À medida que a China cresce e prospera, muitos nos EUA querem que acreditemos que a China seguirá o mesmo caminho que os próprios EUA seguiram – a agressão militar global, a derrubada de numerosos governos em todo o mundo e a perseguição de minorias a nível interno. (Uma republicação de fevereiro de 2023.)

Mas os registos até agora sugerem que a China é diferente.

Como afirmou o ex-diplomata sênior dos EUA, Chas Freeman, na Brown Political Review de 14 de março de 2022, a China não tem uma Doutrina Monroe como os EUA e não pensa e se comporta como os EUA.

Não há muitas evidências de que a China queira nos substituir. Eles estão nos substituindo em algumas esferas porque são grandes, estão crescendo e têm sucesso. Eles querem assumir o nosso papel de domínio e hegemonia global? Não, mas afirmamos que sim. Afirmamos que a China pensa e se comporta como nós: “Tínhamos o Destino Manifesto e ele nos levou através do Pacífico até as Filipinas. Portanto, a China deve ter em mente uma Doutrina Monroe e um Destino Manifesto.” Isto está errado. As coisas não funcionam assim. Portanto, eu diria que inalámos a nossa própria propaganda e estamos a viver no estado apropriadamente apedrejado que isso produz. Se tivermos políticas sólidas, poderemos competir com qualquer um. Mas não estamos a olhar para políticas sólidas; estamos tentando derrubar nosso concorrente.

Leia a entrevista completa de Freeman: O Serviço Exterior, a Diplomacia e a Luta EUA-China pela Primazia: Uma Entrevista com Chas Freeman

O histórico de agressão dos EUA

“O nosso perigoso aliado” tem sido viciado na guerra e na violência no país e no estrangeiro há séculos. Vê a guerra como um meio de manter e, se possível, aumentar o seu poder e autoridade. A guerra e a ameaça de guerra têm sido características constantes da política dos EUA.

Exceptuando breves períodos isolacionistas, os EUA estiveram quase sempre em guerra.

Durante mais de dois séculos, os EUA subverteram e derrubaram numerosos governos. Tem um complexo militar e empresarial – um estado dentro de um estado – que depende da guerra para obter influência e enriquecimento. Muitos dos seus generais estão fora de controle com a sua disseminação do medo.

Michael Pascoe: Por que o medo de uma guerra China-EUA é exagerado

Os EUA assumem uma superioridade moral que negam aos outros. Está cego pela sua própria justiça própria. Acredita no seu “excepcionalismo” – o “povo eleito” com um “destino manifesto”.

Muitas vezes a liderança dos EUA parece bastante perturbada. Culpou mesmo os russos pela explosão do seu próprio gasoduto Nord Stream para a Europa.

Seymour Hersh salienta que “a América tirou o oleoduto Nord Stream” Na altura, a Casa Branca disse que culpar a América “é falso e uma ficção completa”. A CIA disse que “esta afirmação (de culpar a América) é completa e totalmente falsa”. Este padrão de negação é comum, com a maioria dos meios de comunicação ocidentais a aceitarem a visão de Washington como escritura sagrada. O NYT classificou a destruição do Oleoduto como um “mistério”. E, como sempre, a mídia australiana seguiu humildemente… nada para ver aqui!

Chamei repetidamente a atenção para os riscos que corremos ao estarmos “unidos pela cintura” a um país que está quase sempre em guerra. Os fatos são claros. Os EUA nunca tiveram uma década sem guerra. Desde a sua fundação em 1776, os EUA estiveram em guerra 93% do tempo. Estas guerras estenderam-se do seu próprio hemisfério ao Pacífico, à Europa e, mais recentemente, ao Médio Oriente. Os EUA lançaram 201 dos 248 conflitos armados desde o final da Segunda Guerra Mundial. Nas últimas décadas, a maioria destas guerras não teve sucesso. Os EUA mantêm 800 bases ou locais militares em todo o mundo, inclusive na Austrália. Os EUA têm na nossa região um destacamento massivo de equipamento e tropas no Japão, na República da Coreia e em Guam.

Os EUA tentaram mudar os governos de outros países 72 vezes durante a Guerra Fria. Muitos líderes estrangeiros foram assassinados. No artigo reproduzido neste blog A despesa fatal do imperialismo dos EUA, o professor Jeffrey Sachs disse:

A escala das operações militares dos EUA é notável… Os EUA têm uma longa história de utilização de meios secretos e abertos para derrubar governos considerados hostis aos EUA… O historiador John Coatsworth conta 41 casos de mudança de regime bem sucedida liderada pelos EUA para uma média de um derrubada do governo pelos EUA a cada 28 meses durante séculos.

A derrubada ou interferência em governos estrangeiros é diversa, incluindo Honduras, Guatemala, Irão, Haiti, Congo, Indonésia, Japão, Vietname, Chile, Iraque, Afeganistão e, mais recentemente, Síria.

E esta interferência continuou com o enfraquecimento do governo pró-Rússia na Ucrânia pelo golpe de Maidan apoiado pelos EUA em 2014. Gorbachev e Reagan concordaram que, ao permitir a reunificação da Alemanha, a NATO não se estenderia para leste. Mas, com o incentivo dos EUA, a OTAN estendeu-se agora provocativamente até às fronteiras da Rússia. Não é de surpreender que a Rússia esteja resistindo.

Os EUA encorajaram a recente insurreição “democrática” em Hong Kong. Quase conseguiu. Hostilidade dos EUA em relação a Hong Kong exposta à vista de todos.

Veja comentários meus anteriores sobre “Nosso perigoso aliado pode nos arrastar para uma guerra com a China”.

O histórico da China é diferente

A China não se envolve em atividades militares fora das suas fronteiras há 40 anos. Não projecta poder militar em todo o mundo como os EUA. A China não tem uma Doutrina Monroe e não demonstra interesse por ela.

A China não tem a intenção nem a capacidade de atacar a Austrália ou os EUA. Não tem um historial de agressão militar para além da defesa das suas próprias fronteiras. Possui apenas uma base estrangeira no Djibuti, principalmente para fins antipirataria.

Não é de surpreender que a China esteja determinada a ter capacidade militar para defender a sua pátria contra os EUA e os seus aliados.

Os EUA ficariam histéricos se navios chineses patrulhassem a costa da Califórnia e Florida Keys. Ou se a China tivesse aeronaves do tipo B-52 baseadas no México!

Os EUA foram responsáveis ​​pela morte e deslocação de dezenas de milhões de pessoas no Médio Oriente. Mas os nossos meios de comunicação do Homem Branco desviam o olhar da agressão e da violência dos EUA, mas incessantemente criticam a China de todas as formas possíveis. O racismo anti-China é profundo.

A China tem uma população grande e diversificada em áreas como Xinjiang, Tibete, Hong Kong e Taiwan. Tem fronteiras terrestres com outros quatorze países. Não é de surpreender que a China se concentre nas questões internas e na protecção das suas fronteiras.

Se a China fosse uma potência imperial, já teria engolido a indefesa Mongólia há muito tempo, um Estado democrático e rico em minerais na sua fronteira, que tem mais do dobro do tamanho da Ucrânia.

Veja aqui os comentários dos principais escritores sobre as intenções militares da China. A China não tem a intenção nem a capacidade de nos atacar.

Os EUA acreditam que a China agirá agressivamente em todo o mundo, tal como tem feito ao longo dos séculos.

Papagaia sobre uma Ordem Internacional Baseada em Regras, mas quebra ou ignora as regras quando lhe convém, como a Lei do Mar, a invasão do Iraque e a ocupação de Diego Garcia.

Para evitar enfrentar a falência da sua sociedade e economia, os EUA querem atacar e paralisar o seu concorrente, incitando a China a uma guerra por causa de Taiwan, uma província da China.

Na Primeira Guerra Mundial, no Vietname, no Iraque e no Afeganistão, fomos considerados colonos leais. Foi quase sem risco. Não havia nenhuma ameaça real à nossa pátria.

Isso mudou agora à medida que cedemos progressivamente a nossa soberania aos EUA. Começou seriamente com Julia Gillard concordando com os fuzileiros navais em Darwin. Isso foi seguido pelo Acordo de Postura de Força da Abbott em 2014 e, mais recentemente, pelos B 52 em Tindal, a fusão de nossa RAN com os EUA em AUKUS para atacar a China, para não falar da ‘interoperabilidade e intercambialidade’ de grande parte das forças de defesa australianas com os EUA

Actuar como representante e porta-lança dos EUA contra a China torna-nos num alvo de ataque pela primeira vez na nossa história.

O Ministro da Defesa, Marles, está fora de si ao falar sobre a salvaguarda da nossa soberania. Ele não tem nenhum senso de curiosidade. Ele está no feed de Washington há muito tempo.

Ele diz que o AUKUS “impulsionaria a soberania da Austrália”. Ele está falando sério?

Tanto Albanese quanto Marles estão seguindo os passos de Morrison e Dutton com tudo coreografado por Washington.

O Gabinete ou o Caucus se preocupam com o que estão fazendo?

João Menadue é o fundador e editor-chefe da Pearls and Irritations. Ele foi anteriormente secretário do Departamento do Primeiro Ministro e Gabinete de Gough Whitlam e Malcolm Fraser, Embaixador no Japão, Secretário do Departamento de Imigração e CEO da Qantas.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que acreditamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta