“Senador Cruz, como você eu sou e acho que o governo está muito satisfeito em saber que o Nord Stream 2 é agora como você gosta de dizer, um pedaço de metal no fundo do mar.” – Vitória Nuland

Victoria Nuland testemunhando na audiência do Comitê de Relações Exteriores do Senado em 26 de janeiro de 2023 (Imagem: C-Span/Black Agenda Report)

Victoria Nuland é Subsecretária de Estado para Assuntos Políticos. A boca cheia de um título não começa a descrever o que ela realmente faz em nome dos EUA. Talvez o subsecretário para desestabilizar o mundo seja mais preciso. Nuland é uma daquelas pessoas que está sempre na porta giratória da política externa, destinada a retornar quando uma eleição colocar sua camarilha de volta ao cargo. Ela pode ser mais conhecida por distribuir biscoitos para as multidões na Praça Maidan, em Kiev, quando derrubaram o presidente ucraniano eleito em 2014. Ficou claro que o governo Obama teve uma mão no golpe, mas Nuland tirou qualquer dúvida quando ela tagarelou sobre um telefone não seguro e discutimos quem deveria ser o próximo presidente da Ucrânia. Ao declarar a nova realidade da Ucrânia como uma colônia americana de fato, ela disse de forma famosa ou infame:

Foda-se a UE!

É claro que ela está de volta ao governo Biden e é a líder da guerra por procuração contra a Rússia que está ocorrendo na Ucrânia. Sua mais recente observação infame sobre o gasoduto Nord Stream 2, que levaria gás natural para a Alemanha, deve ser vista como uma admissão de culpa. A explosão de 26 de setembro de 2022 permanece misteriosa, mas apenas porque vassalos dos EUA, como a Suécia, não tornaram públicas as descobertas de suas investigações. Nuland também disse sobre o Nord Stream em janeiro de 2022: “Trabalharemos com a Alemanha para garantir que ele não avance”. Os EUA são o principal suspeito mais uma vez.

A bravata de Nuland é mais um sinal da confusão que o governo Biden fez para si mesmo ao instigar o conflito com a Rússia. Nada saiu de acordo com seus planos. Biden disse que as sanções iriam “transformar o rublo em escombros”. A Rússia sobreviveu relativamente ilesa e as únicas pessoas que sofrem com a interferência dos EUA são as nações da UE que deveriam ser aliadas, mas que na verdade são subordinados que nunca sairão da linha, mesmo em favor de seus próprios interesses.

Depois de quase um ano de conflito, as nações européias literalmente deram tudo de si militarmente, com muito pouco material para fornecer à Ucrânia. Eles desistiram do gás natural russo barato e agora compram gás natural liquefeito dos EUA, que custa mais e causa mais danos ambientais. Agora, até mesmo a Rand Corporation, que é financiada pelo complexo industrial militar e empresas de combustíveis fósseis, e pressionada pela guerra com a Rússia em 2019, está acenando com bandeiras vermelhas sobre o exagero. Em um artigo intitulado Evitando uma longa guerra, Rand conclui: “Em suma, as consequências de uma longa guerra – variando de riscos de escalada persistentemente elevados a danos econômicos – superam em muito os possíveis benefícios”. Rand não é um pacificador, acreditando que desafiar a China deve ser o foco e não o impasse na Ucrânia. Advertências de um partido amigo mostram que os melhores planos para uma mudança de regime hegemônico deram errado mais uma vez.

Os EUA injetaram mais de US$ 113 bilhões na Ucrânia, ou seja, nas mãos dos empreiteiros de defesa que dirigem Washington. As forças russas continuam avançando, e o povo ucraniano que todos afirmam querer ajudar está sofrendo, já que homens de meia idade estão sofrendo. arrastados de suas casas treinados por algumas semanas e depois enviados para a linha de frente, onde enfrentam a morte por forças russas bem armadas.

Agora os tanques estão na boca de todos, de Leopards na Alemanha a Abrams nos EUA. Os tanques exigem mão de obra, mão de obra altamente treinada que precisa de meses para aprender a usar esse equipamento complicado. A Ucrânia não tem homens suficientes nem o tempo necessário para tornar os tanques úteis para eles na batalha. Claro, a Rússia também tem tanques e soldados que já sabem como usá-los. A mais recente mudança de jogo não significará muito em termos de assistência para os ucranianos beatificados.

Victoria Nuland e seu chefe Antony Blinken e seu chefe Joe Biden estão presos em uma situação difícil. Eles realmente acreditavam que poderiam destruir a economia da Rússia, ou tirar Vladimir Putin do cargo, ou dividir o país em partes menores prontas para serem colhidas. Mas a política externa fantasiosa é apenas isso. A única coisa que faz sentido é falar diretamente com a nação-alvo. No entanto, se o passado é qualquer indicação de comportamento futuro, eles provavelmente farão algo imprudente.

A explosão do Nord Stream aponta para o perigo que os EUA representam para o mundo inteiro. A sabotagem foi um ato de desespero, pois eles tentaram garantir que seus cachorros de colo não tivessem grandes ideias sobre agir de forma independente, e então eles escalaram. No processo, eles criam mais perigos para a Europa e para o mundo inteiro enquanto jogam amadoramente um jogo de frango com outra potência nuclear.

A Ucrânia está perdendo, dependente de uma fonte inesgotável de dinheiro de Washington, e sofrendo depois de muitas baixas. O presidente Zelensky fará o que Washington disser a ele e o governo Biden é o curinga. Se eles explodissem o Nord Stream, fariam outra coisa igualmente tola e teriam muita companhia.

Tendo visto a Ucrânia explodir em seus rostos, eles voltaram sua atenção para a China. Um general da Força Aérea escreveu um memorando prevendo a guerra em 2025 e exortou seus subordinados a “disparar um pente em um alvo de 7 metros com o pleno entendimento de que a letalidade impenitente é o mais importante. Mire na cabeça.” Membros do Congresso ainda estão provocando a China com visitas a Taiwan. O objetivo é o mesmo da política fracassada na Ucrânia. Provoque algum tipo de incidente e depois sancione a China, ou apresente uma justificativa para sancionar a China sem incidentes. A administração Biden vira o velho ditado de cabeça para baixo.

Se a princípio você não conseguir, falhe, falhe de novo.

Claro que o povo perde. Eles perderam US$ 113 bilhões enquanto suas necessidades não foram atendidas. Mas um estado que se dedica a criar uma guerra por procuração com uma potência nuclear não tem interesse em ajudar seu povo de qualquer maneira. A humanidade é um obstáculo para seus grandes esquemas. Eles veem o estado de bem-estar social como algo a ser subvertido.

O secretário-geral da OTAN disse sem qualquer ironia: “As armas são de fato o caminho para a paz”. Claro, só a paz é o caminho para a paz. As guerras podem terminar com negociações, mas a paz é a antítese de seus grandes planos. A Ucrânia não está funcionando da maneira que eles esperavam. Mas qualquer mudança de curso não está na agenda deles.

Eles veem as guerras eternas como sucesso, ou atrair a Rússia e a China como sucesso, independentemente do resultado de suas ações. Eles não veem o mundo da mesma forma que as pessoas sãs. Eles transformaram o conflito na Ucrânia em uma crise existencial e então decidem que não têm escolha a não ser se engajar em ações perigosas. O mundo é um jogo de soma zero para eles. Se a Rússia e a China forem atores independentes, eles acreditam que perdem. A ideia de coexistência pacífica é um anátema para Nuland, Biden e Blinken. Oleodutos explodidos são vistos como prova de vitória para pessoas que pensaram que poderiam tornar realidade obsessões perigosas e irracionais.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.


Sobre Margaret Kimberley

de Margaret Kimberley piloto da liberdade coluna aparece semanalmente na BAR e é amplamente reimpressa em outros lugares.


Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta