as propostas sindicais para um aumento salarial razoável”.

Além disso, os retalhistas globais estão a oferecer-se para consumir os seus lucros, aumentando o preço que pagam às fábricas para as ajudar a compensar o aumento dos salários. Actualmente, o custo da mão-de-obra para produzir peças de vestuário representa apenas 10-13 por cento do custo total de fabrico de um produto.

Mas estarão as empresas realmente empenhadas em aumentar os salários dos trabalhadores do setor do vestuário?

Um inquérito realizado a cerca de 1.000 fábricas no Bangladesh, publicado no início de 2023, revelou que empresas como a Zara e a H&M pagavam mal às fábricas pelas compras de vestuário, tornando-lhes mais difícil pagar aos seus trabalhadores. E quando a pandemia da COVID-19 levou a encerramentos globais, os grandes retalhistas cancelaram encomendas e atrasaram pagamentos.

“Somente quando os fornecedores são capazes de planejar com antecedência, com a confiança de que ganharão conforme o esperado”, disse um especialista do setor O guardião“eles podem oferecer boas condições de trabalho aos seus trabalhadores?”

Já se passaram mais de 10 anos desde o colapso mortal do Rana Plaza, em Bangladesh, o pior desastre da indústria de vestuário do mundo. O complexo de oito andares em Dhaka estava repleto de milhares de trabalhadores quando desmoronou sob o peso da negligência governamental e da exploração dos trabalhadores em Abril de 2013. Mais de 1.100 trabalhadores, a maioria deles mulheres, foram mortos.

Na sequência do desastre, as marcas norte-americanas recusaram-se a juntar-se a outras empresas globais na assinatura do Acordo sobre Segurança contra Incêndios e Edifícios no Bangladesh. Citando custos elevados, optaram por formar a sua própria aliança para inspecionar fábricas, uma aliança que aplicava padrões de segurança mais baixos.

Foi um indicador claro de onde estavam as prioridades destas empresas – e sugere que os seus últimos comentários sobre salários mais elevados são apenas da boca para fora.

Espera-se que a fast fashion mais do que duplique a sua dimensão de mercado ao longo de seis anos, passando de 91 mil milhões de dólares em 2021 para 185 mil milhões de dólares previstos em 2027. Entretanto, os trabalhadores que alimentam os lucros por detrás dessa expansão enfrentam a fome.

Nesta época de festas, talvez o melhor presente que possamos dar seja o compromisso de forçar a indústria a pagar.

Outras palavras.org

People’s World credita o Institute for Policy Studies por este artigo.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Sonali Kolhatkar


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta