Linda Thomas-Greenfield, Embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, mantém a sua abstenção no momento em que o Conselho de Segurança aprovou uma resolução substantiva de cessar-fogo pela primeira vez em cinco meses. Embora tenham permitido a aprovação da medida, os EUA também sinalizaram que não têm intenção de permitir que a ONU faça cumprir a sua decisão. | Craig Ruttle/AP

NOVA IORQUE — Durante meses, o mundo tem dito aos Estados Unidos: “Ajudem-nos ou saiam do caminho”. Na segunda-feira, os EUA finalmente saíram do caminho. Depois de vetar todas as tentativas anteriores de aprovar uma resolução significativa de cessar-fogo em Gaza no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), a delegação dos EUA absteve-se. Todos os outros membros do corpo votaram sim.

Contudo, apesar de terem permitido a aprovação da resolução, os EUA começaram imediatamente a trabalhar para minar a eficácia da medida e deixaram claro que nunca permitiriam que ela fosse aplicada, mesmo quando o Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu continua a guerra genocida de Israel contra o povo palestiniano.

Na tarde de segunda-feira, a Embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, fez um duplo discurso diplomático. Ela disse que Washington apoiava totalmente “alguns dos objectivos críticos” da resolução de cessar-fogo, mas declarou que era “não vinculativo”, o que significa que Israel não tem realmente de cumprir. O porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, reforçou a mensagem, dizendo à imprensa: “É uma resolução não vinculativa”.

Se uma resolução do CSNU não for seguida por um estado membro, o conselho tem o poder de realizar votações subsequentes que autorizam ações punitivas, incluindo sanções ou mesmo a criação de uma força armada internacional. Ao considerar a resolução não vinculativa, a administração Biden usou uma linguagem diplomática para declarar que não tem intenção de obrigar Israel a realmente seguir as ordens do Conselho de Segurança da ONU.

O Embaixador Palestino na ONU, Riyad Mansour, classificou a resolução como uma “votação tardia para que a humanidade prevaleça”. | Craig Ruttle/AP

A China, a Rússia e outros países foram rápidos a criticar Thomas-Greenfield e Miller, alegando que a decisão não era vinculativa. Nos termos do Artigo 25 da Carta das Nações Unidas, salientaram, as resoluções do CSNU têm força de direito internacional e são juridicamente vinculativas para Israel.

Pedro Comissário, embaixador de Moçambique, que apresentou a resolução, disse directamente aos EUA: “Todas as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas são vinculativas e obrigatórias”. Israel, no entanto, tem um historial de desrespeito às resoluções do Conselho de Segurança da ONU, incluindo uma votação de Dezembro de 2016 que ordenou a suspensão dos colonatos ilegais na Cisjordânia.

Ainda uma vitória para o movimento global de cessar-fogo

A resolução de cessar-fogo de segunda-feira exige “um cessar-fogo imediato para o mês do Ramadão, conduzindo a um cessar-fogo duradouro e sustentável”. Exige também a libertação de reféns pelo Hamas. A votação de 14 a 0 quebra um impasse de cinco meses que viu os EUA torpedearem os esforços anteriores para um cessar-fogo significativo.

Riyad Mansour, embaixador da Palestina na ONU, disse que a passagem foi um “voto tardio para a humanidade prevalecer”. Ele lembrou ao mundo que mais de 32 mil palestinos, a maioria mulheres e crianças, já foram mortos por Israel e quase 75 mil ficaram feridos.

“Este deve ser um ponto de viragem. Isto deve levar ao salvamento de vidas no terreno”, disse Mansour ao Conselho. “Desculpas àqueles a quem o mundo falhou, àqueles que poderiam ter sido salvos, mas não foram.”

O embaixador da China na ONU, Zhang Jun, disse: “Para as vidas que já morreram, a resolução do Conselho chega hoje demasiado tarde”, mas para aqueles que ainda estão vivos e lutam para sobreviver em Gaza, a resolução representa “uma esperança há muito esperada”.

O Hamas, cujo ataque de 7 de Outubro a Israel e a tomada de reféns precipitou esta última ronda mortal da longa guerra de Israel contra a Palestina, emitiu um comunicado dizendo que acolheu favoravelmente a resolução e estava preparado para uma troca imediata de prisioneiros com Israel.

A aprovação da resolução ocorreu apenas dois dias depois de uma suposta resolução anterior de “cessar-fogo” ter sido introduzida no CSNU pelos EUA e derrubada pela China, Rússia e Argélia, o único país árabe no Conselho.

A proposta apresentada pelos EUA na sexta-feira teria dito que o Conselho de Segurança “determinava o imperativo de um cessar-fogo imediato e sustentado”.

Os críticos globais disseram que a medida dos EUA carecia de substância e apenas afirmaram o facto óbvio de que um cessar-fogo seria uma coisa boa. Na verdade, porém, não apelou a um cessar-fogo e deixou mesmo a porta aberta para Israel continuar com a destruição de Gaza.

Zhang, o embaixador chinês, disse que o projecto dos EUA “evitou a questão mais central, a de um cessar-fogo”, através do uso de uma linguagem “ambígua”. “Nem sequer fornece uma resposta à questão de concretizar um cessar-fogo no curto prazo.”

O embaixador russo, Vasily Nebenzia, foi ainda mais desdenhoso, chamando a proposta dos EUA de “espetáculo hipócrita”. Ele disse que “depois de Gaza ter sido virtualmente varrida da face da Terra”, a liderança dos EUA estava sobretudo interessada em apaziguar o seu público interno.

Nebenzia disse que o projecto pretendia “brincar com os eleitores e atirar-lhes um osso na forma de algum tipo de menção a um cessar-fogo em Gaza”, ao mesmo tempo que assegurava “a impunidade de Israel, cujos crimes nem sequer são avaliados”.

Tanto a China como a Rússia optaram por vetar a proposta dos EUA porque sabiam que a resolução mais forte e substantiva de Moçambique seria votada na segunda-feira.

Alavancagem do movimento de cessar-fogo

Embora os EUA tenham afirmado que irão bloquear a aplicação desta última medida, o facto de a Casa Branca ter permitido que ela fosse aprovada é um sinal da pressão política que Biden está a sentir-se em casa e do crescente isolamento dos EUA na cena mundial.

A combinação de um movimento de protesto surpreendentemente influente e “descomprometido” nas primárias democratas e a diminuição do apoio público dos EUA a Israel estão entre os factores que fazem o presidente tomar conhecimento da ameaça à sua campanha de reeleição, especialmente em estados decisivos como o Michigan.

Quanto a Netanyahu, ele ainda viu a abstenção dos EUA na segunda-feira como uma traição, apesar de Washington continuar a canalizar armas para ele. Ele disse que os EUA “abandonaram a sua política na ONU” e deram esperança ao Hamas. Ele cancelou a visita planeada de dois ministros israelitas a Washington para discutir o ataque iminente a Rafah.

Um trecho do relatório divulgado pelo Relator Especial da ONU para os Direitos Humanos na Palestina na terça-feira. | através da ONU

Netanyahu também afirmou que ainda não tem escolha senão enviar os seus bombardeiros e tanques para a cidade no sul de Gaza, onde mais de um milhão de palestinos procuraram refúgio. “Espero que façamos isso com o apoio dos EUA, mas, se necessário, faremos isso sozinhos.”

No entanto, o ministro da Defesa de Netanyahu, Yoav Gallant, está a prosseguir uma viagem aos EUA, sugerindo que o fosso entre os aliados não é tão grande como o primeiro-ministro israelita retrata. O porta-voz de segurança nacional de Biden, John Kirby, disse na segunda-feira que os líderes israelenses estavam “optando por criar uma percepção de luz do dia aqui, quando não precisam fazer isso”.

Não é segredo que Biden preferiria que alguém que não fosse Netanyahu estivesse no comando de Tel Aviv e quer evitar o desastre humanitário de um ataque a Rafah. A aliança EUA-Israel, no entanto, continua a ser um pilar da política imperialista dos EUA no Médio Oriente, e a administração continua a pressionar o Congresso para aprovar o seu pedido suplementar de armas Ucrânia-Israel no valor de 95 mil milhões de dólares.

Mas há medidas em curso na ONU para combater o fluxo de armas dos EUA. Na terça-feira, Francesca Albanese, observadora oficial da ONU para a situação dos direitos humanos na Palestina, publicou um relatório declarando que Israel estava a cometer genocídio e apelou a um embargo internacional imediato de armas ao país.

O seu relatório concluiu que Israel está “infligindo deliberadamente condições de vida calculadas para provocar a destruição física” da população palestina. Ela disse que a guerra atual é “uma etapa crescente de um processo de apagamento colonial de longa data” que remonta a sete décadas.

O relatório de Albanese tornar-se-á agora uma prova nas mãos do movimento de cessar-fogo nos EUA, à medida que este continua a sua campanha para pressionar a administração Biden a mudar de rumo.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das Pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das Pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

CJ Atkins


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta