Israelenses agitam bandeiras durante um protesto contra os planos do novo governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu de reformar o sistema judicial, do lado de fora do Knesset em Jerusalém, 13 de fevereiro de 2023. | Ohad Zwigenberg / AP

Israel foi abalado nas últimas semanas por protestos maciços contra o novo governo de coalizão do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e seus aliados de direita. Centenas de milhares de manifestantes, carregando bandeiras israelenses, bloquearam estradas e causaram estragos em muitas cidades israelenses, incluindo Tel Aviv e Jerusalém. Eles até convocaram uma greve geral para paralisar todo o país, alertando para um deslize para a ditadura. Eles estão tentando “salvar a democracia” e voltar aos valores que definem Israel como “judeu e democrático”.

Enquanto ouço os comentários e debates ininterruptos na televisão e no rádio israelenses, em hebraico, sinto a necessidade de interpretar esses eventos para nosso eleitorado nos Estados Unidos, que pode não estar totalmente ciente de todos os detalhes da cena israelense.

O sistema israelense pretende ser uma democracia parlamentar em que o governo é composto pela maioria parlamentar, essencialmente uma consolidação dos poderes executivo e legislativo. Isso é diferente dos Estados Unidos, onde os três ramos do governo (legislativo, executivo e judiciário) são claramente separados e formam um sistema de freios e contrapesos, destinado a impedir que qualquer um dos três ramos do governo tirânico.

Além disso, o grande número de partidos em Israel exige que o governo seja composto de coalizões, um processo que permite que até pequenos partidos, como partidos religiosos e de direita, consolidem ainda mais seu poder sobre o poder executivo e controlem essencialmente as ações do poder governo.

Além disso, na ausência de uma constituição escrita, o papel do judiciário é reforçado, pois se torna o único freio ou controle do poder total do governo. A crise atual é agravada pelo fato de que pelo menos dois dos principais líderes da coalizão violaram a lei e estão em processo de serem condenados, enviados para a prisão ou privados do direito de ocupar cargos públicos. Como tal, eles estão pessoalmente investidos na necessidade de controlar o judiciário, reduzir seu poder de anular as decisões do governo e aumentar o poder do Knesset para nomear juízes que decidiriam a seu favor em seus próprios casos específicos.

Durante as recentes eleições, partidos religiosos radicalmente fascistas e extremistas ganharam um grande número de assentos, tornando-se parceiros essenciais para Netanyahu formar seu governo (com uma coalizão de 64 membros no Knesset de 120 membros). Em um comentário recente, argumentei que esse deslize para o extremismo era “previsível, inevitável e irreversível”.

A inclusão de elementos abertamente racistas, fascistas e homofóbicos no governo talvez fosse inevitável. O choque para os “esquerdistas” no establishment israelense resultou de um ataque aberto do novo governo contra o judiciário e sua demanda por “reformas” que reduziriam efetivamente o poder do judiciário para atuar como o único freio ou equilíbrio realista dentro do sistema israelense.

O que deu força a esse medo da “reforma judicial” é que um dos líderes da nova coalizão, Itamar Ben Gvir, foi condenado por incitação e terrorismo e é visto como uma presença perigosa e incendiária pela polícia. Agora, ele foi nomeado Ministro da Polícia e está encarregado de lidar com os palestinos, a quem recentemente ameaçou abertamente com “uma segunda Nakba”. Ele levantou mais temores quando exigiu que os bairros árabes de Jerusalém fossem colocados sob toque de recolher e seus habitantes perseguidos como parte de uma operação de “Segunda Linha de Proteção”.

Alguém pode perguntar com razão: o que essa onda de protestos faz para promover as perspectivas de paz entre israelenses e palestinos?

Infelizmente, a maioria dos manifestantes recusou-se a abordar esta questão. Eles não convidaram nem deram as boas-vindas aos cidadãos palestinos de Israel para participar dos protestos. Eles desencorajaram o hasteamento de qualquer bandeira palestina e se recusaram a fazer da ocupação um problema em seu protesto contra as políticas do governo.

Em outras palavras, eles projetaram uma mensagem de que esta luta é sobre a natureza do judaísmo do Estado de Israel. Eles estão mais interessados ​​em manter o tipo de status quo violento que vimos até agora, em vez de reconhecer que as mesmas forças que levaram ao fascismo e ao extremismo contra os palestinos agora também se voltaram contra eles.

Para lutar pela democracia, eles devem perceber que os palestinos não experimentaram a democracia em Israel e que o Supremo Tribunal, que eles esperam preservar seus direitos contra extremistas religiosos, fanáticos e homofóbicos, nunca foi um defensor da liberdade árabe.

Apesar disso, eu pessoalmente sinto que a atual onda de inquietação oferece uma oportunidade genuína para desafiar os israelenses e seus apoiadores a buscar igualdade e justiça autênticas para os palestinos e perceber que nenhum de nós pode ser livre até que todos nós sejamos livres.

Como acontece com todos os artigos de opinião publicados pelo People’s World, este artigo reflete as opiniões de seu autor.


CONTRIBUINTE

Jonathan Kuttab


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta