Um dia antes do início de uma greve nacional em toda a França, a mídia noticiou que caminhoneiros franceses estavam obstruindo as principais rodovias em protesto contra a extremamente impopular reforma previdenciária.

Os caminhões seriam implantados ao longo da logística principal e nas principais cidades, de acordo com Jose Zydower, chefe de transporte e logística do sindicato Force Ouvriere-UNCP.

A greve de 7 de março, de acordo com a operadora ferroviária estatal SNCF, afetará o serviço ferroviário nacionalmente até quarta-feira. Os serviços de trem serão cortados em várias rotas.

Em oposição à proposta do presidente Emmanuel Macron de aumentar a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos e exigir que os cidadãos franceses trabalhem mais para se qualificar para uma pensão completa, sindicatos que representam os interesses de funcionários de vários setores públicos convocaram paralisações na terça-feira.

Apesar dos sindicatos ameaçarem paralisar o país, um Grande Uma pesquisa da BFMTV informou na segunda-feira que cerca de 60% dos franceses apóiam a ação coletiva contra a lei, que atualmente está sendo debatida na câmara alta do parlamento.

2,5 milhões protestam contra plano de reforma previdenciária de Macron, ‘paralisação’ iminente

Centenas de milhares de pessoas foram às ruas na França semanas atrás em um quarto dia de ação contra a reforma previdenciária do presidente francês Emmanuel Macron, com os sindicatos alertando que aumentariam as greves se o plano não fosse abandonado.

Macron e seu governo enfrentam uma batalha dupla para aumentar a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos, superando a resistência nas ruas e pressionando a legislação no parlamento.

O sindicato CGT disse que 500.000 pessoas protestaram apenas em Paris e mais de 2,5 milhões em todo o país.

O Ministério do Interior francês, que geralmente dá números muito mais baixos, afirmou que havia 963.000 manifestantes em todo o país e 93.000 em Paris.

Outras cidades francesas também testemunharam protestos, com imagens na televisão mostrando a polícia usando canhões de água na cidade ocidental de Rennes.

Greve nacional que “paralisaria a França”

A marcha foi liderada pelos líderes dos oito principais sindicatos da França. Os sindicatos alertaram em um comunicado conjunto que convocariam uma greve nacional que “paralisaria a França” em 7 de março – quando o texto do projeto de lei deve ser votado na câmara alta da França – se o governo “permanecesse surdo aos interesses populares”. mobilização.”

O líder da linha dura CGT, Philippe Martinez, destacou que “a bola está com o presidente e o governo para determinar se o movimento se intensifica e endurece ou se eles levam em conta a mobilização atual”.

Laurent Berger, chefe do sindicato CFDT, um grupo mais moderado que o governo esperava que adotasse uma linha diferente, considerou que o cronograma daria tempo ao governo se ele quisesse reagir.

No mesmo contexto, os sindicatos que representam os trabalhadores do sistema de transporte público Paris RATP convocaram uma greve contínua a partir de 7 de março.


Revisão Mensal não adere necessariamente a todas as opiniões transmitidas em artigos republicados no MR Online. Nosso objetivo é compartilhar uma variedade de perspectivas de esquerda que achamos que nossos leitores acharão interessantes ou úteis. —Eds.

Fonte: mronline.org

Deixe uma resposta