A declaração de “apoio férreo” da administração Biden a Israel ameaça criar uma barreira entre o presidente e os eleitores progressistas, um potencial presente eleitoral para Trump. Nesta foto, uma mulher passa por um outdoor de campanha eleitoral em Tel Aviv para o Partido Likud do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, que mostra o líder israelense com Donald Trump, 15 de setembro de 2019. O hebraico no outdoor diz: ‘Netanyahu, em outra liga.’ | Oded Balilty/AP

O presidente Joe Biden declarou no sábado que o apoio dos EUA a Israel é “firme” enquanto mais de 300 drones e mísseis iranianos lentos serpenteavam pelo céu em direção às instalações militares israelenses. Com a ajuda dos EUA, Grã-Bretanha, França e Jordânia, estima-se que 99% das armas foram destruídas no ar antes de atingirem os seus alvos. Não houve nenhuma morte de pessoas.

Enquanto a declaração de Biden era divulgada, o Pentágono emitiu um comunicado dizendo que o secretário da Defesa, Lloyd Austin, tinha falado com o seu homólogo israelita “e deixou claro que Israel poderia contar com o apoio total dos EUA”.

Na televisão, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu promoveu a imagem de um Israel sitiado a lutar pela sua vida. Com uma expressão severa, ele disse: “Vamos nos defender contra qualquer ameaça e faremos isso com equilíbrio e determinação”.

É claro que, assim que as câmaras foram desligadas, o líder israelita estava sem dúvida a sorrir. Isto porque as promessas de Biden e Austin garantiram que as armas dos EUA continuarão a fluir na sua direcção e que as críticas dos líderes ocidentais à sua guerra genocida em Gaza – que matou mais de 33.000 palestinianos – serão reprimidas.

No entanto, não foi apenas Netanyahu que comemorou este fim de semana. Aqui nos EUA, o ex-presidente Donald Trump e os seus aliados também estavam radiantes. Os neoconservadores militaristas e os extremistas religiosos que constituem as diferentes alas da coligação republicana uniram-se para torcer por uma guerra maior e culpar Biden pelo desastre.

Eles pressentem um momento de oportunidade para dividir as forças anti-MAGA, e a política seguida pela Casa Branca está, infelizmente, a ajudá-los neste esforço. Todos estes desenvolvimentos combinam-se para tornar ainda mais urgente a exigência de um embargo imediato de armas a Israel.

Agitação de colonos: Uma mulher palestina atacada por colonos israelenses ilegais chega ao Complexo Médico Palestino na cidade de Ramallah, na Cisjordânia, sexta-feira, 12 de abril de 2024. Enquanto o mundo estava consumido pelo ataque iraniano a Israel, dezenas de colonos israelenses invadiam uma aldeia palestiniana, matando palestinianos e destruindo propriedades. Entretanto, em Gaza, a destruição genocida também continuou inabalável. | Nasser Nasser/AP

A vitória parcial de Netanyahu

A resposta dos EUA ao ataque iraniano foi uma vitória parcial para Netanyahu.

O ataque de fim de semana por Teerã foi o resultado do atentado bombista de Israel, em 1º de abril, à Embaixada do Irã em Damasco, na Síria. Vale a pena repetir esta última parte: o ataque iraniano deste fim de semana não foi um incidente não provocado; foi uma retaliação por uma acção israelita que matou 13 pessoas num posto diplomático iraniano há duas semanas.

Se alguém apenas recebesse as notícias dos principais meios de comunicação social corporativos nos EUA ou ouvisse as palavras de muitos líderes políticos em Washington, provavelmente nunca saberia que foi Israel quem provocou o Irão.

Isto não faz deste último parte de alguma aliança anti-imperialista nem necessariamente um amigo dos palestinianos, mas é um contexto que é inconveniente para a narrativa de um Israel inocente sozinho contra vizinhos agressivos.

De qualquer forma, Netanyahu conseguiu levar o Irão a elevar o perigo de guerra. Isso lhe dará as armas e silenciará temporariamente as vozes cada vez mais críticas dos aliados céticos em relação à execução da guerra em Gaza. Mas a provocação ao Irão não foi exactamente a vitória completa que ele esperava.

O objectivo maior era transformar a guerra contra Gaza numa guerra regional mais ampla que incluiria o envolvimento directo dos EUA nos combates. Ele quer fazer do imperialismo norte-americano não apenas seu cúmplice, mas também seu parceiro directo na guerra no Médio Oriente.

Por que? As razões são muitas.

Até agora, o genocídio de Gaza não está a atingir muitos dos objectivos declarados. O Hamas não foi esmagado. Os reféns não foram libertados. Gaza foi destruída e dezenas de milhares de pessoas foram mortas, mas o plano para erradicar completamente a presença palestiniana não se concretizou. Este é o caso graças à resistência palestiniana e à recusa dos estados vizinhos de Israel em se transformarem em campos de refugiados permanentes.

Entretanto, a guerra é cada vez mais impopular a nível interno e centenas de milhares de pessoas exigem eleições em Israel – eleições que certamente resultariam na destituição de Netanyahu do cargo e no reinício de um julgamento de corrupção há muito adiado que poderia enviá-lo para a prisão.

É evidente que ele precisa e quer que esta guerra se arraste o máximo possível e se torne tão grande e envolva o maior número possível de países, especialmente um país – os Estados Unidos.

Para decepção de Netanyahu, contudo, Biden disse-lhe para considerar o abate de todos os mísseis iranianos “uma vitória” e fechar o livro por agora: não espere ajuda dos EUA em quaisquer ataques subsequentes ao Irão.

A coalizão para a guerra

Mas há outras forças que se unem para dar a Israel a guerra maior que deseja.

John Bolton – antigo membro do gabinete de Trump e um dos arquitectos da guerra dos EUA no Iraque – está a reunir os neoconservadores nos EUA para pressionar Biden. Desde que o Presidente George W. Bush declarou o Irão como parte do “Eixo do Mal”, há mais de 20 anos, Bolton e os seus aliados têm procurado uma luta com aquele país.

Em Janeiro deste ano, ele já telegrafava a mensagem de que os EUA “não têm outra opção senão atacar o Irão”. Neste fim de semana, ele disse que “passividade…seria um grande erro” e disse que Biden era “uma vergonha” por instar Israel a não atacar o Irã (de novo).

Os líderes cristãos evangélicos que comandam grandes setores da coligação Trump MAGA, entretanto, também estão a incentivar os seus seguidores para a guerra.

Pastor Televangelista John Hagee, fundador do grupo lobista Cristãos Unidos por Israel, caracterizou o ataque iraniano como o cumprimento da profecia, o início da “guerra de Gog e Magog” prevista na Bíblia. Demonizando aqueles que defendem um cessar-fogo em Gaza, Hagee disse no domingo que “a palavra desescalar é música para os ouvidos do Hamas e do Irão”.

Ele e outros líderes cristãos pró-guerra irão ao Congresso “como uma escavadora” nos próximos dias, disse ele, ordenando aos legisladores que “abençoem Israel” com mais armamento financiado pelos contribuintes dos EUA. Entretanto, ele exortou os fiéis a abençoarem o ministério dirigido por ele e pelo seu filho com o dinheiro suado.

Depois, voltando-se para as eleições de 2024 nos EUA, Hagee apoiou indiretamente Donald Trump quando chamou o ataque iraniano a Israel de “um tributo à liderança fraca e patética de Joe Biden”.

Ameaça fascista, estratégia imperialista

Embora as observações de Hagee sejam frequentemente rejeitadas como delírios de um líder de culto vigarista, ele ilumina as contradições de classe e democráticas que definem o capitalismo dos EUA e uma disputa eleitoral que está a forçar os eleitores a escolher entre duas variedades de imperialismo.

‘Apoio rígido’: o presidente Joe Biden e sua equipe de segurança nacional se reúnem na Sala de Situação em meio ao ataque retaliatório do Irã a Israel.

O absurdo do momento talvez tenha sido melhor ilustrado quando as legiões de chapéus vermelhos num comício de Trump na Pensilvânia, no domingo, começaram a gritar “Genocide Joe” e o seu líder respondeu: “Eles não estão errados!”

Trump combinou o seu aparente reconhecimento de que Israel estava a cometer genocídio com a cumplicidade dos EUA com um chavão “Deus abençoe Israel” e uma afirmação de que o ataque iraniano não teria acontecido se ele fosse presidente.

Siga a lógica (se é que existe tal coisa com Trump) e terá a promessa de que ele fará um trabalho ainda melhor na assistência ao genocídio e no apoio aos militares israelitas se for reeleito.

Um fascista declarado que já tentou derrubar o governo dos EUA antes e está trabalhando incansavelmente com autoridades republicanas em todo o país para destruir a democracia, está aberta e cinicamente tentando criar uma barreira entre o candidato democrata e os eleitores anti-guerra com uma mensagem pró-guerra .

Será que Trump espera realmente ganhar os votos de muitos eleitores pró-Palestina? Não, a maioria deles não lhe dava atenção, e ele sabe disso. O objetivo é desmobilizar os eleitores progressistas e alimentar o descontentamento em relação a Biden. A equipa de Trump fez os seus cálculos e sabe que conseguir que os eleitores com tendência democrata fiquem em casa em alguns estados-chave pode ser suficiente para ele vencer. E a ameaça estende-se à votação negativa, porque não é apenas Biden que estaria em apuros, mas também outros candidatos progressistas que concorrem pela chapa democrata a nível estadual e local.

Infelizmente, a estratégia imperialista seguida pela administração Biden está a facilitar a tarefa de Trump. A unidade necessária para bloquear o fascismo nas urnas em Novembro fica comprometida sempre que o presidente aprova outro envio de armas para Israel ou reafirma o seu apoio “firme” ao governo de Tel Aviv.

O cessar-fogo por si só não pode ser a exigência do movimento pela paz no nosso país. Um embargo total e completo de armas a Israel é uma necessidade absoluta – não apenas para salvar as vidas do povo palestiniano e evitar uma guerra mais ampla no Médio Oriente, mas para salvar a democracia dos EUA de uma tomada de poder fascista.

Muitas organizações e líderes já estão a fazer esse apelo, incluindo a Voz Judaica pela Paz, que no domingo emitiu mais um apelo aos EUA para que ponham fim a todo o financiamento militar e à venda de armas.

A deputada Cori Bush reiterou novamente a exigência que ela e outros legisladores fizeram para o fim do armamento “vergonhoso e incondicional” do governo israelita à medida que este comete crimes de guerra. “O povo do nosso país não quer a guerra”, disse ela.

Há um milhão de razões para votar contra Trump em novembro, e quase todos que fazem parte ou estão ligados a movimentos trabalhistas de massa, antiguerra, afro-americanos, latinos, de direitos dos imigrantes, LGBTQ e outros movimentos democráticos os conhecem de cor. . Mas o Comité Nacional Democrata e a campanha de Biden não podem simplesmente confiar no papão de Trump para motivar os eleitores. A política da administração em Gaza tem de mudar.

Cada dólar gasto na guerra de Israel é mais uma fissura na coligação anti-MAGA necessária para deter o fascismo em Novembro.

Tal como acontece com todos os artigos analíticos de notícias e artigos de opinião publicados pela People’s World, este artigo reflete as opiniões de seu autor.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das Pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das Pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

CJ Atkins


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta