Delegados de minorias étnicas saem após a cerimônia de encerramento do Congresso Nacional do Povo da China (APN) no Grande Salão do Povo em Pequim, em 13 de março de 2023. | Andy Wong / AP

A expulsão de dois representantes afro-americanos da legislatura do estado do Tennessee recentemente é apenas a mais recente do que parece ser uma série interminável de ataques à democracia nos Estados Unidos. Acrescente a isso as infinitas táticas de supressão de eleitores, como expurgos racistas de listas de eleitores, proibições de cédulas por correio, obstáculos restritivos de identificação de eleitores, horas de votação reduzidas e muito mais.

E, claro, basta olhar para as maquinações do ex-presidente Donald Trump após sua derrota nas urnas em 2020 para ver esses ataques em andamento no mais alto nível.

Embora os Estados Unidos fossem fundados em princípios democráticos (“Todos os homens são criados iguais…”), eles se aplicavam a apenas um pequeno segmento da população – homens brancos que possuíam propriedades.

Como resultado, os últimos dois séculos e meio foram marcados por uma luta contínua da classe trabalhadora, afro-americanos e outras pessoas de cor, mulheres, nativos americanos e imigrantes, entre outros, para tornar esses princípios uma realidade. realidade viva para todas as pessoas.

O simples fato é que quem exerce o poder, ou seja, a classe endinheirada, não quer abrir mão do que vê como bom. Daí a luta de classes.

Por mais de cem anos, o governo dos Estados Unidos se estabeleceu como o árbitro mundial do que deve ser considerado “democracia”. Desde “Tornar o mundo seguro para a democracia” de Woodrow Wilson durante a Guerra Mundial (1917-18) até as duas “Cúpulas pela Democracia” de Joe Biden (2021 e 2023), houve uma consistência de mensagem: os Estados Unidos sabem mais.

O problema é que o que o governo dos Estados Unidos projeta como “democracia” é uma versão de séculos de pensamento político ocidental, que ele tenta aplicar a todos os povos, em todos os lugares, em todos os tempos.

A democracia é uma aspiração comum a todos os povos, mas nem todas as democracias são idênticas, mesmo entre as democracias capitalistas do Ocidente. O sistema dos Estados Unidos (o modelo presidencial) é marcadamente diferente em muitos aspectos do que existe na Grã-Bretanha (o modelo parlamentar ou de Westminster). E a democracia hoje é muito diferente daquela que existia no “local de nascimento da democracia” — Atenas — nos séculos VI e V aC.

Mais importante, a democracia difere marcadamente em outros sistemas econômicos. A democracia da classe trabalhadora, baseada em um modo de produção socialista, se baseia nas ideias básicas da democracia política, mas a expande e aprofunda na economia. Por exemplo, a ideia do Bill of Rights Socialism, proposta pelo Partido Comunista dos EUA, aplica esse conceito aos Estados Unidos.

Infelizmente, há poucas chances de o Socialismo da Declaração de Direitos ser adotado em um futuro próximo.

Existe hoje, no entanto, um sistema de democracia da classe trabalhadora na prática que está se fortalecendo a cada dia – na China. Chamado de “Todo o Processo de Democracia Popular”, suas idéias básicas são virtualmente desconhecidas nos Estados Unidos. É vital neste momento crítico da história mundial que as pessoas aprendam sobre isso, porque nunca poderemos viver e trabalhar em paz com a China se não conhecermos os fatos básicos sobre como esse país funciona.

Nem é preciso dizer que a maioria dos americanos chamaria a China de um governo “autoritário” controlado e dirigido pelo Partido Comunista da China (PCC). Embora ninguém conteste o papel central do PCCh na vida chinesa, poucas pessoas sabem que existem outros oito partidos políticos que têm papéis a desempenhar no governo e na vida cotidiana. De acordo com a constituição chinesa, esses nove partidos trabalham dentro de um sistema de cooperação multipartidária e consulta política liderado pelo Partido Comunista.

Os princípios fundamentais de Whole Process People’s Democracy foram expressos em um artigo de jornal de 2021 de Guo Wei, o embaixador chinês nas Seychelles. Ela explicou:

“O critério mais básico para a democracia é se as pessoas têm o direito de participar amplamente na governança nacional, se as demandas das pessoas podem ser respondidas e satisfeitas. Na China, o povo participa da administração dos assuntos de Estado, assuntos sociais e econômicos e culturais; fornecem opiniões e sugestões para a elaboração de planos nacionais de desenvolvimento ao mais alto nível e também contribuem para a governação dos assuntos públicos locais; eles participam de eleições democráticas, consultas, tomada de decisões, gestão e supervisão…”

A China, assim como os Estados Unidos, é organizada em um sistema federal. Existem três níveis básicos de governo: nacional, provincial (equivalente aos estados dos EUA) e local – cidades, condados, vilas e aldeias. Cada nível é governado por um congresso eleito diretamente pelo povo. A nível nacional está o Congresso Nacional do Povo (NPC), que se reúne durante duas semanas todos os anos.

Mas Whole Process People’s Democracy é mais do que isso. No nível local, é chamado de Autogovernança em Nível Comunitário. Existe uma rede de comitês locais, sejam eles comitês de residentes urbanos, comitês de moradores ou comitês sindicais. Hoje, na China, existem 112.000 comitês urbanos, 503.000 comitês de aldeões e 2.809.000 comitês sindicais. Todos os comitês são eleitos por votação secreta com apuração aberta (com resultados anunciados na hora).

Os comitês de moradores devem ter entre três e sete membros, incluindo pelo menos uma mulher e um membro de uma minoria étnica (se houver na aldeia). Os comitês de moradores urbanos são semelhantes, embora possam ter até nove membros. Todos os membros têm mandatos de cinco anos.

Todos os comitês têm o poder de “realizar consultas democráticas sobre assuntos locais de várias formas e praticar a tomada de decisão democrática ao lidar com questões comunitárias e serviços públicos por meio de reuniões de comitês e congressos”.

O terceiro tipo de comitê é o comitê sindical. Encontrado em empresas privadas e instituições públicas, tem como principais funções “advogar em nome dos empregados em pé de igualdade com os empregadores”. Os sindicatos têm o direito de negociar com seus empregadores [to] buscar “correções” dos empregadores se violarem os direitos dos funcionários”, como “deduzir ou atrasar o pagamento dos salários dos funcionários, [or] falha em fornecer condições de trabalho seguras e saudáveis, estendendo horas de trabalho arbitrariamente, infringindo os direitos e interesses especiais de mulheres e jovens empregados, [and] outras violações graves dos direitos e interesses trabalhistas dos empregados”.

Esses comitês são financiados por meio de quotas de membros, bem como por meio de “contribuições dos empregadores (os empregadores devem pagar uma taxa mensal igual a 2% do salário mensal agregado de todos os funcionários sindicalizados).” Toda a discussão sobre o papel dos sindicatos da China, organizada na Federação Chinesa de Sindicatos (ACFTU) é algo para outro dia.

Esta descrição dos aspectos do “processo integral da democracia popular” da China fornece apenas uma visão geral mais breve e mais geral de um assunto vasto e complexo. No entanto, as ideias da China sobre democracia devem estimular uma discussão que nós, nos Estados Unidos, precisamos ter.

Na luta pela democracia americana, os trabalhadores precisam de uma visão clara do tipo de futuro que desejam, baseado não no dinheiro, mas nas necessidades humanas. A República Popular da China oferece um tesouro de ideias para estudar.

Como acontece com todos os artigos de opinião publicados pelo People’s World, este artigo representa as opiniões de seu autor.

Esperamos que você tenha apreciado este artigo. No mundo das pessoas, acreditamos que notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e paywalls porque somos totalmente apoiados pelo leitor. Somente vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um apoiador mensal hoje. Obrigado!


CONTRIBUINTE

David Cavendish


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta