Um fuzileiro naval dos EUA dispara uma arma de assalto multiuso lançada do ombro durante uma demonstração de fogo real em Setermoen, na Noruega. | PA

A participação dos EUA nas exportações globais de armas aumentou para 40%, de acordo com um relatório publicado na segunda-feira. Os EUA são há muito tempo o principal exportador mundial de equipamentos militares, mas sua participação no comércio mortal cresceu 14% entre 2013–17 e 2018–22, diz o relatório do Stockholm International Peace Research Institute.

O relatório, intitulado “Tendências nas transferências internacionais de armas”, revelou que os EUA venderam armas para 103 estados nos últimos cinco anos, quase tanto quanto os dois maiores exportadores seguintes juntos.

Os cinco maiores exportadores de equipamentos militares são Estados Unidos, Rússia, França, China e Alemanha, que juntos respondem por mais de três quartos (76%) de todas as exportações de armas.

Enquanto grande parte do mundo parece estar se desarmando, a Europa está fazendo o oposto, com as compras dos EUA aumentando 47%, disse o instituto.

Os EUA, a França e a Coreia do Sul foram responsáveis ​​pela maior parte das vendas de armas aos países da OTAN na Europa durante o período coberto pelo relatório.

Os EUA, Alemanha, Polônia e Grã-Bretanha venderam principalmente armas de segunda mão para a Ucrânia no ano passado, diz o relatório, e a guerra na Ucrânia teve um impacto limitado no volume total de armas vendidas.

Segundo o instituto, os Estados Unidos venderam equipamentos militares de maior valor para Japão, Kuwait, Catar e Arábia Saudita. Enquanto isso, as vendas de armas dos países europeus da OTAN cresceram 65%.

A França registrou um aumento maciço de 44%, elevando sua participação no total mundial de 7,1% para 11%, principalmente devido às exportações para o Oriente Médio e a região da Ásia-Pacífico.

Enquanto as vendas de armas na Europa estão disparando, os níveis globais globais diminuíram 5,1%, incluindo uma redução nas vendas chinesas de 23%.

Pieter Wezeman, pesquisador sênior do Programa de Transferência de Armas do instituto e um dos autores do relatório, disse: “Mesmo que as transferências de armas tenham diminuído globalmente, as para a Europa aumentaram acentuadamente devido às tensões entre a Rússia e a maioria dos outros países europeus”.

Não incluído nos números foi o anúncio no início deste mês de que os EUA aprovaram uma venda massiva de armas para a ilha separatista chinesa de Taiwan no valor de $ 619 milhões de dólares. Os EUA são o principal fornecedor de armamento de Taiwan.

Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores da China disse que o nível de vendas de armas do país para a Rússia seria o mesmo das vendas dos EUA para Taiwan.

Estrela da Manhã


CONTRIBUINTE

Roger McKenzie


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta